A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BNCC: ENSINO FUNDAMENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BNCC: ENSINO FUNDAMENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BNCC: ENSINO FUNDAMENTAL

2 ENSINO FUNDAMENTAL Competências gerais Áreas de conhecimento
Competências específicas de área Componentes curriculares Competências específicas de componente Anos iniciais Anos finais Unidades temáticas Objetos de conhecimento Habilidades Práticas de Linguagem

3 ÁREAS DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E COMPONENTES CURRICULARES
Linguagens Ciências Humanas Ciências da Natureza Matemática Ensino Religioso Língua Portuguesa Educação Física Arte Língua Inglesa História Geografia Estudos Amazônicos Ciências

4 Componente Curricular
EF AR 01 Etapa Ensino Fundamental Habilidade Numeração sequencial Componente Curricular Ano Bloco de anos AR Artes CI Ciências EF Educação Física ER Ensino Religioso GE Geografia HI História LI Língua Inglesa LP Língua Portuguesa MA Matemática 07...

5 Recuperar as ideias principais
em situações formais de escuta, de exposições e palestras as ideias principais Complemento Objetos do Conhecimento EF35LP19 VERBO Processo Cognitivo Modificadores Contexto e/ou Especificação

6 ângulos retos e não retos
em figuras poligonais com uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria Reconhecer ângulos retos e não retos EF04LP34 Complemento Objetos do Conhecimento VERBO Processo Cognitivo Modificadores Contexto e/ou Especificação

7 Habilidades em Blocos EF15AR26 Unidades Temáticas Artes visuais Dança Música Teatro Artes integradas

8 Habilidades em Blocos EF35EF15 Unidades Temáticas Brincadeiras e jogos Esportes Ginásticas Danças Lutas Práticas corporais de aventura

9 Língua Inglesa Habilidades Específicas EF06LI26 Unidades Temáticas
Eixos: Oralidade Leitura Escrita Conhecimentos linguísticos Dimensão intercultural Hello! Língua Inglesa

10 Habilidades Específicas
EF01MA23 Unidades Temáticas Números Álgebra Geometria Grandezas e medidas Probabilidade e estatística

11 Habilidades Específicas
EF03CI11 Unidades Temáticas Matéria e energia Vida e evolução Terra e universo

12 Habilidades Específicas
EF07GE12 Unidades Temáticas O Sujeito e seu lugar no mundo Conexões e escalas Mundo do trabalho Formas de representação e mundo espacial Natureza, ambientes e qualidade de vida

13 Habilidades Específicas
EF08HI27 Unidades Temáticas Mundo pessoal: meu lugar no mundo A comunidade e seus registros A noção de espaço público e privado História: tempo, espaços e formas de registos Lógica de organização política O Brasil nos século XIX...

14 Ensino Religioso Habilidades Específicas EF09ER08 Unidades Temáticas
Identidades e alteridades Manifestações religiosas Crenças religiosas e filosofias de vida Ensino Religioso

15 Habilidades Específicas EF12LP19
Habilidade em Blocos EF05LP29 Campos de Atuação Práticas de Linguagem Oralidade Leitura/escuta Escrita Análise linguística/semiótica

16 Língua Portuguesa – Anos Iniciais
1º ao 5º ano e mais Ortografização 1º ao 3º ano Fluência de leitura 1º e 2º ano Alfabetização

17 Língua Portuguesa – Anos Finais
6º ao 9º ano e mais Ortografização 8º ao 9º ano Gramaticalização 6º e 7º ano Análise linguística

18 OBJETOS DE CONHECIMENTO
PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES 6° ao 9° ano Campos de atuação: Jornalístico-midiático, Vida Pública, Práticas de Estudo e Pesquisa e Artístico-literário Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) Apreciação e réplica Efeitos de sentido Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção Relação entre gêneros e mídias, etc. EF69LP01 a EF09LP12 Escrita Estratégias de produção Textualização, revisão e edição Construção de textualidade Textualização de textos argumentativos e apreciativos, etc. Oralidade Conversação espontânea Estratégias de produção: planejamento e produção de textos orais Oralização, etc. Análise linguística/semiótica Variação linguística Coesão Morfossintaxe Progressão temática Elementos paralinguísticos e cinésicos, etc.

19 Objetivos de aprendizagem
EIXOS ESTRUTURANTES Eixos estruturantes Subeixos Objetivos de aprendizagem Habilidades Áreas de conhecimento Os eixos estruturantes se desdobram em subeixos e em objetivos de aprendizagem, que mantém estreito diálogo com as áreas de conhecimento e que deverão ser alcançados ao longo do tempo dos Ciclos e anos do Ensino Fundamental

20 O ESPAÇO/TEMPO E SUAS TRANSFORMAÇÕES Objetivos de aprendizagem
EIXO 1: O ESPAÇO/TEMPO E SUAS TRANSFORMAÇÕES Subeixo Interação e reconhecimento de elementos contidos no ambiente a partir de vivências, linguagens e expressões artísticas Objetivos de aprendizagem BNCC – HABILIDADES 1.1 Usar a linguagem oral e a escrita nos diferentes gêneros textuais nas diversas situações de Comunicação (EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes, lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto (EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanha de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto (EF15LP09) Expressar-se, em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado

21 LINGUAGENS E SUAS FORMAS COMUNICATIVAS Objetivos de aprendizagem
EIXO 2: LINGUAGENS E SUAS FORMAS COMUNICATIVAS Subeixo 1. Signos, símbolos e códigos como representações de formas comunicativas Objetivos de aprendizagem BNCC – HABILIDADES 1.1. Perceber os diversos gêneros textuais como instrumentos de representação do código falado e escrito que propiciam a comunicação (EF03LP19) Identificar e discutir o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letra) em textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários, etc.) (EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre o que é mais confiável e por quê

22 Objetivos de aprendizagem
EIXO 3: VALORES À VIDA SOCIAL Subeixo O reconhecimento das diferenças e a superação de preconceitos Objetivos de aprendizagem BNCC – HABILIDADES 2.3 Conhecer as variantes linguísticas como formas comunicativas, sem que haja preconceito regional, histórico e social cooperando com o grupo enquanto sujeito atuante na constituição da Escola e na comunidade como espaço social (EF67LP23) Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc. (EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada

23 Objetivos de aprendizagem
EIXO 4: CULTURA E IDENTIDADE Subeixo 1 Linguagem e diversidade linguística como formadores socioculturais e identitárias Objetivos de aprendizagem BNCC – HABILIDADES 1.3 Demonstrar, pelas práticas sociais, as transformações/mudanças ocorridas na evolução da linguagem no tempo e no espaço (EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes (EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos

24 Professora Me. Esther Braga
Comissão ProBNCC Pará (MEC)


Carregar ppt "A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BNCC: ENSINO FUNDAMENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google