A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Basicamente podemos classificar as reações químicas em:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Basicamente podemos classificar as reações químicas em:"— Transcrição da apresentação:

1 Basicamente podemos classificar as reações químicas em:
Classificação das Reações Basicamente podemos classificar as reações químicas em: SÍNTESE OU ADIÇÃO ANÁLISE OU DECOMPOSIÇÃO REAÇÕES DE DESLOCAMENT0 ou SIMPLES TROCA REAÇÕES DE DUPLA TROCA

2 CaO + H2O Ca(OH)2 N2 + 3 H2 2 NH3 SÍNTESE OU ADIÇÃO
É quando duas ou mais substâncias reagentes produzem apenas uma única substância CaO + H2O Ca(OH)2 N2 + 3 H2 2 NH3

3 2 H2O 2 H2 + O2 CaCO3 CaO + CO2 ANÁLISE OU DECOMPOSIÇÃO
É quando uma única substância reagente produz duas ou mais substâncias 2 H2O 2 H2 + O2 CaCO3 CaO + CO2

4 Em função do agente que provoca a decomposição
as reações são classificadas em : ELETRÓLISE Decomposição provocada pela corrente elétrica PIRÓLISE Decomposição provocada pelo calor HIDRÓLISE Decomposição provocada pela água FOTÓLISE Decomposição provocada pela luz

5 Zn + 2 HCl H2 + Zn Cl2 Cl2 + 2 NaBr Br2 + 2 NaCl
REAÇÕES DE DESLOCAMENT0 (SUBSTITUIÇÃO ou SIMPLES TROCA) São reações em que um elemento químico de uma substância simples substitui outro elemento de um composto, libertando-o, como substância simples Zn + 2 HCl H2 + Zn Cl2 Cl2 + 2 NaBr Br2 + 2 NaCl

6 2 KI + Pb(NO3)2 2 KNO3 + PbI2 É quando duas substâncias compostas
REAÇÕES DE DUPLA TROCA (DUPLA SUBSTITUIÇÃO ou DUPLO DESLOCAMENTO) É quando duas substâncias compostas trocam entre si partes de suas estruturas, formando duas novas substâncias compostas 2 KI + Pb(NO3)2 2 KNO3 + PbI2

7 N2 + 3 H2 2 NH3 CaCO3 CaO + CO2 P2O5 + 3 H2O 2 H3PO4
01) Observando as três reações químicas abaixo podemos classificá-las, respectivamente, como: N H NH3 SÍNTESE CaCO CaO + CO2 P2O H2O H3PO4 ANÁLISE SÍNTESE a) síntese, análise e hidrólise. b) síntese, análise e síntese. c) análise, pirólise e fotólise. d) fotólise, análise e hidratação. e) análise, pirólise e hidrólise.

8 02) A reação química: Cu(OH)2 CuO + H2O é: a) síntese total.
b) deslocamento. c) dupla troca. d) análise total. e) análise parcial. ANÁLISE PARCIAL

9 03) A decomposição de uma substância provocada pela eletricidade
recebe o nome especial de: a) pirólise. b) hidrólise. c) eletrólise. d) fotólise. e) deslocamento.

10 04) No filme fotográfico, quando exposto à luz, ocorre à
reação: 2 AgBr  2 Ag + Br2 Essa reação pode ser classificada como: a) pirólise. b) eletrólise. c) fotólise. d) síntese. e) simples troca.

11 Pb(CH3COO)2 + Na2CrO4  PbCrO4 + 2 NaCH3COO
05) (UFRJ) A reação que representa a formação do cromato de chumbo II, que é um pigmento amarelo usado em tintas, é representada pela equação... Pb(CH3COO)2 + Na2CrO4  PbCrO4 + 2 NaCH3COO Que é uma reação de: a) oxirredução. b) dupla troca. c) síntese. d) deslocamento. e) decomposição.

12 06) Colocando-se um pedaço de zinco numa solução
aquosa de sulfato de cobre II observa-se a ocorrência da reação abaixo: Zn + CuSO4  Cu + ZnSO4 Esta reação pode ser classificada como: a) reação de análise parcial. b) reação de síntese total. c) reação de dupla troca. d) reação de análise total e) reação de deslocamento.

13 Zn + 2 HCl H2 + Zn Cl2 CONDIÇÕES DE OCORRÊNCIA DE ALGUMAS REAÇÕES
REAÇÕES DE DESLOCAMENTO As reações de deslocamento ocorrem quando o elemento que substitui outro, da substância composta, é mais reativo Zn + 2 HCl H2 + Zn Cl2 O "Zn" é mais reativo que o "H"

14 REATIVIDADE DE ALGUNS METAIS
Cs > Rb > K > Na > Ba > Li > Sr > Ca > Mg > Al > Mn > Zn > Cr > Fe > Co > Ni > Sn > Pb > H Sb > Bi > Cu > Hg > Ag > Pd > Pt > Au

15 ? ? ? Zn + 2 HCl H2 + Zn Cl2 Cu + FeSO4 Mn + NiSO4 Ni + MnSO4
Cs > Rb > K Na > Ba > Li > Sr > Ca > Mg > Al > Mn > Zn > Cr > Fe > Co > Ni > Sn > Pb > H Sb > Bi > Cu > Hg > Ag > Pt > Au Zn + 2 HCl H2 ? + Zn Cl2 O zinco é mais reativo que o hidrogênio Cu + FeSO4 ? Reação não ocorre O “Zn” substitui o “H” Mn + NiSO4 ? Ni + MnSO4 O cobre é menos reativo que o ferro O manganês é mais reativo que o níquel O “Cu” não substitui o “Fe” O “Mn” substitui o “Ni”

16 REATIVIDADE DE ALGUNS AMETAIS
F > O > Cl > Br > I > S > N > P > C Cl2 + 2 NaBr Br2 ? + 2 NaCl O cloro é mais reativo que o bromo O “Cl” substitui o “Br”

17 EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO

18 (UFRJ) Reações de deslocamento ou simples troca são aquelas em que uma substância simples de um elemento mais reativo desloca outro de uma substância composta. Um exemplo de reação de deslocamento, em que o cálcio desloca o hidrogênio, é apresentado a seguir: Ca(s) + 2 HNO3(aq) Ca(NO3)2(aq) + H2(g) a) Qual o nome do sal formado nessa reação? b) Por analogia, apresente a equação da reação em que o alumínio desloca o hidrogênio do ácido clorídrico. c) Escreva essa equação na forma iônica.

19 1. (Unisa - Medicina 2017) Os metais alcalinos reagem violentamente com água por reações de deslocamento, produzindo um composto iônico e um gás combustível. A reatividade desses metais varia no grupo em função do número de camadas eletrônicas. a) Escreva a equação balanceada que representa a reação entre o metal alcalino localizado no terceiro período da classificação periódica e a água. Indique a função química a que pertence o composto iônico formado nessa reação. b) Compare as reatividades dos metais lítio e potássio. Justifique sua resposta com base no número de camadas eletrônicas.

20 2 KI + Pb(NO3)2 2 KNO3 + PbI2 H2SO4 + Na2SO4 Na2SO4 + H2O H2CO3 + CO2
REAÇÕES DE DUPLA TROCA Formação de um precipitado 2 KI + Pb(NO3)2 2 KNO3 + PbI2 Formação de uma substância volátil H2SO4 + Na2SO4 Na2SO4 + H2O H2CO3 + CO2 Formação de uma substância mais fraca ou pouco ionizável HClO4 + KCN HCN + KClO4 ácido mais fraco

21 Reações de dupla troca As reações de dupla-troca se caracterizam por haver, literalmente, trocas entre os elementos de cada molécula envolvida na reação. Ou seja, determinados átomos, íons ou radicais mudam de posição passando para a outra molécula substituindo o átomo, íon ou radical que estava naquela posição.

22 Reações de dupla troca Fórmula Geral AB + CD AC + BD
As reações de dupla-troca ocorrem somente em solução aquosa e os reagentes estão sempre dissociados ou ionizados. Uma característica das reações de dupla troca é que os reagentes geralmente não são óxidos, pois estes tendem a reagir em reações de síntese e não em dupla-troca. Logo, são reações de dupla-troca àquelas onde reagem: um ácido e uma base (neutralização), dois sais (com um insolúvel), um sal e um ácido (formando outro sal e outro ácido) ou um sal e uma base (formando outro sal e outra base).

23 Reações de dupla troca Dentre todos os indicadores de reação de dupla-troca, a formação do precipitado é o mais fácil de ser identificado. Uma vez que a detecção de produtos mais voláteis ou menos ionizáveis só é possível através de experimentos complementares.

24 Reações de dupla troca Reação entre ácido e base (reações de neutralização) Os produtos devem ser eletrólitos mais fracos que os reagentes. Isso significa que pelo menos um dos produtos da reação tem que ser menos ionizável, ou seja, ser um mau condutor de eletricidade em relação aos reagentes. Exemplo: HCl(aq) + NaOH(aq) NaCl(aq) + H2O(l) Devido à formação de água as reações de neutralização sempre ocorrem.

25 Reações de dupla troca Reação entre sais: A reação entre dois sais para acontecer precisa apresentar pelo menos um dos produtos formados um sal insolúvel. Para os sais o único critério a ser avaliado é a sua solubilidade em água. Exemplos: AgNO3(aq) + NaCl(aq) AgCl(s) + NaNO3 AgCl-cloreto de prata; insolúvel, a reação ocorre. NaNO3(aq) + KCl(aq) KNO3(aq) + NaCl(aq) Os dois sais formados (produtos) são solúveis; a reação não ocorre.

26 TABELA DE SOLUBILIDADE DE SAIS

27 Reações de dupla troca Reação entre um sal e uma base: A reação entre um sal e uma base para acontecer, os produtos precisam ter as seguintes características: ser pelo menos um sal insolúvel ou uma base fraca, insolúvel ou instável. Para os hidróxidos ou bases devemos conhecer a solubilidade e a força. Bases fortes são os hidróxidos iônicos solúveis em água: NaOH, KOH, Ca(OH)2 e Ba(OH)2. Bases fracas são os hidróxidos insolúveis em água e o hidróxido de amônio. O NH4OH é a única base solúvel e fraca e instável. Bases instáveis importantes: AgOH, Hg(OH)2 e NH4OH

28 Reações de dupla troca Exemplos: K2CO3(aq) + Mg(OH)2(aq) MgCO3 + 2 KOH
Fe(NO3)2(aq) + NaOH(aq) NaNO3(aq) + Fe(OH) 2 NH4Cl(aq) + KOH(aq) KCl(aq) + NH4OH (aq) (base instável: NH4OH H2O + NH3 (g))

29 Reações de dupla troca Reação entre um sal e um ácido: A reação entre um sal e um ácido para acontecer, os produtos precisam ter as seguintes características: ser pelo menos um sal insolúvel ou um ácido mais volátil, mais fraco ou instável que o ácido do reagente. Para os ácidos devemos conhecer a força, a volatilidade e os instáveis.

30 Reações de dupla troca Exemplos:
HCl (aq) + AgNO3 (aq) HNO3 (aq) + AgCl H2SO4(aq) + 2 NaCl(aq) Na2SO4(aq) + 2 HCl(aq) HClO (aq) + KCN(aq) KClO(aq) + HCN(aq) Ácidos fixos importantes: H2SO4,H3PO4 e H3BO3 Ácidos voláteis importantes: HF, HCl, H2S, HCN e HNC Ácidos fracos importantes: H2S, HCN, HF, HClO e H2CO3 Ácidos instáveis importantes: H2CO3 e H2SO3

31 EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO

32 (Uninove - Medicina 2016) Um grupo de estudantes, analisando as águas residuais de uma usina de tratamento e recuperação de despejos industriais, suspeitou que as águas pudessem conter íons de bário. Para comprovar sua hipótese, utilizaram soluções aquosas de sulfato de sódio e de nitrato de potássio, em testes com as águas residuais da usina. a) Escreva a distribuição de elétrons em camadas nos íons de Bário. b) Escreva a equação iônica da reação que permite identificar a presença de íons de bário, comprovando a suspeita dos estudantes. Considere que todos os sais contendo nitratos, assim como os sulfatos, exceto quando combinados com Pb2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+ são solúveis em água.

33 (Unesp) Quando se adiciona uma solução aquosa de carbonato de sódio a uma solução aquosa de mesma concentração, em mol/L, de cloreto de bário, forma-se um precipitado branco. Adicionando-se ácido nítrico, ocorre a dissolução do precipitado. a) Escreva a equação química da reação de formação do precipitado, identificando-o. b) Escreva a equação química da reação de dissolução do precipitado.


Carregar ppt "Basicamente podemos classificar as reações químicas em:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google