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Análise dos indicadores de rotatividade e absenteísmo para ações de Gestão com Pessoas
Ricardo Fedrizzi Gestor de Pessoas Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba
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Indicadores Segundo o dicionário Aurélio indicador significa “que indica”, “que dá a conhecer” É uma ferramenta de Gestão que mostra o cenário da organização Suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades
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Cenário das organizações
Carência de mão-de-obra especializada Dificuldade em encontrar profissionais que apresentem as competências necessárias para assumir determinado cargo Dificuldade em atrair e reter os funcionários Excesso de afastamentos legais ou não
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Cenário das organizações
Analisar os indicadores com uma Visão sistêmica Servindo de direcionador para tomada de decisões dos motivos da rotatividade e absenteísmo
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Ações de análise Envolvimento de toda organização
Alinhar com o planejamento estratégico Estabelecer os instrumentos de análise Implementar ações de acordo com as possibilidades da organização
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Absenteísmo Ausência dos funcionários ao trabalho
Ausência justificadas Atestados médicos Ausência injustificadas Faltas injustificadas
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Rotatividade São as admissões e demissões de funcionários da organização Perda do Capital Intelectual
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Indicadores A análise da rotatividade e absenteísmo pode ser feita em conjunto Os motivos podem gerar resultados negativos nos dois indicadores
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Indicadores Ações Atuação conjunta Gestão de Pessoas SESMT
Recrutamento e seleção Avaliação de desempenho Treinamento e desenvolvimento Líderes
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Indicadores Ações Olhar crítico Analisar o ambiente de trabalho
Desenvolver os líderes Traçar o perfil epidemiológico dos funcionários
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Indicadores Ações Implantar programas de qualidade de vida que melhorem o ambiente de trabalho e a saúde dos funcionários Ginástica laboral Controle das doenças prevalentes Palestras de orientação Encaminhamentos diversos
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Indicadores Implantar uma ferramenta de comunicação com os funcionários Pesquisa de clima organizacional Entrevista de Desligamento Café com a Diretoria Liderança
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Resultados Criar ações de acordo com que está estabelecido no planejamento estratégico da organização Política de Gestão com pessoas Acompanhar quais foram os resultados das ações implantadas
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