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Prof. Me. Marcela Gomez Alves da Silva
POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CAMPO DO LAZER Prof. Me. Marcela Gomez Alves da Silva
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PROFISSÃO A profissão exige um conhecimento superior especializado, para que se diferencie das demais ocupações, as quais são determinadas pela atividade exercida momentaneamente (FREIDSON, 1998).
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Profissão Docente A docência enquanto profissão implica em permitir a autonomia dos professores. Nóvoa (2008), Imbernón (2011) e Freire (1996) visam a formação de um professor reflexivo, autônomo, contribuindo para uma prática pedagógica pautada numa relação entre teoria e prática, de forma conjunta
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Nóvoa (2008) e Imbernón (2010) indicam que o processo de formação do professor deve estar compromissado com mudanças, reconhecimento da ação pedagógica e em prol da qualidade de vida da população.
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FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO NO CAMPO DO LAZER
Campo multidisciplinar- atuação de diversos profissionais; Preocupação com a formação para além do simples oferecimento de atividades e brincadeiras, sem fundamentação, de forma instrumental e técnica (ISAYAMA, 2010). Animação Cultural- MEDIÇÃO (MELO, 2006) Pedagogia da Animação (MARCELLINO, 2007)
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PROCESSOS FORMATIVOS EM LAZER
Graduação Resolução nº 69 do Conselho Nacional de Educação foi instituída a disciplina de Recreação e Lazer nos cursos de Educação Física, enfatizando a recreação (FERREIRA; SILVA, 2012); Disciplinas específicas em outros cursos- Turismo, Hotelaria, Comunicação, Artes, Pedagogia, Ciências Humanas, Administração, entre outros (SILVA, 2008)
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POLÍTICAS PÚBLICAS São “diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público” que orientam “regras e procedimentos das relações entre o poder público e a sociedade” (TEIXEIRA, 2002, p.02)
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POLÍTICAS SOCIAIS Direitos Sociais Constituição 1988
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
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CONCEPÇÕES SOBRE LAZER
LAZER X TRABALHO- DUMAZEDIER (2000) TEMPO E ATITUDE- MARCELLINO (2006) 3D´s; GRUPOS DE INTERESSES (DUMAZEDIER, 2000) Lazer- fenômeno social, político e cultural historicamente situado (GOMES, 2014). Ocupação não obrigatória; de livre escolha do indivíduo; propicia desenvolvimento social e pessoal. (REQUIXA, 1980)
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DADOS: (SILVA, 2017)
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LAZER E POLÍTICAS PÚBLICAS
Garantia de Direitos (PINTO, 2008; CAMPOS, 2010) Caráter Assistencialista (MELO, 2008; MARCELLINO, 2008) Apropriação do espaço (TURINO, 2003) Políticas participativas (PINTO, 2008) Relacionar-se com diferentes questões sociais (MARCELLINO, 2008)
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Política de lazer não “nasce num vácuo” (BRAMANTE, 2004)
Profissionais que atuam na área deveriam dominar pelo menos um dos conteúdos do lazer e sua fundamentação teórica (ISAYAMA, 2003) Conteúdos socializados em diferentes contextos e articulações interdisciplinares (ISAYAMA, 2004) Marcellino (2008) nos apresenta duas correntes em que o lazer se insere, em uma delas, o lazer é visto enquanto mercadoria, como um entretenimento consumível que facilita a convivência com a injustiça da sociedade. Na outra, o lazer é gerado historicamente na sociedade, e sua vivência pode gerar valores questionadores da ordem estabelecida.
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SABERES E COMPETÊNCIAS
1. Saberes específicos da área de intervenção que se refere ao esporte e lazer; 2. Compreender as características do grupo a ser atendido; 3. Conhecer teorias políticas, implementação, execução e avaliação de políticas públicas; 4. Saberes relacionados à gestão- gestão de pessoas, estratégias, projetos. (UNGHERI, 2014) A união dos 4 (quatro) eixos pode contribuir para a formação de um profissional conhecedor das dimensões a serem consideradas nas ações de seu cotidiano. Nesse sentido, a mobilização dos saberes para a solução dos problemas se concretiza no apontamento das competências necessárias para atuação nas políticas de esporte e lazer, configurando-se na esfera prática da intervenção dos profissionais (UNGHERI, 2014, p.115). Nota-se, portanto, que o animador cultural deve compreender os processos de produção e consumo cultural da sociedade, sendo sua responsabilidade promover intervenções pedagógicas considerando o momento histórico vivido atualmente (UNGHERI, 2014, p. 60)
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ATUAÇÃO PROFISSIONAL Pautada em valores e participação popular- Marcellino (2007); Proposta inicial:“Estrutura de Animação” (DUMAZEDIER, s/d, p.51). ―quanto mais próximo do vértice da pirâmide, mais amplo e diversificado deve ser o conhecimento e experiência [...]‖ e ―quanto mais próximo da base, mais específico deve ser o conhecimento e a experiência, a fim de atuar com a monitoria das diferentes atividades de lazer‖ (STOPPA et al., 2013, p. 644). Concordamos com Werneck (1998) quando enfatiza que a formação nesse campo não deve estar pautada na intenção de compensar frustrações e condições sociais, políticas ou econômicas, fato recorrente em programas de cunho social.
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EDUCAÇÃO FÍSICA E O INDIVÍDUO
A Educação Física deve proporcionar uma compreensão, reflexão, análise crítica de conhecimentos vinculados à cultura corporal de movimento, ao lazer e à saúde. Durante a Educação básica, a Educação Física deve promover reflexões através de conhecimentos sistematizados e conjuntos de práticas corporais, assegurados à todos.
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Educar é ter esperança no futuro, é semear com sabedoria, é acreditar na vida... (Augusto Cury)
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OBRIGADA!
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