A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Código estabelecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Código estabelecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Código estabelecimento
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Nome do estabelecimento: escola EB 2,3 Fernando Távpra Nome do Agrupamento:Fernando Távora Código GEPE Código estabelecimento 345570 Distrito:Braga Concelho:Guimarães Morada:Lugar de Motelo- Fermentões Guimarães Telefone: Fax: moodle.eb23-fermentoes.rcts.pt

2 Semana da Leitura—Programa de Actividades
Programa da semana Semana da Leitura—Programa de Actividades 2ª feira, 3 de Março 3ªfeira, 4 de Março 4º feira, 5 de Março Inauguração da Semana da Leitura –leitura de uma nota informativa sobre a Semana da Leitura e declamação do poema para todos os alunos da nossa escola. Decoração da Biblioteca Escolar e salas de aula “À volta do livro” Exposição, na BE, dos livros do Plano Nacional de Leitura. "Os Poetas da Lusofonia" Concursos: “O Melhor Leitor”, “Poema Ilustrado”* Actividade: Vamos Ler uma História” : alunos do 3º ciclo lêem para alunos do 2º ciclo.* * Ao longo de toda a semana. Bibliopaper para o 2º ciclo “Aconselha um livro” - alunos aconselham livros a outros alunos (dentro da mesma turma ou de outras turmas) Leitura, na Biblioteca, de poemas ou pequenos textos de autores da Lusofonia : professores , alunos, funcionários.* *Ao longo de toda a semana. Bibliopaper da leitura para o 3º ciclo Leitura de um conto aos alunos com NEE Visita dos alunos do 1º ciclo à BE da EB 2,3

3 Semana da Leitura—Programa de Actividades Agrupamento de Escolas
Programa da semana Semana da Leitura—Programa de Actividades Agrupamento de Escolas Fernando Távora 5ª feira, 6 de Março 6ª feira, 7 de Março Alunos, professores e auxiliares de acção educativa escrevem pequenos textos ou frases “O livro é ….” Encerramento da “Semana da Leitura” com exposição de fotografias e trabalhos produzidos durante a semana. Entrega de certificados aos melhores classificados. Nota: a calendarização pode ser alterada para ser adequada aos horários disponíveis da família. "Ler, que prazer!" - organização de sessões de leitura. Na BE, nas Salas de Aula, pela escola.. "Eu e a minha leitura" - sessões de visionamento e audição - BE da EB 2,3 Alunos do 2º ciclo contam histórias entre turmas de 2º ciclo* * durante toda a semana Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. Henry Thoreau

4 Materiais de divulgação
SEMANA DA LEITURA 3 a 7 de Março AVISO Avisam-se todos os alunos que entre os dias 3 e 7 de Março decorrerá a “Semana da Leitura”. Durante esta semana haverá actividades relacionadas com o Plano Nacional de Leitura. Assim no dia 4 de Março, haverá um Bibliopaper para os alunos do 2º ciclo e, no dia 5 de Março, um Biblipaper para os alunos do 3º ciclo. Cada turma deve organizar uma equipa composta por 4 elementos e atribuir-lhe um nome. De seguida, devem inscrever-se na Biblioteca até ao dia 29 de Fevereiro. Todas as Turmas Devem participar. No dia 3 de Março, será afixado o Horário dos respectivos Bibliopapers. Fermentões, 25 de Fevereiro As coordenadoras do Plano Nacional de Leitura _____________________ _______________________ (Ana Paula Gomes) (Julita Silva)

5 Materiais de divulgação
CONCURSO O MELHOR LEITOR REQUISITA LIVROS NA BIBLIOTECA O LIVRO É O NOSSO MELHOR AMIGO LÊ! GANHA PRÉMIOS! Materiais de divulgação

6 Outros materiais Ao longo da semana, de 3 a 7 de Março, a Escola EB2,3 Fernando Távora comemorou a "Semana da Leitura". Esta iniciativa contou com a participação de toda a Comunidade Educativa, dada a sua importância para a formação dos nossos alunos. Ao longo de toda a semana realizaram-se várias actividades relacionadas com o prazer de ler: declamação de poesia , bibliopapers da leitura, concursos e visita de alunos de outras escolas do Agrupamento. Não podendo esquecer os países lusófonos e para que se possa "Ler em vários Sotaques" na abertura da semana estará patente uma exposição sobre a lusofonia, sendo o primeiro país convidado, Angola e os seus escritores, seguindo-se o Brasil, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Timor e por último Portugal.  

7 Actividades realizadas
Actividade: Bibliopaper da Leitura Participantes: alunos do 2º ciclo Convidados: Local: Biblioteca Dia:3 de Março Breve descrição: os alunos participam num bibliopaper SEMANA DA LEITURA 3 a 7 de Março AVISO Avisam-se todos os alunos que entre os dias 3 e 7 de Março decorrerá a “Semana da Leitura”. Durante esta semana haverá actividades relacionadas com o Plano Nacional de Leitura. Assim no dia 4 de Março, haverá um Bibliopaper para os alunos do 2º ciclo e, no dia 5 de Março, um Bibliopaper para os alunos do 3º ciclo. Cada turma deve organizar uma equipa composta por 4 elementos e atribuir-lhe um nome. De seguida, devem inscrever-se na Biblioteca até ao dia 29 de Fevereiro. Todas as turmas devem participar. No dia 3 de Março, será afixado o horário dos respectivos Bibliopapers.

8 Fotografias legendadas
Bibliopaper da Leitura

9 Actividades realizadas
Actividade: Leitura do conto “A Girafa que comia Estrelas” aos alunos do Ensino Especial Participantes: Alunos, professores e AAE Convidados: professores Local: Sala do Ensino Especial Dia: 5 de Março Breve descrição: a Coordenadora da Biblioteca leu o conto e estabeleceu um diálogo com os alunos. Os alunos fizeram trabalhos baseados no conto.

10 Fotografias legendadas
Visita de alunos do 1º ciclo Leitura do conto “O Gato e o Escuro” de Mia Couto com projecção de imagens

11 Actividades realizadas
Actividade: ilustração e Participantes: alunos do 2º e 3º ciclos Convidados: professores do 1º e 2º ciclos Local: salas de aula Dia: 3 de Março Breve descrição: alunos do 2º e 3º ciclos, juntaram-se para articular saberes. Depois da exploração da obra “Uma Aventura na Quinta das Lágrimas”, os alunos do 2º ciclo vão a uma turma de nono ano ouvir o episódio de Inês de Castro dos “Os Lusíadas”.

12 Fotografias legendadas
Visita do 7º D ao 5º B Ilustração do conto “Clube das chaves mergulha nos Oceanos” Visita do 9º D ao 5º A Visita do 9º D ao 5º B

13 Trabalhos dos alunos Actividades da Semana da Leitura
Na semana da leitura houve muitas actividades, por exemplo: Os alunos do 5º A receberam os alunos do 9º D que lhes foram apresentar o “Episódio de Inês de Castro”, inserido na obra “Os Lusíadas” que estão a estudar nas aulas de Língua Portuguesa. Uma vez que os alunos do 5ºA estão a ler a obra “Uma Aventura na Quinta das Lágrimas” que faz referência ao amor de Inês de Castro e de D. Pedro e como não sabiam nada sobre este assunto, os alunos do 9ºD ofereceram-se para apresentar uma actividade aos mais novos. Esta actividade que constou de uma apresentação em powerpoint, seguida da leitura de algumas passagens de “Os Lusíadas”foi acolhida com agrado. Os alunos do 5ºA realizaram uma actividade de Matemática inserida na Semana da Leitura. Na aula de Estudo acompanhado, onde está implementado o Plano Nacional de Leitura, os alunos realizaram uma actividade onde a Língua Portuguesa e a Matemática estavam interligadas: Os alunos, após a leitura de uma passagem de “O Principezinho”, fizeram o levantamento dos ditongos existentes, fazendo de seguida uma estatística da frequência dos mesmos. Os alunos ficaram admirados como as duas disciplinas podem aparecer juntas mesmo não havendo um texto de um problema para resolver. Os alunos do 5ºB, após a leitura de mais uma passagem da obra “Clube das Chaves- no Fundo dos Oceanos”, resolveram ilustrar a passagem que gostaram mais. Esta obra foi a que eles escolheram para ler no âmbito do PNL. Que lindos desenhos ! Ainda incluída na semana da leitura, o 7ºD presenteou os alunos do 5ºB com uma actividade diferente do habitual. Esta turma decidiu apresentar e dramatizar uma passagem da obra “O Cavaleiro da Dinamarca”. A passagem escolhida foi a história de Giotto. Os alunos do 7ºD vestiram-se a rigor, fizeram-se acompanhar de lápis de cor gigantes que construíram e pintaram, para mostrar aos colegas que “Giotto” é um nome conhecido no meio escolar. Após a dramatização da história, os alunos do 7º D distribuíram uma sopa de letras, onde os colegas tinham de descobrir palavras-chave da história que tinham acabado de ouvir. No final, os alunos do 7ºD distribuíram lápis da marca Giotto com um desenho relativo à semana da Leitura. Os alunos do 5º B sentiram-se lisonjeados com a oferta e são de opinião de que deveria haver mais actividades deste género, mesmo sem ofertas simbólicas no final, pois são enriquecedoras para todas os que nelas participam.

14 Trabalhos dos alunos LENDA DO RIO AVE
Há muitos anos, chegou à Serra da Agra uma linda jovem, vinda da Galiza, com o seu rebanho. Encantada com a Serra, decidiu ficar. Um dia, um cavaleiro avistou a jovem e, de imediato, apaixonou-se por ela. Os dias iam passando e a paixão aumentava cada vez mais entre eles. Brincavam, trocavam juras de amor até que um dia o cavaleiro teve de partir. No entanto, prometeu à linda jovem que voltava porque a amava muito. A donzela esperava-o, mas o cavaleiro nunca mais aparecia. Decidida a encontrar o seu cavaleiro, prometeu a si mesma que se transformaria em ave para voar para junto dele. tempo corria e não havia sinal do seu amado. A bela jovem começou a ficar cada vez mais triste até que começou a chorar. Chorou tanto que as suas lágrimas formaram, com a ajuda de pequenos riachos, um rio: O Rio Ave. O rio nascia no local onde a donzela chorava e desaguava onde o cavaleiro vivia. Deram o seu nome à Serra – Serra da Cabreira – e ao rio de lágrimas – rio Ave – já que ela queria ser ave e voar. Bruna Freitas 5º C

15 Trabalhos dos alunos O Velho e o mar
Depois de passar quase três meses sem pescar nenhum peixe, rebaixado pelos colegas de profissão, o Velho Santiago enfrenta o alto-mar, sozinho no seu pequeno barco. Quer provar aos outros e a si mesmo, que ainda é um bom pescador. Numa completa solidão, ele travara uma luta de três dias com um peixe enorme, um animal quase mitológico, lembrando a lendária Moby dick. À medida que o combate se desenvolve , o leitor vai embarcando no interior de Santiago, nas suas dúvidas, nas suas angústias… Por fim, o peixe deixa-se levar pela força do pescador. Mas a vitória ainda não está ganha. Surgem os tubarões… É um romance da autoria de Ernest Hemingway, que foi correspondente de guerra e amante das Touradas, o Velho e o mar (1952 ) é a melhor síntese da sua obra e da sua visão do Mundo. O livro explora os limites da capacidade humana diante de uma natureza hostil, onde todos os elementos estão permanentemente em luta, numa batalha sem fim. Luís Filipe 9ºE

16 Trabalhos dos alunos Ilustração de obras do PNL

17 Outras fotografias

18 Apresentação de um Power Point
Outras fotografias Apresentação de um Power Point

19 Outras fotografias

20 Comentários finais A Biblioteca Patrícia 6º B

21 Sugestões O tempo dispensado para a exploração de obras do PNL é bastante reduzido.

22 Mensagens dos alunos ao PNL
- Ler é Importante para a nossa formação. Gostamos muito dos livros PNL. Um dos nossos preferidos é “David um Herói entre Chamas”. O LIVRO é o nosso melhor amigo. O PNL fez com que muitos meninos que não liam, comecem a gostar de ler.

23 Mensagens dos docentes ao PNL
O PNL tem contribuído para criar nos alunos hábitos de leitura. A leitura de obras do PNL e as actividades realizadas a partir das mesmas, motivam os alunos para a leitura e escrita.

24 Mensagens das famílias ao PNL

25 Outras mensagens ao PNL


Carregar ppt "Código estabelecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google