A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª. MARTA ANGÉLICA IOSSI SILVA

2 O QUE BUSCAMOS? DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL DOS ADOLESCENTES PROCESSO DE CRESCIMENTO NA DIREÇÃO DA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DAS RELAÇÕES CONSIGO MESMO, COM O OUTRO, COM OS GRUPOS DOS QUAIS PARTICIPA. PARA TANTO, PRECISA APRENDER SOBRE SI E SOBRE O MUNDO.

3 Método x Estratégias Método - se define como sendo o modo de proceder uma operação, - seja de fazer, seja de agir, seja de conhecer, - para alcançar um fim previamente projetado. É a ordem dos elementos de um processo, para atingir um fim. Metodologia - o estudo dos métodos Estratégias – estudar, selecionar, organizar e propor as melhores ferramentas facilitadoras para que os estudantes se apropriem do conhecimento(Anastasiou; Alves, 2009)

4 Método Dialético de Ensino
Metodologias Ativas Processo aprender – utilizando experiências reais ou simuladas, levando o sujeito a capacidade de solucionar, buscar respostas para solução de tarefas.

5 Princípios Autonomia – autogerenciameto do processo de formação
Continuidade – relacionar conteúdos apreendidos aos conhecimentos prévios Ruptura – ampliar conhecimento a partir de novos desafios – análise critica

6 METODOLOGIAS ATIVAS E O TRABALHO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA
Favorece a participação, a reflexão e o aprendizado, situando o sujeito num determinado contexto social. Possibilidade de integrar o processo educativo com as vivências, colocações, valores e opiniões, não recebendo modelos prontos, mas um espaço para a problematização e reflexão dos temas.

7 ESTRATÉGIAS PARTICIPATIVAS E LÚDICAS
– Desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão; –   Permitir coletivizar o conhecimento individual de modo a potencializar o conhecimento de todos; – Desenvolver uma experiência de reflexão educativa comum; – Criação coletiva do conhecimento, por meio da participação de todos.

8 ESTRATÉGIAS PARTICIPATIVAS E LÚDICAS
Busca simplificar e tornar divertida a reflexão sobre os diferentes temas. O fundamental não está no uso isolado das técnicas, mas na concepção metodológica é uma ferramenta educativa, devendo ser utilizada em função de um tema específico e com um objetivo concreto.   Permite o preparo para a vida futura, em uma situação menos estressante, além de incentivar a criatividade, a tomada de decisão e a diminuição do estresse ao enfrentar situações reais. Permite exercitar comportamentos da vida real num universo simulado, podendo provocar mudanças de atitude e de comportamento.

9 QUAL A FUNÇÃO DO EDUCADOR
QUAL A FUNÇÃO DO EDUCADOR? Função social de ser agente de transformação Entendendo que a EDUCAÇÃO é uma chave que abre a possibilidade de se transformar o sujeito anônimo, naquele que sabe, que pode escolher, que é sujeito participante de sua reflexão, da reflexão do mundo, assumindo a responsabilidade dos seus atos e das mudanças que fizer acontecer.

10 Quanto à importância da abordagem lúdica, VITIELLO (1997) refere que
Quanto à importância da abordagem lúdica, VITIELLO (1997) refere que... “É importante que se acentue o lado lúdico da educação. É importantíssimo que fique claro para todos que o ganho de conhecimento e o desenvolvimento de atitudes não precisa ser um processo aborrecido e desagradável. Devemos sempre lembrar que se pode dizer sisudamente grandes asneiras, e que sorrindo também se pode expressar grandes verdades”.


Carregar ppt "Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google