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EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTAÇÕES GERAIS.

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTAÇÕES GERAIS."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTAÇÕES GERAIS

2 QUEM É O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO?

3 II – transtornos globais do desenvolvimento – TGD;
RESOLUÇÃO 61 de 11 de novembro de Dispõe sobre a Educação Especial nas unidades escolares da rede estadual de ensino Artigo 1º – São considerados, para fins do disposto nesta resolução, como público-alvo da Educação Especial, nas unidades escolares da rede estadual de ensino, os alunos que apresentem: I – deficiência; II – transtornos globais do desenvolvimento – TGD; III – altas habilidades ou superdotação.

4 Artigo 2º – Fica assegurado a todos os alunos, público-alvo da Educação Especial, o direito à matrícula em classes ou turmas do Ensino Fundamental ou Médio, de qualquer modalidade de ensino. 1º – Aos alunos, público-alvo da Educação Especial, já matriculados na rede estadual de ensino, será assegurado o Atendimento Pedagógico Especializado – APE, com condições de acesso e apoio à aprendizagem, bem como à sua continuidade. 2º – Os alunos, a que se refere o parágrafo 1º deste artigo, serão encaminhados para o Atendimento Pedagógico Especializado – APE adequado a suas deficiências, ou aos transtornos globais do desenvolvimento, ou, ainda, às altas habilidades/superdotação que apresentem, após avaliação pedagógica, a ser disciplinada em regulamento específico.

5 Artigo 3º – O Atendimento Pedagógico Especializado – APE dar-se-á:
I – em Sala de Recursos, definida como ambiente dotado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos, visando ao desenvolvimento de habilidades gerais e/ou específicas, mediante ações de apoio, complementação ou suplementação pedagógica...

6 APE – Sala de Recurso Deficiência Intelectual e TGD Bragança Paulista
EE Dom José Mauricio da Rocha – EE Aracy Bueno Conti – EE Gabriel da Silva – EE Francisco Derosa –

7 APE – Sala de Recurso Deficiência Visual Bragança Paulista
EE Cásper Líbero – Atibaia EE Maria Cecília Teixeira –

8 APE – Sala de Recurso Deficiência Auditiva Bragança Paulista
EE Cásper Líbero – Atibaia EE Maria Cecília Teixeira –

9 ENCAMINHAMENTOS Sala de Recursos de DI Ofício de solicitação
Documento médico ou psicológico Avaliação de atendimento anterior

10 ENCAMINHAMENTO Sala de Recursos DV Oficio de solicitação
Documento médico (oftalmo) Avaliação de atendimento

11 Encaminhamento Sala de Recursos DA Ofício de solicitação
Audiometria e/ou relatório do otorrino Avaliação de atendimento anterior

12 Necessidade de Interlocutor de LIBRAS - Empresa Resolução SE - 38, de 19-6-2009
Oficio de solicitação Audiometria e/ou relatório do otorrino O Interlocutor de LIBRAS acompanha o aluno em todas as aulas e em caso de excursões culturais informar com antecedência a empresa. AVALIAÇÃO - Anexo 3 da Apostila Instrucional Encaminhar todo o final de mês para o Sr Geraldo - NAD

13 Necessidade de Interlocutor de LIBRAS – Estado Resolução SE - 38, de 19-6-2009
Enviar aulas para a atribuição. O Professor Interlocutor de LIBRAS acompanha o aluno em todas as aulas e em excursões culturais

14 Necessidade de Cuidador Resolução SE 14, de 7-2- 2012
Quem necessita desse serviço? Alunos que apresentem limitações motoras e outras que lhes acarretem dificuldade de caráter permanente ou temporário no autocuidado, impedindo-os de realizar, atividades relacionadas a: I - alimentação; II - higiene bucal e íntima; III - utilização de banheiro; IV - locomoção; V - administração de medicamentos.

15 Necessidade de Cuidador
Ofício de solicitação do profissional ao dirigente Questionário individual do aluno Anexo 3 e laudo médico. Avaliação – Anexo 5 – Encaminhar todo o final de mês ao Sr Geraldo - NAD

16 ITINERÂNCIA Preencher a ficha de solicitação e encaminhar para a supervisão de ensino de sua escola onde dará o parecer. Após enviar a atribuição de aulas.

17 Material Adaptado - DV Enviar oficio de solicitação de caderno do aluno ampliado constando o nome, a série, RA.

18 Analisar: De que formas o aluno pode expressar e adquirir conhecimento? Falando (dialogando) Escrevendo Ouvindo Brincando (jogando) Dançando Sorrindo Desenhando Cantando

19 “Aluno de Inclusão” Vocês já ouviram este termo na escola?
Qual é o seu olhar? .

20 CONGRESSO – ON LINE - AUTISMO
  23/02 à 01/03/2015

21 PERGUNTAS????


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