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Chamada Forma-Engenharia

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Apresentação em tema: "Chamada Forma-Engenharia"— Transcrição da apresentação:

1 Chamada Forma-Engenharia
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF Chamada Forma-Engenharia Avaliação dos Resultados na Perspectiva dos Bolsistas Ênio Carvalho Danilo Nacif Júnior

2 Linha do Tempo

3 Objetivos da Chamada Objetivo Geral:
Estimular a formação de engenheiros no Brasil. Objetivos específicos: Combater a evasão nos primeiros anos dos cursos de engenharia. Despertar o interesse dos alunos de ensino médio pela de engenharia e pela pesquisa científica e tecnológica. Ampliar a interação entre a Instituição de Ensino Superior (Executora) e a Escola de Ensino Médio (Co-Executora).

4 Estrutura dos projetos submetidos à Chamada
Projetos desenvolvidos em um contexto de arranjo complexo envolvendo a Instituição de Ensino Superior (Executora) e a Escola de Ensino Médio (Co-Executora). Estrutura da Equipe do Projeto: Na Instituição de Ensino Superior: Um Coordenador, Professor de Engenharia, com auxílio (capital/custeio) de até R$ ,00. Um Bolsista ITI-A, Graduando em Engenharia, com bolsa no valor mensal de R$ 360,00. Na Escola de Ensino Médio: De 2 a 4 Bolsistas ITI-B, Alunos de Ensino Médio, com bolsa no valor mensal de R$ 161,00. Um bolsista ATP-B, Professor de Ensino Médio, com bolsa no valor mensal de R$ 400,00. Outros colaboradores (professores, técnicos ou alunos). Prazo de Execução: 15 meses (3 meses para seleção dos bolsistas e 12 meses de vigência das bolsas).

5 Demanda e Atendimento da Chamada
712 propostas submetidas (R$ ,09) 502 propostas atendidas (R$ ,85) Participantes: 502 coordenadores de projetos. 2.862 bolsistas participantes. Mais de colaboradores não bolsistas.

6 Distribuição das Propostas Atendidas Por Região e Área de Conhecimento

7 Metodologia adotada na Avaliação da Chamada
Avaliação de eficácia ex post, buscando verificar o atingimento dos resultados propostos após o encerramento da Ação. Análise documental buscando identificar o marco legal e a trajetória institucional da política pública, constituindo as condições de contorno e a motivação para o lançamento da Chamada. Informações sobre as propostas extraídas de bases de dados do CNPq (Plataforma Carlos Chagas, Plataforma Lattes e Datamart de Pagamentos). Questionário estruturado, aplicado a todos os bolsistas, cerca de 2 anos após o encerramento dos projetos, buscando identificar a percepção quanto aos aspectos de gestão dos projetos e impactos: 33% dos bolsistas responderam ao questionário (241 ITI-A, 381 ITI-B e ATP-B).

8 Percepção dos Bolsistas Graduandos em Engenharia Combate à Evasão

9 Percepção dos Alunos de Ensino Médio Interesse pelo Curso de Engenharia

10 Local de realização das atividades Interação entre Instituições

11 Triangulando Perspectivas Competências necessária ao Engenheiro

12 Considerações Finais Combater a evasão: Cerca de 5% dos Graduando em Engenharia não se manifestaram motivados com o Curso de Engenharia. Despertar o interesse: Aproximadamente 65% dos Alunos do Ensino Médio manifestaram interesse pelo Curso de Engenharia e 47% deles já haviam sido aprovados em processos seletivos. Ampliar a interação: Elevada participação de bolsistas vinculados em uma instituição nas tarefas ocorridas em instituição com a qual não possui vínculo. Mais de 29% dos Professores e 42% dos Alunos de Ensino Médio apontaram o local da maioria de suas atividades como a Instituição de Ensino Superior. Fator multiplicador no envolvimento com os projetos: Além dos 502 coordenadores e de seus bolsistas, mais de colaboradores sem bolsas atuaram nos projetos contemplados. Proposta futura: Avaliação dos impactos da Chamada Forma-Engenharia e acompanhamento dos Graduandos em Engenharia e dos Alunos do Ensino Médio. Outras Ações: Chamada 18/ Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação (encerrada) e Chamada 31/ Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação (aberta).

13 "Se apenas com idealismo nada se consegue de prático, sem essa força propulsora é impossível realizar algo de grande" Almirante Álvaro Alberto Obrigado!


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