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1
Pesquisa de Mercado
2
Objetivo Verificar como as empresas associadas à ABEMO se portam perante o mercado de monitoramento de informações.
3
Metodologia Elaboração da abordagem Pré-questionário Questionário Final Coleta de dados Análise dos resultados
4
Elaboração da abordagem
Metodologia Elaboração da abordagem Pré-questionário Questionário Final Coleta de dados Análise dos resultados
5
Pré-questionário Metodologia Elaboração da abordagem
Questionário Final Coleta de dados Análise dos resultados
6
Questionário Final Metodologia Elaboração da abordagem
Pré-questionário Questionário Final Coleta de dados Análise dos resultados
7
Coleta de dados Metodologia Elaboração da abordagem Pré-questionário
Questionário Final Coleta de dados Análise dos resultados
8
Análise dos resultados
Metodologia Elaboração da abordagem Pré-questionário Questionário Final Coleta de dados Análise dos resultados
9
Índice Perfil Serviços Clientes Comercial e Marketing Perfil do funcionário Dados financeiros SWOT
10
Perfil Índice Clientes Serviços Comercial e Marketing
Perfil do funcionário Dados financeiros SWOT
11
Associadas e Não Associadas
33 57,9% 24 42,1% Perfil
12
Região 30% 3% Associadas 33 respostas 40% 15% 12% Perfil
13
Região 12,5% Não-associadas 24 respostas 58,3% 12,5% 16,7% Perfil
14
Região Associadas Não associadas 33 respostas 24 respostas Perfil
15
Região Perfil Associadas Não associadas
70% das empresas associadas se encontram no Sudeste e Nordeste. Associadas Não associadas 33 respostas 24 respostas Perfil
16
Região Perfil Associadas Não associadas
A maior parte da amostra de não associadas se encontra no Sudeste. Associadas Não associadas 33 respostas 24 respostas Perfil
17
Tempo de Mercado Associadas 32 respostas Perfil
18
Tempo de Mercado Associadas 32 respostas Perfil
19
Tempo de Mercado x Região
Associadas 32 respostas Perfil
20
Tempo de Mercado x Região
Associadas 32 respostas Todas as 13 empresas da região Sudeste foram criadas antes do ano 2000, com exceção de uma delas criada em 2001. Perfil
21
Tempo de Mercado x Região
Associadas 32 respostas Perfil
22
Tempo de Mercado x Região
Associadas 32 respostas Das 10 empresas da região nordeste, apenas 2 foram criadas antes do ano de 2000. Perfil
23
Tempo de Mercado x Região
Associadas 32 respostas Perfil
24
Tempo de Mercado x Região
Associadas 32 respostas As 4 empresas da região Centro Oeste foram criadas antes de 1995. Perfil
25
Número de funcionários
Associadas 33 respostas Perfil
26
Número de funcionários
Associadas 33 respostas As duas empresas têm previsão de faturamento para 2011 de mais de 5kk. Perfil
27
Número de funcionários
Associadas 33 respostas Não existe padronização entre as empresas associadas em relação ao número de funcionários. Perfil
28
Número de funcionários
Não associadas 20 respostas Perfil
29
Número de funcionários
Não associadas 20 respostas Já nas não associadas a maioria da empresas possui entre 0 e 15 funcionários. Perfil
30
Número de funcionários
Associadas Não associadas 33 respostas 20 respostas Das 10 empresas desta faixa, 7 responderam sobre o faturamento; 6 delas tem previsão de faturamento para 2011 de menos de 1kk. Perfil
31
Número de funcionários
Associadas Não associadas 33 respostas 20 respostas Das 13 empresas não associadas desta faixa, 7 responderam sobre o faturamento; todas elas tem previsão de faturamento para 2011 de menos de 1kk. Perfil
32
Número de clientes atendidos por mês
Associadas Perfil
33
Número de clientes atendidos por mês
Associadas Não há um número médio de clientes atendidos por empresa. Perfil
34
Número de clientes atendidos por mês
Não associadas Perfil
35
Número de clientes atendidos por mês
Não associadas A maioria atende até 30 clientes por mês. Perfil
36
Número de clientes atendidos por mês
Associadas Não associadas Perfil
37
Número de clientes atendidos por mês
Associadas Não associadas 37,5% das empresas associadas atendem mais de 100 clientes por mês. Perfil
38
Número de clientes atendidos por mês
Associadas Não associadas Enquanto dentre as empresas não associadas, apenas 22,2% das empresas atendem a uma demanda tão grande. Perfil
39
Número de clientes atendidos por mês
Associadas Não associadas Ao mesmo tempo, poucas empresas associadas atendem a um número pequeno de clientes (até 10) mensalmente. Perfil
40
Clientes Índice Perfil Serviços Comercial e Marketing
Perfil do funcionário Dados financeiros SWOT
41
Público x Privado Associadas 31 respostas Privado Público Clientes
42
Público x Privado Associadas 31 respostas Privado Público Clientes
43
Público x Privado Clientes Associadas Privado Público
31 respostas Privado Público Apenas 8 empresas associadas não possuem a maioria de seus clientes privados. Clientes
44
Público x Privado Clientes Associadas Privado Público
31 respostas Privado Público A representatividade dos clientes públicos é muito maior nas empresas criadas até o ano de 1999. Clientes
45
Público x Privado Não associadas 18 respostas Privado Público Clientes
46
Público x Privado Não associadas 18 respostas Privado Público Clientes
47
31 associadas e 18 não associadas
Privados Comparativo Associadas 31 associadas e 18 não associadas Não associadas Clientes
48
Contrato x Avulso Associadas 32 respostas Clientes
49
Contrato x Avulso Não associadas 24 respostas Clientes
50
Contrato x Avulso Clientes Associadas Não associadas 32 respostas
51
Ramos que atuam Associadas Clientes
52
Ramos que atuam Associadas Clientes
53
Ramos que atuam Clientes Associadas
Das 9 empresas que possuem clientes do ramo jurídico, apenas 2 foram criadas antes de 1998. Clientes
54
Ramos que atuam Não associadas Clientes
55
Ramos que atuam Clientes Não associadas
Dentro da amostra, o ramo jurídico é a segunda área em que as não associadas mais atuam. Clientes
56
Ramos que atuam Comparativo Associadas Não associadas Clientes
57
Ramos que atuam Clientes Comparativo Associadas Não associadas
Há uma discrepância significativa ao compararmos o ramo político. Apenas três empresas não associadas possuem clientes que atuam neste ramo, dentre as 17 respondentes. Clientes
58
Serviços Índice Perfil Clientes Comercial e Marketing
Perfil do funcionário Dados financeiros SWOT
59
Motivos de contratação
Associadas Serviços
60
Motivos de contratação
Associadas Serviços
61
Motivos de contratação
Não associadas Serviços
62
Motivos de contratação
Não associadas Serviços
63
Motivos de contratação
Comparativo Associadas Não associadas Percebe-se que os principais motivos de contratação do mercado de monitoramento de informações é para averiguar informações mercadológicas e verificação de imagem da própria empresa. Serviços
64
Serviços prestados Associadas Serviços
65
Serviços prestados Associadas Serviços
66
Serviços prestados Serviços Associadas
Dentre as 33 empresas, 15 foram criadas antes de Todas as 10 empresas que prestam serviço de checking foram criadas após este ano. Serviços
67
Serviços prestados Serviços Associadas
Apenas 3 das 16 empresas que prestam serviços de análise de mídia foram fundadas antes de Serviços
68
Serviços prestados Serviços Associadas
As empresas da região Centro Oeste não fazem análise de mídia. Serviços
69
Serviços prestados Não associadas Serviços
70
Serviços prestados Não associadas Serviços
71
Serviços prestados Serviços Comparativo
Embora monitoramento de mídias seja o serviço predominante para empresas associadas e não associadas, as associadas possuem uma representatividade muito maior em relação a análise de mídias e checking, o que se traduz numa vantagem em relação ao mercado. Serviços
72
Mídias monitoradas Associadas Serviços
73
Mídias monitoradas Serviços Associadas
Nas associadas fica evidente que todas as mídias são monitoradas de forma relevante, não havendo um tipo de mídia que se destaca. Serviços
74
Mídias monitoradas Não associadas Serviços
75
Mídias monitoradas Serviços Não associadas
Nas não associadas as principais mídias monitoradas são jornais e revistas e a internet. Serviços
76
33 associadas e 23 não associadas
Mídias monitoradas Comparativo Associadas 33 associadas e 23 não associadas Não associadas A abrangência no monitoramento das mídias nas associadas é mais significativo do que nas não associadas. Serviços
77
Forma de entrega Associadas Serviços
78
Forma de entrega Associadas Serviços
79
Forma de entrega Serviços Associadas
Por mais que as empresas associadas realizem a maioria de suas entregas por website, as outras formas de entrega ainda são bem representativas. Serviços
80
Forma de entrega Não associadas Serviços
81
Forma de entrega Serviços Não associadas
Já as não associadas são mais focadas na entrega por . Serviços
82
Forma de entrega Serviços Comparativo Associadas Não associadas
Ponto positivo para as associadas, uma vez que website é uma forma muito mais dinâmica e interativa do que o . Serviços
83
Preço médio por serviço
Associadas 33 respostas Serviços
84
Preço médio por serviço
Associadas 33 respostas Das 7 empresas que possuem o preço médio até R$ 500,00, apenas 2 delas monitoram internet e rede sociais. Serviços
85
Preço médio por serviço
Não associadas 24 respostas Serviços
86
Preço médio por serviço
Não associadas 24 respostas Serviços
87
Preço médio por serviço
Associadas Não associadas 33 respostas 24 respostas Serviços
88
Preço médio por serviço
Associadas Não associadas 33 respostas 24 respostas De acordo com as respostas é possível perceber que preço médio por serviço é variável tanto nas associadas quanto nas não associadas. Serviços
89
Comercial e Marketing Índice Perfil Clientes Serviços
Perfil do funcionário Dados financeiros SWOT
90
Contrata ou é contratada para auxílio?
Comercial e Marketing
91
Contrata ou é contratada para auxílio?
Comercial e Marketing
92
Contrata ou é contratada para auxílio?
Comercial e Marketing
93
Motivo do Auxílio Comercial e Marketing
94
Motivo do Auxílio Comercial e Marketing
95
Motivo do Auxílio Não associadas 13 respostas Comercial e Marketing
96
Motivo do Auxílio Não associadas 13 respostas Comercial e Marketing
97
Motivo do Auxílio Comercial e Marketing
É possível perceber que tanto as associadas quanto as não associadas possuem dificuldade em monitorar informações de outras regiões e por isso contratam empresas do mesmo ramo para auxiliá-las. Associadas Não associadas Comercial e Marketing
98
Divulgação Associadas 33 respostas Comercial e Marketing
99
Divulgação Associadas 33 respostas Comercial e Marketing
100
Divulgação Não associadas Comercial e Marketing
101
Divulgação Não associadas Comercial e Marketing
102
Divulgação Comercial e Marketing Comparativo
Propagandas em jornais e revistas são mais caras e representam uma parcela muito pequena, tanto em associadas quanto em não associadas. Associadas Não associadas Comparativo Comercial e Marketing
103
Divulgação Comercial e Marketing Comparativo Associadas
O meio de divulgação mais frequente no mercado de clipping é o boca a boca. Não associadas Comparativo Comercial e Marketing
104
Divulgação Comercial e Marketing Comparativo
Ressalta-se que, diferente das não associadas, o marketing direto é um meio de divulgação muito representativo para as associadas. Associadas Não associadas Comparativo Comercial e Marketing
105
Perfil do funcionário Índice Perfil Clientes Serviços
Comercial e Marketing Perfil do funcionário Dados financeiros SWOT
106
Nomenclatura do funcionário
Associadas Perfil do funcionário
107
Nomenclatura do funcionário
Associadas Perfil do funcionário
108
Nomenclatura do funcionário
Não associadas Perfil do funcionário
109
Nomenclatura do funcionário
Perfil do funcionário
110
Nomenclatura do funcionário
44% das empresas pesquisadas citaram nomenclaturas distintas para o cargo, o que demonstra uma falta de padronização quanto à nomenclatura do profissional de clipping. Perfil do funcionário
111
Nomenclatura do funcionário
Porém, 28,8% da amostra total citou clippador como a principal nomenclatura deste profissional. Perfil do funcionário
112
Escolaridade Média Perfil do funcionário
113
Escolaridade Média Perfil do funcionário
114
Escolaridade Média Perfil do funcionário
115
Escolaridade Média Perfil do funcionário
116
Escolaridade Média Perfil do funcionário
Enquanto a maior parte das associadas contrata funcionários que estejam cursando o ensino superior, as não associadas não exigem este nível de formação. Perfil do funcionário
117
Salário médio de funcionários (ensino superior incompleto)
Perfil do funcionário
118
Salário médio de funcionários (ensino superior incompleto)
Perfil do funcionário
119
Salário médio de funcionários (ensino superior incompleto)
Perfil do funcionário
120
Salário médio de funcionários (ensino superior incompleto)
Perfil do funcionário
121
Salário médio de funcionários (ensino superior completo)
Perfil do funcionário
122
Salário médio de funcionários (ensino superior completo)
Perfil do funcionário
123
Salário médio de funcionários (ensino superior completo)
Perfil do funcionário
124
Salário médio de funcionários (ensino superior completo)
O salário médio para os profissionais com ensino superior completo das associadas é superior ao das não associadas Perfil do funcionário
125
Salário médio de funcionários (Associadas)
Perfil do funcionário
126
Salário médio de funcionários (Associadas)
Perfil do funcionário
127
Salário médio de funcionários (Associadas)
Percebe-se que o salário do profissional de clipping das associadas está diretamente ligado ao nível de escolaridade deste profissional. Perfil do funcionário
128
Área de Formação Perfil do funcionário
129
Área de Formação Perfil do funcionário
130
Área de Formação Perfil do funcionário
131
Área de Formação Perfil do funcionário
132
Área de Formação Perfil do funcionário
133
Área de Formação Perfil do funcionário
134
Área de Formação Perfil do funcionário
Uma outra grande parcela dos entrevistados respondeu a área de formação como comunicação. Como jornalismo e publicidade e propaganda são dois domínios dentro de comunicação, esta área é a que mais emprega de funcionários de clipping. Perfil do funcionário
135
Escolaridade x Ano de fundação
Associadas Perfil do funcionário
136
Escolaridade x Ano de fundação
Associadas Na época de 1991 até 1995 a maioria dos funcionários tinham formação de ensino superior completo. Perfil do funcionário
137
Escolaridade x Ano de fundação
Associadas A partir de 1996 ,a maioria dos funcionários tinham formação de ensino superior completo. Perfil do funcionário
138
Escolaridade x Ano de fundação
Associadas Seguindo esta tendência, de 2001 até 2010 a maioria dos funcionários tinham formação de ensino superior incompleto. Perfil do funcionário
139
Dados financeiros Índice Perfil Clientes Serviços
Comercial e Marketing Perfil do funcionário Dados financeiros SWOT
140
Faturamento ano a ano Dados Financeiros
141
Faturamento ano a ano Dados Financeiros
Considerando a previsão de faturamento das associadas para o ano de 2011, verificamos que a maioria da associação, 57,7% fatura entre a faixa de 500k e 3kk. Dados Financeiros
142
Faturamento ano a ano Dados Financeiros
143
Faturamento ano a ano Dados Financeiros
Já em relação a previsão de faturamento das não associadas para o ano de 2011, verificamos que a maioria da amostra respondente, ou seja, 81,8% fatura até a faixa de 1kk. Dados Financeiros
144
Faturamento ano a ano - Sudeste
Associadas 10 respostas Dados Financeiros
145
Faturamento ano a ano - Sudeste
Associadas 11 respostas Dados Financeiros
146
Faturamento ano a ano - Sudeste
Associadas 11 respostas Dados Financeiros
147
Faturamento ano a ano - Sudeste
Não Associadas 6 respostas Dados Financeiros
148
Faturamento ano a ano - Sudeste
Não Associadas 6 respostas Dados Financeiros
149
Faturamento ano a ano - Sudeste
Não Associadas 5 respostas Dados Financeiros
150
Faturamento ano a ano - Sudeste
Não Associadas 5 respostas Percebe-se que as empresas associadas do Sudeste faturam mais do que as empresas não associadas desta mesma região. Dados Financeiros
151
Faturamento ano a ano - Sul
Associadas 3 respostas Dados Financeiros
152
Faturamento ano a ano - Sul
Associadas 4 respostas Dados Financeiros
153
Faturamento ano a ano - Sul
Associadas 3 respostas Dados Financeiros
154
Faturamento ano a ano - Sul
Não Associadas 3 respostas Dados Financeiros
155
Faturamento ano a ano - Sul
Não Associadas 4 respostas Dados Financeiros
156
Faturamento ano a ano - Sul
Não Associadas 4 respostas Dados Financeiros
157
Faturamento ano a ano - Sul
Não Associadas 4 respostas No caso da região Sul, as não associadas faturam mais do que as associadas. Além disso, na amostra das não associadas analisada, as empresas do Sul tem um maior faturamento do que as do Sudeste. Dados Financeiros
158
Faturamento ano a ano – Centro Oeste
Associadas 3 respostas Dados Financeiros
159
Faturamento ano a ano – Centro Oeste
Associadas 3 respostas Dados Financeiros
160
Faturamento ano a ano – Centro Oeste
Associadas 3 respostas Dados Financeiros
161
Faturamento ano a ano – Centro Oeste
Não Associadas 1 resposta Dados Financeiros
162
Faturamento ano a ano – Centro Oeste
Não Associadas 1 resposta Dados Financeiros
163
Faturamento ano a ano - Nordeste
Associadas 6 respostas Dados Financeiros
164
Faturamento ano a ano - Nordeste
Associadas 6 respostas Dados Financeiros
165
Faturamento ano a ano - Nordeste
Associadas 6 respostas Dados Financeiros
166
Faturamento ano a ano - Nordeste
Não Associadas 1 resposta Dados Financeiros
167
Faturamento ano a ano - Norte
Associadas 1 resposta Dados Financeiros
168
Faturamento ano a ano - Norte
Associadas 1 resposta Dados Financeiros
169
Faturamento ano a ano - Norte
Associadas 1 resposta Dados Financeiros
170
Impostos Dados Financeiros
171
Impostos Dados Financeiros
172
Impostos Dados Financeiros
173
SWOT Índice Perfil Clientes Serviços Comercial e Marketing
Perfil do funcionário Dados financeiros SWOT
174
Forças 27 respostas SWOT
175
Forças 27 respostas SWOT
176
Forças 18 respostas SWOT
177
Forças 18 respostas SWOT
178
Forças 27 respostas 18 respostas Enquanto as empresas associadas, em geral, destacam a qualidade do atendimento, empresas não associadas acreditam que seu maior diferencial é a qualidade do serviço oferecido. SWOT
179
Dificuldades 33 respostas SWOT
180
Dificuldades 33 respostas Sudeste Nordeste 5 4 SWOT
181
Dificuldades 22 respostas SWOT
182
Dificuldades 22 respostas SWOT
183
Dificuldades 33 respostas 22 respostas Tanto empresas associadas quanto não associadas enxergam que o preço muito baixo cobrado pela concorrência desleal é a maior dificuldade encontrada no mercado atualmente. SWOT
184
Oportunidades 33 respostas SWOT
185
Oportunidades 33 respostas Além destas 4 empresas, outras 3 associadas citaram investimentos em tecnologia como oportunidade. SWOT
186
Oportunidades 33 respostas Além destas 4 empresas, outras 3 associadas citaram investimentos em tecnologia como oportunidade. 5 2 Sudeste Nordeste SWOT
187
Oportunidades 33 respostas Das 3 empresas que procuram melhorar a divulgação, 2 são do Nordeste. SWOT
188
Oportunidades 33 respostas As 3 empresas que pretendem monitorar outras mídias já monitoram internet e mídias sociais, querendo apenas intensificar isto. SWOT
189
Oportunidades Não associadas 22 respostas SWOT
190
Oportunidades Não associadas 33 respostas 22 respostas SWOT
191
Oportunidades SWOT Não associadas
33 respostas 22 respostas Ambas vêem oportunidade em melhorar a divulgação e, visto que a maior parte da divulgação dessas empresas é feita por boca-a-boca. SWOT
192
Conclusão
193
Comentários Finais Conclusão Perfil
23 (70%) empresas associadas à ABEMO se encontram nas regiões Sudeste e Nordeste. A maioria das empresas do Nordeste foi criada após 2001, demonstrando que a ABEMO ainda pode atuar melhor nesta região, visto que a tendência de surgir novas empresas de clipping é maior, e ser associada à ABEMO pode dar um suporte a estas empresas novatas. A maioria das empresas do Sudeste foi criada antes de 2001, o que demonstra uma saturação do mercado nesta região nos últimos anos. Desta forma, a ABEMO como associação deve dar um suporte às já associadas, devido a forte concorrência. Além disso, deve captar novas associadas, destacando o fato de o mercado estar muito competitivo, e fazer parte da associação traria uma vantagem para as mesmas. Dentre as empresas associadas, o número de funcionários é bem variável, não há uma faixa padrão. Conclusão
194
Comentários Finais Conclusão Perfil
Dentre as empresas associadas que responderam sobre o faturamento, vimos que o mesmo está diretamente relacionado ao número de funcionários em dois casos: (1) As duas empresas que possuem mais de 100 funcionários faturam mais de 5kk; (2) Das nove empresas que possuem de 0 a 15 funcionários, das 6 que divulgaram o faturamento, cinco possui previsão de faturamento para menos de 1kk. Existe um número significativo de empresas associadas que atendem mais de 100 clientes por mês, enquanto em não associadas apenas 11,1% das empresas atendem a uma demanda tão grande. Ao mesmo tempo, apenas uma empresa associada atende a um número pequeno de clientes (até 10) mensalmente. Conclusão
195
Comentários Finais Conclusão Clientes
Apenas 8 das empresas associadas não possui a maioria de seus clientes privado. A representatividade dos clientes públicos é muito maior nas empresas criadas até o ano de 1999. Temos duas hipóteses: (1) ou as empresas mais recentes no mercado não tem interesse em prestar o serviço para o setor público (segmentando para outro tipo de cliente); (2) ou as empresas mais velhas estão consolidadas no mercado e conseguem oferecer um serviço de melhor qualidade e/ou melhor preço, e, portanto, são mais atrativas para o setor público. Destaca-se a importância do ramo político para empresas associadas, onde 18 empresas atendem a clientes desse tipo, enquanto apenas 3 empresas não associadas atendem a esse público. Fica evidente que existe mercado para esse tipo de público, que deve ser cada vez mais explorado pelas empresas associadas, visto que possuem uma visibilidade muito maior, para esses clientes, do que as não associadas. Conclusão
196
Comentários Finais Conclusão Serviços
Apenas 3 das 16 empresas que prestam serviços de análise de mídia foram fundadas antes de Isto prova que esse serviço é recente no mercado e há uma falta de atualização das empresas mais velhas em relação a isso. Sugere-se que a ABEMO estude melhor este tipo de serviço a fim de verificar o retorno do mesmo para as empresas mais recentes. De toda a amostra, 18 empresas foram criadas após 1997 e 15 anterior a este ano. Todas as 10 empresas que prestam serviço de checking foram criadas após 1997, demonstrando uma falta de atualização das empresas mais velhas em relação a este serviço, provando que este serviço também é recente no mercado. Em relação a serviços prestados, embora monitoramento de mídias seja o serviço predominante para empresas associadas e não associadas, as associadas possuem uma representatividade muito maior em relação a análise de mídias e checking, o que se traduz numa vantagem em relaçao ao mercado. Conclusão
197
Comentários Finais Conclusão Serviços
Em relação às mídias monitoradas, temos que, em sua maioria, as empresas associadas monitoram todos os tipos de mídia, enquanto as não associadas são mais focadas em internet e jornais e revistas. Isso pode ser uma vantagem para as associadas, que oferecem um leque de serviços maior. Temos que, em sua maioria, as empresas associadas monitoram todos os tipos de mídia enquanto que as não associadas são mais focadas em internet e jornais e revistas. Conclusão
198
Comentários Finais Conclusão Serviços
Das 13 empresas que entregam por relatório impresso, apenas 3 foram criadas antes de Isso mostra que mesmo com a tendência digital do mercado, esta forma de entrega ainda é exigida pelos clientes, visto que as empresas mais recentes adotaram-na. Das 7 empresas que possuem o preço médio até R$ 500,00, apenas 2 delas monitoram internet e rede sociais. As empresas associadas entregam de todas as formas, principalmente por website, paralelamente as não associadas são muito mais focadas na entrega por . Ponto positivo para as associadas, uma vez que website é uma forma muito mais dinâmica e interativa do que o . Conclusão
199
Comentários Finais Conclusão Comercial e Marketing
Um ponto relevante é a tendência à divulgação mais barata. Propagandas em jornais e revistas são mais caras e representam uma parcela muito pequena, tanto em associadas e não-associadas. Todos os meios de divulgação predominantes são pouco custosos: marketing direto, boca a boca e internet. Em relação à divulgação, a única diferença muito expressiva entre as associadas e não associadas é em relação à divulgação por marketing direto. Enquanto quase 40% das empresas associadas o realizam, apenas uma empresa não associada se divulga dessa forma. Sugerimos que as empresas associadas estudem o retorno deste tipo de divulgação, a fim de verificar sua eficiência. Conclusão
200
Comentários Finais Conclusão Comercial e Marketing
Os meios de divulgação mais onerosos não são muito representativos neste mercado, sendo o mais eficiente o boca a boca, ou seja, a qualidade do serviço prestado é o ponto chave para trazer novos clientes ou manter os atuais clientes. Tanto empresas associadas quanto não associadas enxergam que o preço muito baixo cobrado pela concorrência é a maior dificuldade encontrada no mercado atualmente. Além desse, outros pontos citados, como captação de clientes, serviço desconhecido e serviço pouco valorizado, podem ser amenizados com uma melhora na divulgação da empresa, que condiz com as oportunidades enxergadas pelas próprias. Com uma divulgação mais clara, a concorrência passa a segundo plano no ponto de vista dos consumidores, pois a visibilidade da empresa será maior. Da mesma forma, mais clientes serão captados, o serviço será mais difundido e, consequentemente, mais valorizado. Conclusão
201
Comentários Finais Conclusão Perfil dos funcionários
A nomenclatura dos funcionários que trabalham diretamente com clipping não é padronizada. O nome mais citado foi “clippador” e, mesmo assim, apenas 9 empresas associadas das 32 que responderam à pergunta utilizam este nome. Enquanto isso, 15 empresas associadas citaram nomes diferentes deste profissional. Vemos uma oportunidade para a ABEMO como associação, focar em conseguir o registro deste profissional na CLT, como uma forma de valorizar cada vez mais este serviço no mercado. Enquanto a maior parte das associadas contrata funcionários que estejam cursando o ensino superior, as não associadas não demonstraram exigência a este nível de formação. Em geral, profissionais que não tenham cursado o superior possuem salários mais baixos. Desta forma, conclui-se que o profissional das associadas é mais caro comparado a amostra de não-associadas entrevistada no mercado. Conclusão
202
Comentários Finais Conclusão Perfil dos funcionários
Para os funcionários de ensino superior incompleto, tanto das associadas quanto das não associadas, a faixa salarial é entre R$ 700,00 e R$ 1000,00. Já para funcionários com ensino superior completo, as empresas associadas à ABEMO costumam pagar um salário maior - na faixa de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 enquanto as não associadas, que, em sua maioria, pagam salários entre R$ 700,00 e R$ 1000,00. Dentre os funcionários com ensino superior completo, a maioria é formado em jornalismo. Uma outra grande parcela dos entrevistados respondeu a área de formação como comunicação. Como jornalismo é um domínio dentro de comunicação, verifica-se que este é o principal curso de formação deste profissional, com foco maior em jornalismo do que publicidade. Conclusão
203
Comentários Finais Conclusão Dados Financeiros
Como as faixas são largas devido ao sigilo do faturamento, não podemos concluir muito sobre a relação numero de funcionários, faturamento e ano de criação da empresa. Isso porque mesmo que mais funcionários possam significar mais encargos e menor lucro, não podemos afirmar isso sem os dados financeiros das empresas e sem a certeza do número do faturamento, afinal de 100k a 500k há muita diferença, assim como as demais faixas de faturamento. Vimos que o maior índice do faturamento das associadas, nos 3 anos, se concentra na região Sudeste. É possível que o mercado do Sudeste já esteja saturado e que a ABEMO verifique outras regiões que possam focar, ou até mesmo captar novos associados do Sudeste, visto que é a região de maior porte das empresas, tanto das associadas quanto das não associadas. Pela comparação de ano a ano das associadas com as não associadas é evidente que as associadas faturam mais do que as não associadas (na amostra analisada). Dentre as respondentes, 15 das 26 associadas irão faturar em 2011 entre a faixa de 500k e 3kk, enquanto 9 das 11 não associadas irão faturar menos que 1kk. As empresas associadas do Sul faturam menos do que as não associadas, o que demonstra uma oportunidade para ABEMO em prospectar novos membros nesta região. Conclusão
204
Comentários Finais Conclusão Forças, Dificuldades e Oportunidades
Enquanto as empresas associadas, em geral, são mais focadas na qualidade do atendimento, empresas não-associadas acreditam que seu maior diferencial é a qualidade do serviço oferecido. Sendo qualidade uma característica muito importante em qualquer empresa, é necessário que as empresas associadas à Abemo foquem mais em melhorar a qualidade de seus serviços sem baixar a qualidade no atendimento. Não há muita diferença entre empresas associadas e não associadas em relação a oportunidades de mercado. Ambas vêem oportunidade em melhorar a divulgação e, visto que a maior parte da divulgação dessas empresas é feita por boca-a-boca, surge como oportunidade a avaliação de se divulgar em outras mídias. Caso o custo-benefício valha a pena, se tornará mais uma maneira de se diferenciar do mercado. Conclusão
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Leila Beatriz Magalhães
Obrigado Leila Beatriz Magalhães Gabriella Dourado Bruno Ribeiro Eduardo Mesquita Conclusão
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