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Introdução à Administração

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Apresentação em tema: "Introdução à Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Administração
MARKETING O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 24/04/2019 1

2 Conteúdo da Seção Administração de Marketing
O Marketing e as Organizações Comportamento do Consumidor Segmentação e Posicionamento de Marketing Mix de Marketing Administrando os Clientes Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce alguns aspectos da administração de marketing nas organizações. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplo e aplicações. 24/04/2019 2 2

3 Objetivos de Aprendizagem
Descrever a evolução histórica do marketing enquanto disciplina e prática; Compreender a administração de marketing como um conjunto de atividades interligadas; Compreender os fundamentos do comportamento do consumidor e destacar a sua importância; Descrever os quatro elementos do mix de marketing e a sua função no processo de administração de marketing; Analisar a transição que se vem operando rumo ao marketing de relacionamento. 24/04/2019 3

4 O Conceito de Marketing
Marketing refere-se ao conjunto de atividades desenvolvidas por uma organização para criar e trocar valor com os clientes, e com isso, atingir os objetivos organizacionais. O Marketing possui três eixos de ação: O foco na satisfação do cliente; A integração de todas as atividades da organização na satisfação do cliente; A realização dos objetivos da organização (conseqüência da satisfação dos clientes). 24/04/2019 4

5 Uma Visão Histórica da Administração de Marketing
24/04/2019 5

6 O Processo de Administração de Marketing
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7 Comportamento do Consumidor
O comportamento do consumidor consiste no conjunto de atividades físicas, cognitivas e emocionais envolvidas na obtenção e consumo de produtos e serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem estas ações. O comportamento do consumidor é influenciado por: Fatores de natureza cultural; Fatores de natureza social; Fatores de natureza pessoal; Fatores de natureza psicológica. 24/04/2019 7

8 Segmentação de Mercado
A segmentação de mercado consiste na divisão do mercado em grupos de potenciais consumidores com características, comportamentos e necessidades distintas. As empresas podem utilizar diferentes formas de segmentação de mercado: Geográfica; Demográfica; Psicográfica; Comportamental. 24/04/2019 8

9 Seleção do Mercado-Alvo
A seleção do mercado-alvo envolve a avaliação da atratividade de cada segmento de mercado e a escolha daquele ou daqueles segmentos que a organização procurará servir. 24/04/2019 9

10 Posicionamento de Marketing
Depois de segmentar o mercado e selecionar o mercado- alvo que pretende servir, a organização começa a definir a oferta com que pretende servir o mercado. O posicionamento é o modo como a oferta da organização se diferencia perante o seu consumidor relativamente aos seus concorrentes. As formas que uma organização dispõe para posicionar a sua oferta são: Por atributo; Por benefício; Por ocasião de uso; Por tipo de usuário. 24/04/2019 10

11 Mix de Marketing Os esforços de marketing de uma organização consistem no conjunto de ações com o objetivo de criar valor para os seus consumidores, dos quais se destacam: Desenvolver um produto que satisfaça as necessidades dos consumidores; Escolher o sistema de distribuição que permita que esse produto fique acessível ao consumidor; Desenvolver uma campanha de comunicação que transmita o valor do produto ao consumidor; Definir uma política de preço que incentive o consumidor a comprar o produto e a empresa a vender. 24/04/2019 11

12 Produto O produto pode ser definido como qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer um desejo ou necessidade. Os benefícios do produto podem ser divididos em três categorias: Funcionais; Sociais; Psicológicas. 24/04/2019 12 12

13 Desenvolvimento de Novos Produtos
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14 Ciclo de Vida do Produto
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15 Distribuição A distribuição diz respeito à concepção e gestão dos canais através dos quais a organização e os seus produtos chegam ao mercado. As organizações podem optar por: Vendedores, representantes ou consultores; Lojas e sucursais próprias da organização; Venda online via site da organização; Rede de franqueados; Varejistas. 24/04/2019 15 15

16 Funções dos Canais de Distribuição
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17 Comunicação e Promoção
A comunicação pode ser definida como o conjunto de sinais que a organização emite para o seu mercado-alvo. 24/04/2019 17

18 Ferramentas de Comunicação
Publicidade Promoção de vendas Venda direta Relações públicas Comunicação informal 24/04/2019 18 18

19 Estabelecimento de Preço
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20 Gerenciamento do Preço
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21 Administrando os Clientes
O marketing de relacionamento consiste no processo de identificar, estabelecer e manter relações duradouras e lucrativas com os clientes. Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente ou CRM (Customer Relationship Management) é o processo estratégico de modelagem das interações entre os clientes e a organização de forma a maximizar simultaneamente o valor econômico do cliente para a organização e a satisfação do cliente. 24/04/2019 21

22 Benefícios da Administração das Relações com os Clientes
Consumidores leais tendem a repetir a compra e a pagar preços premium pelo produto. Clientes fidelizados são mais baratos de servir. Clientes satisfeitos fazem uma publicidade gratuita junto de outros consumidores. Além de gerarem mais receitas para a organização, estes clientes resistem com mais facilidade às investidas de concorrentes e às opiniões de especialistas. Por último, clientes satisfeitos e leais criam um bom ambiente de trabalho, aumentando a motivação e lealdade dos próprios trabalhadores da organização. 24/04/2019 22

23 Marketing como processo gerencial
4Ps 4Cs Produto Cliente (solução para o) Preço Custo (para o cliente) Praça Conveniência Promoção Comunicação Fonte: Kotler e Keller (2006) 24/04/2019

24 Os 4 A’s Interação da empresa com o meio ambiente e avalia os resultados das ações de marketing. Análise: Utiliza instrumentos para conhecer o mercado para munir a empresa de informações que se tome decisões mais assertivas. Adaptação: processo de adequação do mix de produtos da empresa às necessidades e desejos identificados na análise. 24/04/2019

25 Os 4 A’s Ativação: distribuição, logística, a força de vendas e o composto de comunicação de marketing. Avaliação: controle do esforço da gestão de marketing. 24/04/2019

26 Desafios do marketing no novo milênio
Tecnologias de conexão (internet, banco de dados, telefonia celular, tv interativa) Conexões com os Clientes (marketing one to one, clientes de valor) Desafios... Conexões com os parceiros de marketing (interno e externo) Conexões com o mundo ao nosso redor (globalização, responsabilidade ambiental e social) 24/04/2019

27 Bibliografia Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, – Capítulo 10. 24/04/2019 27


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