A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGÍSTICA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGÍSTICA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
AULA 1 Prof. Welington Aleixo. 1

2 Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 1

3 LOGÍSTICA PALAVRA DE ORIGEM FRANCESA , TEM O SIGNIFICADO DO AMPLO DE
“SUPRIR , ABASTECER” E SUA DERIVAÇÃO GEROU A PALAVRA “LOGISTIQUE” , FRANCES. #Wellingtonaulas

4 LOGÍSTICA NAS EMPRESAS AO EMPREGAR ALGUNS CONCEITOS LOGÍSTICOS
A EMPRESA TEM : Condições de dimensionar melhor seus estoques. Domínio total dos seus negócios. Como desenvolver clientes. Como oferecer melhores serviços. #Wellingtonaulas

5 LOGÍSTICA NAS EMPRESAS
SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA UMA EMPRESA PARA UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA RELAÇÕES ENTRE MUITAS EMPRESAS . #Wellingtonaulas

6 Incremento no desempenho baseado no tempo.
LOGÍSTICA NAS EMPRESAS PROPORCIONA: Incremento no desempenho baseado no tempo. O crescimento da demanda será substituído pela aceleração no fluxo dentro das atuais estruturas da cadeia de abastecimento . #Wellingtonaulas

7 POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA :
LOGÍSTICA POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA : Eliminação de desperdícios. Redução de custos. Otimização dos processos de compra. Produção e distribuição de mercadorias. Influencia cada uma das etapas ao longo da cadeia produtiva.

8 Métodos para melhoria do gerenciamento de estoques e frota.
LOGÍSTICA Métodos para melhoria do gerenciamento de estoques e frota. Planejamento Programação e Controle da Produção. Metodologias de separação e expedição de produtos.

9 e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis
CONCEITO DE LOGÍSTICA É uma evolução do planejamento e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis para alocar tropas nas frentes de batalha e supri-las de armazenamentos, munições e alimentos.

10 o produto adequado, na hora certa,
LOGÍSTICA - DEFINIÇÃO AMPLIADA É o método para colocar o produto adequado, na hora certa, na quantidade exata, no lugar correto, ao menor custo possível.

11 LOGÍSTICA O termo LOGÍSTICA começou a ser utilizado
por empresas de países tecnologicamente avançados em meados do século XX .

12 LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
ACERTO DE USO : O fato de NOÉ ter tido que terminar de construir a ARCA antes do dilúvio começar e , ao mesmo tempo , conseguir reunir animais de diferentes lugares.

13 LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
ACERTO NO USO : CRISTÓVÃO COLOMBO e CABRAL precisaram dimensionar a quantidade exata de víveres e o tamanho das tripulações para viagens que durariam meses , sem possibilidade de reabastecimento , ao longo desse tempo. MARCILIO CUNHA

14 LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
GRAVE ERRO LOGÍSTICO : NAPOLEÃO , ao contar com o reabastecimento das tropas pelo espólios conseguidos durante a invasão à RUSSIA, ele acabou vendo seus exércitos derrotados pela fome e pelo frio. As provisões foram queimadas pelos russos , que abandonavam os campos invadidos antes que os soldados invasores chegassem.

15 LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS
Todos esses eventos tem em comum: A gestão de recursos finitos. Limites escassos de tempo. Estrutura complexas. Soluções simples. IL 30/01 ATÉ AQUI #Wellingtonaulas

16 a inexistência da hipótese de uma segunda tentativa.
LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS Fatores determinantes: a impossibilidade de erro. a inexistência da hipótese de uma segunda tentativa.

17 LOGISTIQUE SIGNIFICAVA O CONJUNTO DE AÇÕES E OPERAÇÕES NECESSÁRIAS AO ABASTECIMENTO DE TROPAS. PARTE INTEGRANTE DA ARTE MILITAR , JUNTO COM A “TÁTICA” E A “ESTRATÉGIA”. #Wellingtonaulas

18 LOGÍSTICA Em inglês : LOGISTICS
Teve um desenvolvimento extraordinário através das forças aliadas. . Mobilizaram cientistas e pesquisadores das Universidades. . Desenvolvimento de modelos matemáticos complexos otimizando o sistema de produção e abastecimento de armazenamento. #Wellingtonaulas

19 LOGÍSTICA AO FINAL DA GUERRA
DÉCADA DE 50 NOS EUA : Expansão empresarial com a explosão mercadológica. Necessidade de novas técnicas de marketing e distribuição. Consolidação do varejo com muitas redes como J. C. PENNEY , SEARS , K-MART , sendo modelos para outros países. #Wellingtonaulas

20 ORIENTADA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS PELO SETOR DE MARKETING.
LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 60 ORIENTADA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS PELO SETOR DE MARKETING. UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E FERROVIÁRIO. MARCILIO CUNHA

21 “É a parcela do processo da cadeia de suprimento que
LOGÍSTICA “É a parcela do processo da cadeia de suprimento que PLANEJA, IMPLANTA e CONTROLA o fluxo consciente e eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo , com o propósito de atender aos requisitos dos clientes”. Fonte :Concil of Logistics Management- 2001 MARCILIO CUNHA

22 Pode ser segmentada em duas grandes áreas :
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Pode ser segmentada em duas grandes áreas : ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS DISTRIBUIÇÃO FÍSICA #Wellingtonaulas

23 ATIVIDADES LOGÍSTICAS
PRIMÁRIAS : TRANSPORTES. MANUTENÇÃO DE ESTOQUES. PROCESSAMENTOS DE PEDIDOS. MARCILIO CUNHA

24 ATIVIDADES LOGÍSTICAS
SECUNDÁRIAS : # ARMAZENAGEM . # MANUSEIO DE MATERIAIS . # EMBALAGEM DE PROTEÇÃO . # OBTENÇÃO DE MATERIAIS . # PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO. # MANUTENÇÃO DE INFORMAÇÃO. #Wellingtonaulas

25 LOGÍSTICA Envolve estratégias e todas as operações relacionadas a :
# Gestão de materiais e mercadorias. # Planejamento e Controle de Produção. # Movimentação de Materiais. # Embalagem. # Armazenagem e Expedição. # Distribuição Física. # Transporte # Sistemas de Informação. #Wellingtonaulas

26 Definir Foco. Selecionar o Alvo. Concentrar Forças. LOGÍSTICA APLICADA
Maximizar Posicionamento Competitivo : Definir Foco. Selecionar o Alvo. Concentrar Forças. MARCILIO CUNHA

27 Planejamento, Organização e Controle
LOGÍSTICA APLICADA Planejamento, Organização e Controle do conjunto de atividades de movimento e armazenamento que facilitam o fluxo de materiais e produtos desde dos fornecedores ao cliente ou ao consumidor, para satisfazer a demanda ao menor custo incluídos os fluxos de informação e controle. #Wellingtonaulas

28 LOGÍSTICA NAS EMPRESAS
Porque as empresas necessitam da Logística ? # Devido a maior competitividade global. # Escassez da matéria-prima. # Falta mão de obra qualificada. # Ineficiência na distribuição. # Necessidade de uma maior ocupação do mercado. ? MARCILIO CUNHA

29 INCREMENTO DOS CUSTOS ASSOCIADOS À SUAS
PRINCIPAL PROBLEMA DA LOGÍSTICA INCREMENTO DOS CUSTOS ASSOCIADOS À SUAS ATIVIDADES , QUE PODERÁ SER SOLUCIONADO ATRAVÉS DO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DAS ORGANIZAÇÕES CLIENTES. #Wellingtonaulas

30 “As empresas operam dentro de um ambiente que muda
COMENTÁRIO SOBRE LOGÍSTICA “As empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devido aos avanços tecnológicos, às alterações na economia e na legislação, e a disponibilidade de recursos. Portanto, a filosofia da Administração se altera com o tempo , de forma a se adaptar as novas exigências de desempenho para as empresas. A logística, assim representa uma nova visão empresarial. Uma nova ordem das coisas”. Ronald H. Ballou

31 OPÇÕES DO SISTEMA LOGÍSTICO
Fatores na distribuição: Número e localização de depósitos e armazéns. A localização geográfica dos mercados. Quantidade e tipos de produtos em linha comercialização. Número, tamanho e localização das unidades fabris. Disposição do produto em estoque. A frequência de compra pelos clientes. MARCILIO CUNHA

32 # O reabastecimento do mercado consumidor
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 # O reabastecimento do mercado consumidor está baseado nas compras efetivas do consumidor, sendo mais rápido e flexível flexível em função de uma combinação de práticas operacionais na logística. #Wellingtonaulas

33 Orientada para o aumento do valor agregado
LOGíSTICA NOS ANOS 2000 IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA : Orientada para o aumento do valor agregado em logística, que indica como as ferramentas logísticas são capazes de agregar valor ao negócio.

34 Incremento tanto nas entregas de cargas fracionadas, como
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 CUSTOMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO: Incremento tanto nas entregas de cargas fracionadas, como nas cargas paletizadas. As empresas irão solicitar pedidos mais frequentemente, em quantidades menores e um maior número de ítens. #Wellingtonaulas

35 A necessidade de sincronizar o abastecimento de produtos
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 ABASTECIMENTO A necessidade de sincronizar o abastecimento de produtos o mais próximo da demanda real do cliente será um dos fatores críticos. MARCILIO CUNHA

36 # Baseada em custo e serviço. # Qualidade tanto do produto , como no
LOGÍSTICA VANTAGEM COMPETITIVA SUTENTÁVEL # Baseada em custo e serviço. # Qualidade tanto do produto , como no atendimento ao cliente, continuará a sendo pré – requisito. # Gerenciamento orientado para o fluxo de materiais e informações globais , e não para os indicadores operacionais locais. MARCILIO CUNHA


Carregar ppt "LOGÍSTICA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google