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RELAÇÃO ENTRE MOBILIDADE URBANA E SEGURANÇA VIÁRIA

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Apresentação em tema: "RELAÇÃO ENTRE MOBILIDADE URBANA E SEGURANÇA VIÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÃO ENTRE MOBILIDADE URBANA E SEGURANÇA VIÁRIA
Ana Carolina Oliveira Prado Claudinei Moreira Diniz Archimedes Azevedo Raia Junior

2 INTRODUÇÃO Crescimento das cidades e necessidade de locomoção da população Falha na infraestrutura das cidades em crescimento Necessidades da população não conseguem ser supridas Aumento do índice de motorização em países emergentes Aumento da exposição ao risco e dos acidentes de trânsito Aproximadamente 1,3 milhão de mortes ao ano Gestão de mobilidade e segurança viária

3 OBJETIVO Verificar a relação entre os impactos causados na segurança viária e na mobilidade urbana brasileira devido ao aumento da utilização do modo de transporte motorizado individual, no Brasil, no período de 2006 a

4 MÉTODO DE ANÁLISE Dividido em 4 etapas:
Levantamento de dados sobre a frota brasileira – 2006 a 2014 Levantamento do índice de mobilidade (IM) no Brasil – 2006 a 2014 Levantamento das mortes por acidentes de trânsito – 2006 a 2014 Analise estatística dos dados levantados

5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Aumento da frota x redução da utilização de transporte público Aumento de congestionamentos Interações entre os usuários: conflitos de tráfego Acidentes de trânsito e suas consequências Usuários do sistema de trânsito mais afetados por acidentes Custos dos acidentes de trânsito no Brasil

6 Tabela 1. Frota de veículos brasileiros entre os anos 2006 e 2014.
RESULTADOS Tabela 1. Frota de veículos brasileiros entre os anos 2006 e 2014. Fonte: Adaptado de DENATRAN e ANTP (2018).

7 Tabela 2. Valores do IM segundo os modos (em viagem/dia).
RESULTADOS Tabela 2. Valores do IM segundo os modos (em viagem/dia). Fonte: Adaptado de ANTP (2018).

8 Fonte: Adaptado de DATASUS (2018).
RESULTADOS Tabela 3. Mortes por acidentes de trânsito entre 2006 e 2014 – grupos V01 a V49. Fonte: Adaptado de DATASUS (2018).

9 RESULTADOS A frota apresentou um aumento linear ao longo do período estudado, enquanto os outros fatores demonstraram oscilações no mesmo período Relação direta entre índice de mobilidade e mortes por acidentes de trânsito Diferença de média estatisticamente significante entre os grupos que compõe o índice Relação entre o aumento das mortes em 2014 e aumento do IM para o grupo de usuários não motorizados O teste de correlação de Pearson apresentou forte correlação positiva entre os dois fatores (R=0,72)

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS Notou-se a forte relação em os impactos causados na segurança viária e mobilidade urbana brasileira pelo aumento da quantidade de viagens realizadas pelos usuários entre 2006 e 2014 Nas análises envolvendo o índice de mobilidade e índices de mortes no trânsito, foi possível observar um aumento das mortes a medida em que o índice de mobilidade o aumentava Por fim, os resultados encontrados neste estudo se mostraram relevantes para o entendimento e quantificação da relação entre o aumento do uso de automóveis motorizados individuais e a segurança viária brasileira

11 REFERÊNCIAS ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos. Sistema de Informação da Mobilidade Urbana. São Paulo/SP, Brasil, Disponível em: < mobilidade/apresentacao.html>. Acesso em: 21 de set 2018. BRASIL. Ministério da Saúde. MS/SVS/CGIAE/SIM. Óbito por causas externas – Brasil Disponível em:< Acesso em: 21 set DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito. Frota de Veículos. Brasília/DF, Brasil, Disponível em: < frota-veiculos>. Acesso em: 21 de set 2018.


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