A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vidrarias. Sumário Intrudução Os laboratórios, tanto de Química quanto de Física e Biologia, fazem uso de vários instrumentos, são chamados de equipamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vidrarias. Sumário Intrudução Os laboratórios, tanto de Química quanto de Física e Biologia, fazem uso de vários instrumentos, são chamados de equipamentos."— Transcrição da apresentação:

1 Vidrarias

2 Sumário

3 Intrudução Os laboratórios, tanto de Química quanto de Física e Biologia, fazem uso de vários instrumentos, são chamados de equipamentos e vidrarias de laboratório. As vidrarias de laboratório São em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, as vidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.

4 Mas para realizar esse trabalho de modo eficaz, os cientistas dependem cada vez mais da construção de aparelhos e equipamentos que tenham a maior precisão possível. Entre esses equipamentos, os mais usados pelos químicos são as vidrarias, que recebem esse nome exatamente porque são feitas de vidro temperado, dessa forma aguentam temperaturas muito elevadas. Cada vidraria é usada com uma finalidade específica. Já os mais estreitos, como as pipetas e os balões volumétricos, identificam facilmente a variação de pequenas gotas no volume do recipiente, sendo, portanto, mais precisos.

5

6

7 AS DESIGNAÇÕES DOS NOMES DE ALGUMAS VIDRARIAS Béquer Porto e Vanin explicam que "copo de Becker" tem atribuição errônea ao químico e economista John J. Becher. O correto é que a palavra béquer está relacionada à bicarius no latim medieval, que significa copo. Hoje seu formato difere de um copo pela presença de um bico para realizar transferência de líquidos com mais facilidade, além de ter paredes paralelas, perpendiculares ao fundo que normalmente é plano. Mas mesmo este instrumento pode receber uma denominação relacionada a algum cientista: se for o béquer de forma alta, pode ser chamado de copo de Berzélius e, se for de forma baixa, copo de Griffin, ambos em homenagem aos cientistas que os criaram. Neste instrumento são colocados compostos para serem aquecidos, dissolvidos ou reagidos. Para atender essa diversidade de aplicações, hoje é possível encontrar béqueres feitos com diferentes materiais, como vidro refratário ou polietileno e polipropileno, e com diversas capacidades, desde poucos mililitros até dezenas de litros. Um erro bastante comum de iniciantes em atividades experimentais é a utilização do béquer como instrumento de medida de volume. É importante discutir com os alunos a questão da precisão em medidas volumétricas, mostrando que a escala que muitos béqueres apresentam é apenas uma indicação de capacidade do instrumento. Erlenmeyer O erlenmeyer tem nome referenciado ao sobrenome do seu criador, o químico alemão Richard August Carl Emil Erlenmeyer (1825-1909. Era filho de um pastor evangélico e desde a adolescência queria ser médico. Porém, com as palestras de Liebeg (cientista alemão considerado o pai da química orgânica), ficou tão encantado que trocou a medicina pela química.O desenho do instrumento foi feito pela primeira vez pelo cientista em 1850, mas somente em 1860 publicou um artigo sobre o equipamento, embora naquele momento já estivesse sendo produzido e vendido.O cientista foi o primeiro a enunciar que o carbono poderia fazer ligação simples, dupla e tripla.

8 Balão Kitasato Pode ser chamado de Balão Kitasato ou mais simplesmente Kitassato ou Kitasato. É constituído de um vidro espesso e possui duas saídas. Esta peça deve o seu nome em homeangem a Shibasaburo Kitasato (1852-1931, físico e médico japonês. Foi um dos cientistas japoneses mais prestigiados devido às suas importantes contribuições no desenvolvimento científico: descobriu uma antitoxina para combater a bactéria que causa o tétano.

9 Conclusão Conclui-se que vidrarias são objetos delicados, usados por químicos, precisam de cuidadosespeciais no manuseio, movimentos delicados, para não haver quebras de recipientes. Sãofeitos de vidros temperados, desta forma alguns aguentam temperaturas elevadas. Todos têmsuas finalidades, os mais estreitos são de extrema precisão pela dosagem ser pequenas gotasdentro do recipiente. Vidrarias são usadas com auxilio de vários outros equipamentos, quetodos juntos se resumem em um experimento final, uma reação química ou "Conclui-se, através deste trabalho, que as vidrarias são objetos imprescindíveis para o funcionamento de qualquer laboratório, e que estas devem estar sempre limpas e isentas de contaminantes. E no caso específico das vidrarias de precisão, ter suas graduações calibradas corretamente. O técnico precisa confiar na calibração das vidrarias, pq a calibração também é um ítem imprescindível da qualidade e da obtenção de resultados."

10 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_art text&pid= 26/05/2019 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_art text&pid= http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/vidr arias-de-laboratorio-2/ 26/05/2019 http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/vidr arias-de-laboratorio-2/


Carregar ppt "Vidrarias. Sumário Intrudução Os laboratórios, tanto de Química quanto de Física e Biologia, fazem uso de vários instrumentos, são chamados de equipamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google