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AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.

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Apresentação em tema: "AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu."— Transcrição da apresentação:

1 AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu

2 KARL MARX – 1818-1883 Análise dos indivíduos no contexto social. Entre os homens e os animais não existe apenas diferença biológica – cultura – construção da sua própria história. Ideia de indivíduo isolado – sociedade capitalista. As relações sociais não acontecem apenas entre indivíduos, mas também entre classes e essas condições são definidas pelo Estado, por meio de leis, tribunais ou polícia.

3 O foco da teoria de Marx está nas classes sociais – a luta de classes é o motor da história. O homem constrói sua história condicionado pelo meio em que vive e na busca de satisfazer as suas necessidades materiais e imateriais. Não é idêntica a uma ação homogênea, isto é, não é orientada pela ação dos demais, mas pela necessidade; Não é idêntica a uma ação influenciada, isto é quando agimos porque os outros também agem assim.

4 ÉMILE DURKHEIM - 1858-1917 A sociedade prevalece sobre o indivíduo. Consciência coletiva – conjunto de regras, normas, leis que regem o agir das pessoas. As instituições sociais congregam os elementos essenciais da sociedade, dando- lhe sustentação e permanência. A educação é veículo de transmissão e herança dos valores.

5 Anomia: ausência ou insuficiência de normatização das relações sociais. Patologia social: quando aquilo que não é normal acontecer na sociedade passa a acontecer frequentemente a ponto de se considerar normal. Coerção social: é a força que a sociedade exerce sobre o indivíduo.

6 MAX WEBER - 1864 - 1920 Sua preocupação central era compreender o indivíduo e suas ações. Conceito básico é a ação social, compreendida como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros.

7 Os indivíduos agem socialmente em quatro grandes maneiras. - Ação tradicional: por costume ou tradição da família ou grupo social. - Ação afetiva: tem por fundamentos os sentimentos de qualquer ordem. - Ação racional com relação a valores: fundada em convicções sem levar em conta as consequências previsíveis. - Ação racional com relação a fins: fundamenta-se numa avaliação da relação entre meios e fins.

8 Essas ações são tipos ideais, pois servem para o sociólogo analisar a realidade. Para Durkheim, as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados, e, com base no que traz dentro de si, o indivíduo escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam ou seja, agem com sentido e numa perspectiva de reciprocidade.

9 NORBERT ELIAS – 1897-1990 É nas relações sociais e por meio delas, que o indivíduo pode possuir características humanas como falar, pensar e amar, conforme ele escreveu em sua obra “A sociedade dos indivíduos”. Para superar a dicotomia entre indivíduo e sociedade, ele criou o conceito de configuração entendida como um padrão de comportamento, ou seja, como num jogo, tudo deve ser entendido com o contexto, pois se não perde-se a dinâmica da realidade e o poder do entendimento.

10 Há uma relação de interdependência entre as pessoas, em que ele utiliza a expressão sociedade dos indivíduos,realçando a unidade e não a divisão. O conceito de habitus: é visto como uma segunda natureza, como um saber social incorporado durante nossa vida em sociedade

11 PIERRE BOURDIEU Preocupação em ligar o indivíduo à sociedade. O habitus se apresenta como social e individual ao mesmo tempo, e refere-se tanto ao grupo quanto a uma classe e, obrigatoriamente, também ao indivíduo.

12 Seu conceito de habitus articula práticas cotidianas com condições de classe de determinada sociedade, fundindo condições objetivas com subjetivas. O habitus é estruturado por meio das instituições de socialização dos agentes e é aí que a ênfase na análise do habitus deve ser colocada, pois são essas primeiras categorias e valores que orientam a prática futura dos indivíduos.

13 Segundo Bourdieu, o habitus pode ser primário, originado na família, mais duradouro e secundário que se forma em contado com outros grupos ou pessoas. Assim, o indivíduo vai construindo seu habitus individual conforme agrega experiências continuamente.


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