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Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente

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Apresentação em tema: "Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente"— Transcrição da apresentação:

1 Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva Curitiba, 18 de julho de 2018. Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente para Conselheiros de Saúde Rosalina Batista Joelma Carvalho Carolina Bocchi Maia

2 Educação não transforma o mundo...
Educação transforma pessoas... Pessoas transformam o mundo... (PAULO FREIRE)

3 Objetivos do Mini Curso
Estimular a reflexão crítica sobre a responsabilidade de cada segmento de Conselho em relação ao cumprimento das ações de EP, nos territórios de Saúde onde atuam; Refletir sobre pontos que facilitam e dificultam a realização de ações de Educação Permanente dos Conselheiros entre si e com a população; Definir estratégias de Educação Permanente dos Conselheiros para fortalecer as ações participação no Controle Social.

4 Política Nacional de Educação Permanente
para o Controle Social no SUS. Eixos estruturantes participação social... (**) financiamento da participação e do controle social intersetorialidade... comunicação e a informação... legislação do SUS... (MS, 2006)

5 Cada vez mais temos MENOS...
4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva Cada vez mais temos MENOS... pessoas participando das mobilizações ... tempo para agir em defesa do SUS... Qual é o desafio atual dos Conselhos de Saúde em relação à Política de EP?

6 Atribuições dos Conselhos de Saúde
propositivo (aprovar o plano de saúde)... controlador (acompanhar e fiscalizar o fundo de saúde). Qual é a contribuição da Educação Permanente para o Controle Social do SUS?

7 Eu, Conselheiro (a) de Saúde,
e agora?

8 Conselheiro de Saúde no Conselho de Saúde
Qual a sua motivação? Sentimento de pertencimento? Envolvido ou comprometido? Necessidade de AUTOCONHECIMENTO...

9 Conselho de Saúde e o Conselheiro de Saúde
Acolhimento? Respeito e valorização? Ofertas de capacitação? Plano de Educação Permanente para o Controle Social do SUS.

10 Os Quatro pilares da educação
4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva Os Quatro pilares da educação aprender a CONHECER... aprender a FAZER... aprender a SER ... aprender a VIVER JUNTOS... (UNESCO, 1996) Qual a relação desses pilares com os Conselheiros de Saúde?

11 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva - 2018
Como o adulto aprende?

12 Imagine quanta troca de saberes...
Sobre que assunto (s) eles conversam? Imagine quanta troca de saberes...

13 ... é um caminho educacional que busca compreender o adulto”,
4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva Andragogia ... é um caminho educacional que busca compreender o adulto”, ou seja, “ensino para adultos”. (AMÉLIA HAMZE)

14 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva - 2018
O papel de cada segmento do Conselho no fortalecimento das ações de educação permanente...

15 Quem é o (a) Conselheiro (a) de Saúde?
Qual é o seu perfil? Quais as suas responsabilidades? E de necessidades de capacitação? O que o (a) move, sua motivação? As pessoas são únicas e diferentes...

16 As inteligentes pensam em como USAR o tempo. As pessoas comuns pensam
apenas como PASSAR o tempo. As inteligentes pensam em como USAR o tempo. (ARTUR SCHOPENHAUER)

17 Plano Estadual/Municipal de Saúde...
Quais as bases para definir o Plano de Educação Permanente do Conselho de Saúde? Plano Estadual/Municipal de Saúde... Planejamento estratégico do Conselho... Levantamento das necessidades de capacitação dos Conselheiros...... Recursos $$... Manter o mesmo foco Cenário atual...

18 Educação Permanente ... orientada para enriquecer a essência humana e suas subjetividades, em qualquer etapa da existência de todos os seres humanos e não somente de trabalhadores. É preciso considerar as dimensões Objetiva e Subjetiva das pessoas.

19 Qual a importância da escolha das metodologias educacionais
4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva Qual a importância da escolha das metodologias educacionais no processo formativo?

20 Ensinar não e transferir conhecimento,
mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção. (PAULO FREIRE)

21 Estimular a participação...
Metodologia educacional escolhida deve.. Estimular a participação... Respeitar as pessoas/singularidade... Valorizar a contribuição de cada pessoa... Ser coerente com o tema/tempo... Ter uma intencionalidade ... Ser aplicada corretamente: tradicional ou ativa ...

22 Desejo real para participar da transformação da realidade
Abertura para o novo Metodologias ativas de ensino- aprendizagem Emoção Maturidade Ambiente Autonomia Foco no educando Ação –reflexão-ação Desejo real para participar da transformação da realidade

23 Ciclo de motivação para a participação social.
4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva Ciclo de motivação para a participação social.

24 A democracia moderna encontra seu fundamento na ideia de que o CIDADÃO é a razão de ser de tudo.
1º) Cuida de si 2º) Cuida do outro 3º) Cuida da comunidade

25

26 Obrigada Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente para Conselheiros de Saúde Obrigada Rosalina Batista (43) Joelma Carvalho (43) Carolina Bocchi Maia (41)


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