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Orientações de estágio
Núcleo de Avaliação Institucional FEUSP Orientações de estágio
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Escolas como Instituição Social
Observar: as relações sociais – sociabilidades e instituições Definição de Instituição Social – as permanências A linguagem – a 1ª Instituição Social Quais as características permanentes da Instituição escola? A escola – o que você vê? O que anda nas bocas? Nas paredes e no terrório? Escolas – permanências e transformações Escola não é prédio! O prédio formata o espaço da escola. O espaço da escola é a rua, a cidade.
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Avaliação institucional
Cada escola é única! A avaliação institucional observa, avalia a possibilidade da escola ser única e significativa à comunidade e à educação pública! Documento central da escola – Projeto Político Pedagógico A observação do espaço e do tempo da escola e de seu território!
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Aavaliação institucional e suas dimensões -Consultar a História de Serena – PAVE
PROCESSOS AO NÍVEL DE SALA DE AULA: Relação Pedagógica (prof-aluno; aluno-aluno, aluno-prof); Relação Prof /Turma; Modos de trabalho pedagógico estratégias docentes (reflexão sobre lógica pedagógica – papel…; relações de poder – avaliação..., relações de saber, efeitos sociais…) PROCESSOS AO NÍVEL DE ESCOLA: Organização e Gestão escolar (lideranças…); Prestação do serviço educativo (geral); A escola como um local social (organização democrática da vida da escola – cantina, …) PROCESSOS AO NÍVEL DO TERRITÓRIO - Relações Inter- institucionais - (SAÚDE, CULTURA, ESPORTE E LAZER , TECIDO SOCIAL, ECONÓMICO, AS ASSOCIAÇÕES…) PROCESSO AO NIVEL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO TERRITÓRIO
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Objetivo do Estágio de 2019: PROCESSO AO NIVEL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO TERRITÓRIO
Foco no estudante e no território Revisão e aprofundamento do Projeto Político Pedagógico a partir dessa ênfase e dos conteúdos do curso de extensão: território; território e educação patrimonial; território e meio ambiente Contribuições para a escola: observação; associação; expressão – relatório na forma de um pequeno documentário ou um artigo.
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Fazer o caderno de campo!
Registrar cada atividade realizada, com espaço de margem suficiente para futuras categorização! Construir uma rede de sociabilidade entre os estagiários da mesma escola e da mesma licenciatura! Trocar s e pontos/locais para bater um papo! Informar-se na semana de 2 a 6 de abril o nome e a data da primeira reunião com o bolsista-monitor, para definição da agenda de apoio e plantões! Locais na Feusp: Sala da Sonia – plantões Bl A – n, 212
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Consultar nai-feusp-folder-com-proposta-completa
proposta-completa.pdf - ver especialmente os conceitos e a bibliografia! Documentos do NAI, inclusive PPP das escolas: Confirmar o nome e o na lista – será liberado o drive com os documentos!
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