Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAndré Nespoli anespoli Alterado mais de 4 anos atrás
1
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
2
QUEM SÃO NOSSOS ALUNOS? Homo Sapiens? Homo “Zapiens”?
3
QUEM SÃO NOSSOS ALUNOS? Homo “Zapiens” Aqueles que aprendem brincando; Geração Multi-Tarefa Estudam; Escutam música; Falam ao telefone; Assistem TV; Conversas paralelas; Navegam pela internet....
4
E NÓS, QUE TIPO DE PROFESSORES SOMOS? Professor 1: Utiliza Estratégias Tradicionais Fundamentos (Princípios científicos e métodos analíticos) DeduçõesExemplos Lição de casa, trabalhos e projetos Professor 2: Utiliza Metodologias Ativas Desafios, Perguntas, Problemas, Estudos de Caso, Observações, Dados Define problemas e necessidades Ensino (princípios e métodos) Encontra e discute soluções Professor Aluno
5
Acadêmicos com diferentes interesses e habilidades; Dificuldade docente em atrair e manter a atenção dos universitários; Crescente falta de motivação dos alunos, com impactos sobre o desempenho e taxas de evasão; Os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem não conseguem atender as necessidades dos jovens. POR QUE FALAR DE METODOLOGIAS ATIVAS?
6
Uma ideia central das metodologias ativas: “No More Passive Students” “Estudantes Passivos, Nunca Mais” METODOLOGIAS ATIVAS: O QUE SÃO?
7
Qualquer processo através do qual o estudante deixa de ser figurante para ser o ator principal do seu processo de aprendizagem; Qualquer método instrucional que engaja os estudantes em seu processo de aprendizagem. METODOLOGIAS ATIVAS: O QUE SÃO?
8
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Seminários; Juri Simulado; Estudo Dirigido; Estudo de Caso. METODOLOGIAS ATIVAS: EXEMPLOS
9
Estratégias de ensino e aprendizagem Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem baseada em reflexão sobre a experiência Aprendizagem baseada em projetos Ensino com Pesquisa Apresentação de casos para ensino Mapas Conceituais Jogos pedagógicos E tantas outras estratégias que os professores irão desenvolver, testar e replicar METODOLOGIAS ATIVAS: O QUE TODAS ELAS TÊM EM COMUM?
11
Com o acompanhamento do professor, os estudantes realizam atividades intelectuais orientadas para a promoção da aprendizagem de conteúdos e para o exercício de técnicas de estudo que colaboram para o desenvolvimento de múltiplas habilidades (identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas), sempre respeitando o estilo e o ritmo de aprendizagem dos estudantes. ESTUDO DIRIGIDO: O QUE É?
12
Consolidação dos conhecimentos por meio de uma combinação da explicação do professor com a realização de exercícios; A busca de solução de problemas por meio de questões que os estudantes possam resolver criativamente e de forma independente. ESTUDO DIRIGIDO: BENEFÍCIOS
13
Pesquisas Bibliográficas: o professor orienta na seleção textos, eventualmente de materiais auxiliares, fazendo observações e intervenções oportunas na medida em que os estudantes evoluam no trabalho. ESTUDO DIRIGIDO: TIPOS E ETAPASDE ATIVIDADES
14
Compreensão e avaliação dos assuntos trabalhados: o professor orienta os estudantes quanto à melhor forma de estudar (ler, reconhecer a ideia principal, situar a base teórica explorada, identificar os argumentos utilizados pelo autor, elaborar esquemas, etc. ESTUDO DIRIGIDO: TIPOS E ETAPASDE ATIVIDADES
15
Tentativa de solução de uma situação: trabalho com situações- problema junto aos grupos de estudantes a fim de que busquem soluções para as questões propostas. ESTUDO DIRIGIDO: TIPOS E ETAPASDE ATIVIDADES
16
Escolher tarefas claras, compreensíveis e adequadas aos conhecimentos e capacidade do estudante; Assegurar condições do ambiente que favoreçam a realização das atividades envolvidas; Acompanhar de perto e às vezes individualmente as atividades realizadas pelos estudantes; Aproveitar o resultado das atividades para compartilhar com os demais estudantes da turma. ESTUDO DIRIGIDO: PAPEL DO PROFESSOR
17
Saber o que e como desenvolver as atividades requeridas; Dominar as técnicas do trabalho (saber buscar, utilizando-se de recursos variados, ler, resumir, expor os resultados, etc); Desenvolver atitudes de ajuda mútua, pedindo e recebendo auxílio não comente do professor, mas também dos colegas. ESTUDO DIRIGIDO: PAPEL DO ALUNO
19
COMO ELABORAR UM ESTUDO DIRIGIDO Planejamento o Escolha do tema o Domínio do tema proposto Estudo Dirigido o Escolha de metodologia ativa – Estudo Dirigido o Escolha do tipo de Estudo Dirigido Pesquisa Bibliográfica Compreensão e avaliação dos assuntos trabalhados Tentativa de solução de uma situação o Adequação do tempo disponível e nível da classe o Plano de trabalho claro, compreensível e com sequência lógica
20
COMO ELABORAR UM ESTUDO DIRIGIDO Execução o Direcionamento e suporte ao acadêmico o Motivação o Mediação e limitação de foco
21
COMO ELABORAR UM ESTUDO DIRIGIDO Avaliação o A motivação foi eficiente e adequada? o O material disponível foi suficiente para o trabalho? o O comportamento dos educandos quanto ao estudo e à disciplina foi satisfatório? o O professor prestou adequada assistência à todos os educandos? o A avaliação do trabalho realizado foi adequado? o O tempo disponibilizado foi suficiente para a execução do trabalho? o Terá havido aproveitamento para todos os educandos nos estudos efetuados?
22
PROPOSTA DE ESTUDO DIRIGIDO o Tema: Grupo 1 - Como solucionar o problema de professores que não estão preparados para aplicar metodologias ativas? Grupo 2 - Como preparar o aluno para ser partícipe na formação por meio de metodologias ativas? Grupo 3 - Quando, e em que casos, trabalhar com metodologias ativas? o Metodologia Ativa: o Estudo Dirigido o Tipo de Estudo Dirigido: o Tentativas de solução de uma situação problema o Tempo: Discussão: 20 minutos o Apresentação: 5 minutos (apenas um representante por grupo de trabalho.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.