A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ler/Dort Nas dorsalgias Consultoria: Amaro Lopes Araujo Ailton Santos de oliveira Cassiano Roberto Edenadir Valério Raiana Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ler/Dort Nas dorsalgias Consultoria: Amaro Lopes Araujo Ailton Santos de oliveira Cassiano Roberto Edenadir Valério Raiana Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Ler/Dort Nas dorsalgias Consultoria: Amaro Lopes Araujo Ailton Santos de oliveira Cassiano Roberto Edenadir Valério Raiana Silva

2 Introdução: A maioria das dores nas costas são causadas por intermédio da Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) também são frequentes. Os dois casos estão relacionados e consistem em doenças causadas por movimentos repetitivos e contínuos, que geram desgaste e lesões nos nervos, tendões e músculos.rLesão por Esforço Repetitivo Cerca de 80% a 90% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho notificadas nos últimos 10 anos no país são representados pelas LER/DORT, o que evidencia a gravidade e a abrangência do problema..

3 Doenças laborais mais frequentes apontadas pelo Ler/Dort! na região das costas Entre as muitas doenças laborais A “dor nas costas” é a segunda causa mais frequente de faltas no trabalho e visitas aos consultórios. No Brasil é considerada a doença crônica mais comum, atingindo cerca de 36% da população, segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública;2010

4 Trajetória da curvatura

5 1. Problemas de coluna A má postura afeta toda a coluna, desde a parte cervical (região do pescoço), torácica (costas) até a região lombar (parte próxima dos quadris). A tensão e o estresse na musculatura podem causar graves dores e desconfortos. Existem três tipos de desvios posturais na coluna:  Cifose: aumento da curvatura da coluna torácica.  Lordose: acentuação da curvatura da coluna lombar.  Escoliose: presença de uma ou mais curvaturas na coluna em sentido lateral.

6 2. Cervicalgias Cervicalgia é uma dor localizada nas vértebras cervicais. Ela pode ser crônica(quando dura várias semanas) ou aguda (quando só dura alguns dias). A forma da cervicalgia aguda mais comum é a torcicolo. A coluna cervical é composta de sete vértebras, ligadas por músculos e ligamentos, que formam uma ponte óssea entre a cabeça e o tronco. Ela controla os movimentos da cabeça em relação ao tronco e assegura a sua sustentação. É a porção da coluna vertebral mais frágil. A cervicalgia é um problema frequente que afeta mais as mulheres do que os homens.

7 3. Lombalgias A lombalgia pode ser definida como uma dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos".lombalgia

8 4. Dorsalgias A dor nas costas, também conhecida como dorsalgia, é, hoje, um dos principais motivos de afastamento do trabalho. Sua causa pode ser desde um estresse até uma hérnia de disco. A dorsalgia é a síndrome clínica caracterizada por dor na região torácica posterior. A dor nessa região pode estar relacionada às estruturas ósseas A coluna vertebral é formada por 32 vértebras divididas por 7 vértebras cervicais (pescoço), 12 torácicas (meios das costas, região dorsal), 5 lombares (costas baixa), 5 sacrais e 3 coccix. 5 sacrais 3 coccix

9 Sintomas da dorsalgia I Dor nas costas pode vir de repente e durar menos de seis semanas (aguda), o que pode ser causado por uma queda ou trabalho pesado. Dor nas costas que dura mais de três meses (crônica) é menos comum que a dor aguda. Dor nas costas geralmente se desenvolve sem uma causa específica que seu médico pode identificar com um teste ou estudo de imagem e pode vir com os seguintes sintomas.

10 Sintomas da dorsalgia II  Estirpe muscular ou ligamentar. O trabalho pesado repetido ou um movimento súbito e desajeitado podem esticar os músculos das costas e os ligamentos da coluna vertebral.  Discos abaulamento ou ruptura. Discos agem como almofadas entre os ossos (vértebras) da coluna.  Artrite. A osteoartrite pode afetar a parte inferior das costas. Em alguns casos, a artrite na coluna pode levar a um estreitamento do espaço ao redor da medula espinhal, uma condição chamada estenose espinhal. Artritemedula espinhal  Irregularidades esqueléticas. Dor nas costas pode ocorrer se sua espinha se curva de forma anormal.  Osteoporose As vértebras da coluna podem desenvolver fraturas por compressão se os ossos se tornarem porosos e quebradiços. Osteoporose

11 Principais fatores ergonômicos ou de riscos que contribui para a dorsalgia  Movimentos repetitivos;  Posturas inadequadas;  Pressão psicológica;  Jornadas de trabalho prolongadas;  Iluminação inadequada.

12 Prevenção: Como contribuição, além da palestra apresentamos algumas medidas de Prevenção. Para prevenir as lesões por esforço repetitivo e os distúrbios osteomusculares principalmente nas costas. É preciso começar com algumas dicas:

13 Postura correta no ambiente de trabalho para evitar doenças laborais No escritório ou na loja comercial

14 Levantando peso

15 Atendendo o celular

16 Postura em pé Uma postura corporal ruim pode afetar funções como digestão, respiração, evacuação, músculos, articulações e ligamentos. Logo, a saúde geral pode ser comprometida por uma má postura corporal. Uma boa postura decorre da manutenção de três curvaturas normais da espinha. As curvas do pescoço (cervical), torácica (meio das costas) e lombar (parte inferior das costas) devem ser alinhadas e equilibradas.

17 Postura ao sentar-se

18 Postura ao andar e ao dormir

19 Atividade laborais para empresas Ginástica laboral preparatória Nessa etapa, alongam-se os músculos, aquecendo-os para as atividades pertinentes ao trabalho. Ginástica compensatória Ginástica de relaxamento

20 Obrigado!


Carregar ppt "Ler/Dort Nas dorsalgias Consultoria: Amaro Lopes Araujo Ailton Santos de oliveira Cassiano Roberto Edenadir Valério Raiana Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google