A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 12 (24/09/2009) Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - M. Weber: Educação e Burocracia; - John Dewey: Educação e Vida

4 Referência Bibliográfica:
CARVALHO, Alonso Bezerra de. Max Weber: Modernidade, Ciência e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, p

5 (Maximillian Carl Emil Weber)
Max Weber (Maximillian Carl Emil Weber) Alemão:

6 Preocupou-se em compreender as ações e os valores do homem moderno
Buscou o sentido, o significado e o papel que devemos cumprir em relação ao conhecimento e ao ensino; Qual o papel do professor moderno?

7 OBJETIVO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO: proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive à reflexão;
CONTEÚDO METODOLOGIA Ênfase à metodologia e a ética docente não partidária com ênfase à reflexão estudos distinguia as Ciências Naturais das Ciências Sociais;

8 Weber apontou que a tarefa do professor é a de servir os alunos apenas com o conhecimento e experiências e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais.

9 “A educação deve introduzir o espaço de libertação, rompendo com o determinismo inerente a qualquer situação objetiva.” Max Weber

10 Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952
John Dewey Filósofo e pedagogo norte-americano

11 ESCOLA NOVA A Educação não deveria se restringir ao ensino do conhecimento como algo acabado, mas tornar próprio o saber e a habilidade adquiridos pelo estudante à vida cidadã, tornando-o verdadeiro ser humano;

12 Dewey afirmava que a experiência (social, cultural, tecnológica, filosófica) poderia ser usada como valor de juízo da verdade; Dewey afirmava que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida;

13 Os interesses da criança deveriam ser trabalhados = significado na aprendizagem;
Valor às atividades manuais, à socialização, à autonomia e à democracia;

14 CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO:
- o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores; alunos e professores detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo; aprendizagem coletiva Produção do conhecimento

15 ESCOLA TRANSFORMADORA


Carregar ppt "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google