Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 12 (24/09/2009) Profª Ms.: Solange Brito
2
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
3
Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - M. Weber: Educação e Burocracia; - John Dewey: Educação e Vida
4
Referência Bibliográfica:
CARVALHO, Alonso Bezerra de. Max Weber: Modernidade, Ciência e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, p
5
(Maximillian Carl Emil Weber)
Max Weber (Maximillian Carl Emil Weber) Alemão:
6
Preocupou-se em compreender as ações e os valores do homem moderno
Buscou o sentido, o significado e o papel que devemos cumprir em relação ao conhecimento e ao ensino; Qual o papel do professor moderno?
7
OBJETIVO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO: proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive à reflexão;
CONTEÚDO METODOLOGIA Ênfase à metodologia e a ética docente não partidária com ênfase à reflexão estudos distinguia as Ciências Naturais das Ciências Sociais;
8
Weber apontou que a tarefa do professor é a de servir os alunos apenas com o conhecimento e experiências e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais.
9
“A educação deve introduzir o espaço de libertação, rompendo com o determinismo inerente a qualquer situação objetiva.” Max Weber
10
Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952
John Dewey Filósofo e pedagogo norte-americano
11
ESCOLA NOVA A Educação não deveria se restringir ao ensino do conhecimento como algo acabado, mas tornar próprio o saber e a habilidade adquiridos pelo estudante à vida cidadã, tornando-o verdadeiro ser humano;
12
Dewey afirmava que a experiência (social, cultural, tecnológica, filosófica) poderia ser usada como valor de juízo da verdade; Dewey afirmava que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida;
13
Os interesses da criança deveriam ser trabalhados = significado na aprendizagem;
Valor às atividades manuais, à socialização, à autonomia e à democracia;
14
CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO:
- o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores; alunos e professores detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo; aprendizagem coletiva Produção do conhecimento
15
ESCOLA TRANSFORMADORA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.