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RELAÇÕES INTERPESSOAIS
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RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
CONCEITO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS PERCEPÇÃO EMPATIA COMUNICAÇÃO
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está em constante transformação...
O mundo... está em constante transformação... e nós... como estamos??
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Imagine uma obra por inteiro a partir destes recortes
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Esta é a Obra por Inteiro
Cosimo Rosselli, Última Ceia COMO A OBRA, NÓS: Fragmentamos a história Perdemos a noção do real Rotulamos o ser Reduzimos nosso potencial Limitamos a vida
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RELAÇÕES INTERPESSOAIS
“ A amizade é a base na qual a consciência grupal é edificada e a cooperação é aprendida e praticada. O sucesso dos esforços de cooperação e consciência grupal depende da qualidade dos relacionamentos interpessoais.” Ao tentarmos compreender as relações interpessoais, devemos primeiro entender o mundo que nos rodeia e no impõe condições de vida e prática. As grandes dificuldades se baseiam em fatores que não parecem importantes mais transformam as nossas relações e as dos outros. A imagem atrás demonstra a nossa realidade diária e determina nossas atitudes, comportamentos e posicionamentos diários.
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CONCEITO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
é a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria , que precisa ser respeitada e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam o seu comportamento.
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CONCEITO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Podemos conceituar como uma disposição interior, uma aceitação do outro que transparece no modo de falar, de olhar, na postura e, sobretudo, na forma de agir adequadamente.
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Personalidade É o conjunto total de características que torna o indivíduo único e diferente dos outros. Revela-se através da conduta de uma pessoa e das relações dos demais perante essa conduta. Os fatores que determinam a personalidade são: herança biológica, o ambiente e a idade.
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Diferentes aspectos da personalidade
- aparência física; - capacidade intelectual; - emotividade; - qualidades sociais; - sistema de valores.
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Existem 4 aspectos da nossa vida que nos diferenciam
O aparato biológico As diferentes experiências de vida A herança sócio-cultural O momento presente: estado emocional, preocupações, saúde, etc.
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DIFERENÇAS INDIVIDUAIS Cada um de nós representa uma unidade
“Somos todos um – e contudo cada um de nós é uma entidade única, induplicavel”. Erich Fromm. Cada um de nós representa uma unidade Podemos apresentar algumas características comuns. (físicas, emocionais e sociais), mas temos outras diferenças
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EMPATIA A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar ao outro e a nós mesmos.
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EMPATIA Capacidade de se colocar no lugar do outro.
Ouvir de forma empática leva-o para dentro do conjunto de referências de outra pessoa. E se você olha a partir daí, vê o modo como ele enxerga o mundo, entende seu paradigma e entende como ele se sente.
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EMPATIA ...E quando estiveres perto Eu tomarei os meus olhos E os colocarei no lugar dos teus Tu tomarás os teus olhos E os colocarás no lugar dos meus Então eu lhe verei com os teus olhos E tu me verás com os meus EMPATIA (ADAPTAÇÃO) E quando estiveres perto Eu tomarei os meus olhos E os colocarei no lugar dos teus Tu tomarás os teus olhos E os colocarás no lugar dos meus Então eu lhe verei com os teus olhos E tu me verás com os meus
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E assim continuaremos Como que de mãos dadas E mesmo estando ausente Tua presença se fará sentir em mim E minha presença em ti E quando tiveres que tomar uma decisão Eu participarei contigo E tu estarás sempre comigo E assim continuaremos Somando multiplicando Crescendo! J. Moreno (adaptação)
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“ Aquele que consegue enxergar o outro à luz de si mesmo, não apenas pacifica conflitos mas acima de tudo se encontra”. Aniete Góes
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OUVIR COM EMPATIA Compreenda a outra pessoa;
Fique atento às pequenas coisas; Honre compromissos; Deixe as expectativas claras; Mostre integridade pessoal; Desculpe-se sempre que tiver de voltar atrás.
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“O mundo é um espelho e devolve a cada pessoa o reflexo do seu próprio rosto.”
William Makepeace.
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O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração.
A. Saint-Exupéry
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Tudo é o olhar... Não te amo mais Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre Tenho certeza que Nada foi em vão. Sinto dentro de mim que Você não significa nada Não poderia dizer jamais que Alimento um grande amor. Sinto cada vez mais que Já te esqueci! E jamais usarei a frase EU TE AMO! Sinto, mas tenho que dizer a verdade É tarde demais (Clarice Lispector)
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Todo ponto de vista é a vista de um ponto.
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Observar as coisas sob um novo olhar.
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PERCEPÇÃO “Percibere” significa “Apoderar-se de.. “
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“Nos primeiros milésimos de segundos de nossa percepção de alguma coisa,
não apenas compreendemos inconscientemente o que é, mas decidimos se gostamos ou não dela; o inconsciente cognitivo não apresenta a identidade do que vemos, mas uma opinião sobre o que vemos”. Daniel Goleman
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PERCEPÇÃO Nosso comportamento frente a outras pessoas e a maneira como conduzimos nosso relacionamento com elas é influenciado, ou condicionado, de forma significativa, pela maneira como as percebemos desde o primeiro contato.
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PERCEPÇÃO E AUTO-PERCEPÇÃO
PERCEBER É ADQUIRIR CONHECIMENTO ATRAVÉS DOS SENTIDOS, É ENTRAR EM CONTATO COM A REALIDADE E PODER CAPTÁ-LA E COMPREENDÊ-LA.
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PERCEPÇÃO Fatores que interferem na percepção
- Experiências passadas; - Diferenças individuais; - Estado emocional; - Falta de Interesse; - Preconceito.
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Condições que aumentam a precisão das percepções:
PERCEPÇÃO Condições que aumentam a precisão das percepções: - Auto-conhecimento; - Empatia Flexibilidade; Equilíbrio ou ajustamento interno; - Julgamento baseado em fatos.
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“Depois que a tecnologia inventou o telefone, a internet, fax, televisão e todos os meios de comunicação a longa distância, é que descobriu que o problema da comunicação era o de perto”. Millor Fernandes
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Os gestos, os sinais, a forma de andar, falar, de se comportar
Os gestos, os sinais, a forma de andar, falar, de se comportar...o que ele quer nos dizer?
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COMUNICAÇÃO É o processo de interação que resulta
na construção de um significado comum entre dois seres vivos. A linguagem apropriada facilita as relações. É mais produtivo ouvir do que falar. A objetividade facilita a obtenção do acordo.
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Comunicação É a chave para entender o outro.
Devemos adaptar nossa linguagem na forma que as pessoas entendam Devem ser claras e objetivas Preferencialmente acompanhadas de instruções escritas Certifique-se que entenderam sua mensagem. Pergunte se alguma coisa não ficou clara e se podem ajudar em mais alguma coisa
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A POSTURA CORPORAL FALA MAIS ALTO QUE A VOZ
PALAVRAS 7% 55% QUALIDADE VOCAL LINGUAGEM CORPORAL 38% (M. Argyle, em Britsh Journal of Social Clinic Psychology, Vol. 9 , 1970, pp )
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HÁBITOS PREJUDICIAIS NA COMUNICAÇÃO
FALAR ALTO DEMAIS FALAR BAIXO, DIFICULTANDO A RECEPÇÃO FALAR DEPRESSA DEMAIS, CANSANDO RAPIDAMENTE O OUVINTE FALAR COM PAUSAS ENORMES, MOTIVANDO O OUVINTE A AJUDÁ-LO A ACHAR A PALAVRA QUE NÃO CHEGA FALAR SEM FAZER PAUSAS, PERDENDO O FÔLEGO E CORTANDO PALAVRAS E FRASES FALAR COM MUITAS EXPRESSÕES COMO: NÉ? ENTENDEU? COMPREENDEU? SABE? FALAR MUITO PRÓXIMO DO ROSTO DAS PESSOAS.
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BARREIRAS A UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
DIFICULDADES DE EXPRESSÃO EXIBICIONISMO TOM DE VOZ OS GESTOS EXAGERADOS NAO SABER OUVIR SUPOSIÇÕES EXCESSO DE CURIOSIDADE FALTA DE INTERESSE PELO QUE O “OUTRO” ESTÁ FALANDO INTERRUPÇÃO EXCESSIVA A LINGUAGEM INADEQUADA PRECONCEITO ESTADO FISICO E EMOCIONAL INDISCRIÇÃO DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO
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As empresas podem comprar o trabalho e o suor dos
trabalhadores, mas não compram a motivação, o compromentimento e o amor pelo que fazem... Isto é uma conquista do líder !
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“O perfil do líder no século XXI”
Líderes amam trabalhar com outros líderes; Líderes não criam seguidores, criam mais líderes; Líderes adoram a tecnologia; Líderes sabem: energia gera energia; Líderes respeitam os outros; Lideres aparecem; Líderes sabem que podem fazer a diferença; Líderes escutam com toda atenção; Líderes tem prazer em rodear-se de pessoas mais espertas que eles próprios; “Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.”
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“O perfil do líder no século XXI”
Líderes tem a capacidade de demonstrar fraquezas de forma seletiva; Líderes tem alta dependência da intuição para determinar a hora e a maneira de agir; Líderes tem franqueza em relação às suas diferenças e capacidade de capitalizar a seu favor tudo aquilo que tem de singular; Líderes entendem o poder supremo dos relacionamentos; Líderes sabem improvisar; Líderes cometem erros e não esquentam a cabeça com isto; “Flexibilidade e comunicação são as chaves para a liderança efetiva.”
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“O Comportamento de liderança esperado pela empresa”
1) Agir com senso de urgência. Estabelecer grande expectativa de performance e dar suporte para que todos atinjam os resultados esperados. 2) Considerar clientes externos e/ou internos nas decisões e ações. 3) Encorajar a colaboração entre departamentos e tomar decisões que são melhores para a empresa como um todo do que para o indivíduo. 4) Criar novas idéias e processos e apoiar outros a tentar novos caminhos e a assumir riscos. 5) Abraçar as mudanças. 6) Ser pró-ativo em prover oportunidades de desenvolvimento para outros. Dar constante feedback. 7) Compartilhar seu ponto de vista e opiniões, mesmo quando possam ser negativas e impopulares. Encorajar a livre troca de informações e opiniões.
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O resultado... O líder do século XXI terá uma equipe que vai suar a camisa por ele e pela empresa. Isto é fabuloso para a empresa. Funcionários motivados são mais criativos, trabalham com mais vontade, dão o sangue pelo líder e, portanto, pela companhia. O líder vai gerar um ambiente de trabalho fértil para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos.
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“A motivação é algo que tem o poder de criar no indivíduo um estímulo que o leva a organizar suas ações para poder satisfazer uma necessidade pessoal”. Victor Regattieri
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Como você faz a diferença?
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Até uma próxima oportunidade
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