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A comunicação com os públicos externos

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Apresentação em tema: "A comunicação com os públicos externos"— Transcrição da apresentação:

1 A comunicação com os públicos externos
Consolidando relacionamentos estratégicos

2 O desafio da diversidade de públicos externos
A existência de um conjunto formidável de públicos externos requer a definição de canais, com linguagens e conteúdos adequados, que possam dar conta de distintas demandas e expectativas. É fundamental definir previamente a estratégia global de relacionamento com estes públicos e estabelecer formas de interação. É importante dispor de mecanismos ágeis de feed- back, evitando silêncios e ruídos na comunicação.

3 Roteiro básico para gestão de relacionamentos
Identificar todos os públicos externos considerados efetivamente estratégicos e, ainda assim, definir prioridades porque nem sempre é possível atender de imediato a todos eles; Detalhar o perfil destes públicos e mapear os seus canais de comunicação: é preciso conhecer as suas demandas e expectativas; Identificar claramente os responsáveis na UERGS para gerenciar estes relacionamentos; Criar ou adequar canais existentes para promover a interação com os públicos externos; Definir instâncias (técnicas, metodologias) para a avaliação do relacionamento com estes públicos.

4 Refinando a gestão dos relacionamentos
Alguns públicos externos merecem atenção especial e, na Política de Comunicação, eles estarão contemplados em temas específicos (Relacionamento com a mídia, Divulgação da pesquisa da UERGS, Comunicação e extensão etc) Certamente, existem áreas ou setores na UERGS que respondem pela interação com estes públicos externos acima indicados.

5 Os recursos serão sempre finitos
Os recursos disponíveis (humanos, tecnológicos, financeiros) impedem, quase sempre, que se cumpra adequadamente este processo de relacionamento, mas é necessário buscar alternativas dentro da realidade para que a comunicação com os públicos externos se efetive. Deve-se, periodicamente, fazer um balanço deste relacionamento de modo a garantir que a comunicação com os públicos externos não seja relegada a um segundo plano. Esta postura contribuir para atenuar tensões, evitar equívocos e incompreensões e sobretudo é estratégica em situações de crise.

6 Lição de casa Listar todos os públicos externos considerados estratégicos e avaliar, para cada um deles, o que estamos fazendo para promover e incrementar este relacionamento, quais ações ou canais são utilizados e que área/setor ou pessoas da UERGS respondem por esta interação. Caso existam públicos estratégicos que ainda não são contemplados com ações específicas, definir estratégia para que isso aconteça a curto, médio e longo prazos.


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