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PublicouVítor Gabriel Duarte de Vieira Alterado mais de 5 anos atrás
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CONTROLADORIA O DESTINO DE SUA EMPRESA, PODE TER SE PERDIDO
planejado realizado lucro O DESTINO DE SUA EMPRESA, PODE TER SE PERDIDO PELO MEIO DO CAMINHO. CONTROLADORIA
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Quem SOU Profissional da área da administração de empresas, especializado em marketing, controladoria e finanças. Em função de minhas experiências corporativas, identifiquei uma forma de ajudar as empresas a manter o planejamento estratégico sempre alinhado com os resultados pretendidos. O motivo desse novo formato profissional, se justifica pela intenção de unir minhas habilidades e competências, para cumprir com a promessa de tornar as empresas mais eficientes, organizadas e competitivas.
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COMPETÊNCIAS Cesar Augusto Fidalgo Ferreira
_________________________________ Administrador de empresas; MBA em controladoria e finanças; experiência no desenvolvimento de planejamento estratégico para empresas; vivência na elaboração de planos de comunicação integrada; Criação de projetos de comunicação e marketing; Criação e desenvolvimento de apresentações corporativas; Atuação em gestão empresarial, planejamento, implantação de processos e alinhamento das ações, com base em diretrizes de administração; reorganização e padronização dos serviços internos; mapeamento da situação global da empresa na ótica do proprietário, funcionários, clientes internos e principais clientes externos; Gestor em vendas; Espírito de liderança, flexibilidade, capacidade de adaptação, espírito de trabalho em equipe, capacidade de tomar a decisão certa, capacidade de negociação, criatividade, determinação e organização.
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VALORES Ética Humildade Respeito Conhecimento NA PRÁTICA Pontualidade
Qualidade Conhecimento VALORES NA PRÁTICA Sinceridade Honestidade Comprometimento Pontualidade Ética Eficiência Cooperação Confiabilidade Flexibilidade Responsabilidade Caráter Competência Criatividade Humildade Respeito Integridade Lealdade
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MPE’s Características de gestão das (IBGE)
Baixo volume de capital empregado; Altas taxas de natalidade e mortalidade; Laços familiares; Princípio da entidade violado; Centralização do poder decisório; Registros contábeis inadequados; Baixo nível de terceirização; Baixo emprego de tecnologias sofisticadas; Baixo investimento em inovação tecnológica; Dificuldade no financiamento de C.G.; Dificuldade de definição dos custos fixos; Alto índice de sonegação fiscal; Mão de obra não qualificada.
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A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA PARA AS MPE’s
...está em: Otimizar a tomada de decisões, aumentar a transparência e fornecer informações eficazes, aprimorando a gerência dos seus negócios, tornando-os mais consolidados.
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O que é CONTROLADORIA Analogicamente, poderíamos comparar a profissão de controladoria à de um médico, onde um, tenta preservar a saúde e a vida das pessoas, e o outro, a eficiência e a vida das empresas. O médico escuta o paciente, conversa, faz várias perguntas, examina e solicita exames para investigar com mais profundidade o que há de errado. Seu trabalho consiste em diagnosticar o problema, doença ou disfunção e prescrever um tratamento, que pode ser à base de medicamentos, mudanças no estilo de vida ou mesmo uma intervenção cirúrgica. O cenário descrito acima é similar a situação ocorrida nas empresas. A controladoria escuta vários gestores da empresa, conversa, faz várias perguntas, analisa dados e compara o planejado com o realizado para investigar os desvios. Uma vez definida as estratégias e os objetivos, é necessário que os profissionais da controladoria, em conjunto com a alta administração e gestores departamentais, realizem o monitoramento periódico do comportamento e sinergia entre as áreas e os processos, bem como, acompanhe as mudanças ocorridas e o funcionamento dos sistemas, as sobrecargas da infraestrutura física e lógica, visando antecipar riscos que possam gerar conflitos, provocar a lentidão ou paralisação definitiva dos trabalhos, expondo uma imagem negativa perante os stakeholders. Por isso a controladoria é tão importante para as empresas, pois tem a missão de otimizar a tomada de decisões, aumentar a transparência e fornecer informações eficazes: tudo para aprimorar a gerência dos seus negócios, tornando-os mais consolidados.
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Contábil Gestão de Riscos Controle de Ativos Tributária Custos
Gerencial Atividades Chave desempenhadas Gestão da Informação O objetivo da controladoria é fazer com que a atividade da empresa seja medida e avaliada, e com esse resultado acompanhar e comparar com o desempenho medido mês a mês com as metas que foram definidas anteriormente nas etapas de planejamento e orçamento. Além disto, é importante realizar o comparativo também com o resultado de outras empresas do ramo, para mostrar aos gestores como seu resultado poderia ser melhorado e, na sequência, apontar as devidas correções nas atividades.
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Contábil Gestão de Riscos Controle de Ativos Tributária Custos
Gerencial Atividades Chave desempenhadas Gestão da Informação Atividades relativas ao desenvolvimento da contabilidade financeira: gerenciar atividades de contabilidade, realizar o processamento contábil etc. Prover informações de natureza contábil, patrimonial, econômica, financeira e não financeira ao processo de gestão como um todo. Registrar, mensurar, controlar, analisar e avaliar os custos da organização. Contabilidade tributária: atender às exigências legais e oportunizar ganhos tributários (planejamento tributário) Prover proteção aos ativos: selecionar, analisar e contratar opções de seguro . Identificar, mensurar, analisar, avaliar, divulgar e controlar os riscos envolvidos no negócio. Conceber modelos de informações e gerenciar as informações contábeis, patrimoniais de custos, gerenciais e estratégicas.
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MISSÃO DA CONTROLADORIA
Assegurar a Otimização do Resultado Econômico da Organização.
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Funções Apoiar a Avaliação de Resultado Subsidiar o processo de gestão
Atender aos gestores do mercado Apoiar a avaliação de Desempenho Funções CONTROLADORIA Apoiar a Avaliação de Resultado Gerir os Sistemas de Informações
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ATRIBUIÇÕES Suporte à Gestão Estratégica Planejamento Tático
Analisa bem o caminho a seguir e quais os objetivos a estabelecer; Projeta um futuro melhor, com um aumento no nível de eficácia; Avalia as possibilidades de expansão e crescimento da empresa e as confronta com a realidade externa; Lidera e/ou participa ativamente da definição das metas e estabelece procedimentos para alcançá-las; Elabora o organograma, com definição das responsabilidades de cada cargo da organização; Acompanha a medição dos resultados e desenvolve mecanismos de divulgação eficiente por meio de comunicação interna; Permite aos gestores ter uma ampla visão da empresa, fornecendo informações financeiras ou operacionais capazes de auxiliar no processo de análise; Planejamento Tático Após a formulação da estratégia, é preciso formular o planejamento tático de cada área, estabelecendo as diretrizes táticas para o médio prazo; Provoca mudanças e inovação dentro de uma empresa, influenciando a organização, a direção e o controle; Orienta o processo decisório; Busca a eliminação de conflitos e prioriza sempre o resultado global; ATRIBUIÇÕES
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ATRIBUIÇÕES Planejamento operacional de médio, longo curto prazo
Detalha operações específicas, procurando sempre a máxima eficiência no uso dos recursos, baseando-se nos objetivos e nas estratégias determinadas; Gerencia a otimização do desempenho da organização; Tem o reconhecimento das variáveis internas e externas como imprescindíveis na consolidação e harmonização das alternativas avaliadas; Avalia as alternativas tributárias, em linha com os produtos, serviços e operações diferenciadas da organização; Exerce um papel importantíssimo na eficácia de todas as fases do planejamento operacional; Elabora o planejamento tributário da organização, que deve ser disseminado e monitorado por meio dos sistemas de informação; Gestão de custos e preços Define os critérios e os procedimentos, levando em consideração o mercado específico e o método de custeio adotado; Define um modelo padrão que dê s uporte à decisão e à definição dos preços a serem praticados; Define um modelo para acompanhar e monitorar preços listados, praticados, calculados e da concorrência; Analisa a lucratividade e a rentabilidade dos produtos e dos serviços, unitário e global. ATRIBUIÇÕES
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SOLUÇÕES DA CONTROLADORIA
Decisões acertadas, processos transparentes, excessos eliminados; Controle das operações; Aumento da competitividade; Fornece informações eficazes; Projeção de resultados; Monitora o planejado e o realizado; Controle de custos; Controle de preço de venda; Avaliação de desempenho global e setorial; Proteção dos ativos; Integração de todas as áreas da empresa; Controle tributário; Metas claras e bem definidas; Resultados financeiros… Dados do IBGE 48,2% das empresas fecham após três anos Dados do SEBRAE QUASE TODOS OS MOTIVOS, SÃO POR FALTA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
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MUDANÇAS IMPACTOS POSITIVOS EMPRESAS Algumas e gerados para as MUDANÇA
Diminuição no excesso de liquidez corrente Evita desperdícios do ativo e aumento dos investimentos Abertura de novos canais de mkt e vendas Aumento das receitas Corte ou contratação de pessoal Aumento da lucratividade Negociação de prazos de pagamento Impacto no fluxo de caixa Cálculo da Necessidade de Capital de Giro(NCG) Clientes financiando seu capital de Giro Agregar valor ao produto/serviço Menor atenção a preços e prazos Capacitação de vendedores Diminuição na devolução de vendas Melhor controle de custos Aumento da rentabilidade Diminuição do Prazo Médio de Estocagem Aumento das Vendas Adiantar a Cobrança das Vendas à Prazo Redução do Prazo Médio de Recebimento Negociação com Fornecedores Aumento do Prazo Médio de Pagamento Diminuição de Recursos Imobilizados Menor Dependência de Capital de Terceiros Diminuição do Tempo Aplicado as Atividades Operacionais Redução da Necessidade de Capital de Giro Aumento da Margem Líquida Vendas mais eficientes Gestão de Preços e Custos Melhoria na Tomada de Decisão Criação de Normas, Políticas, Regras e Código de Conduta Padronização do Comportamento Administrativo em todos os Níveis
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PROCESSO DE IMPLATACÃO DA CONTROLADORIA
1ª Fase: Acompanhamento PROCESSO DE IMPLATACÃO DA CONTROLADORIA PLANEJAMENTO OPERACIONAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ACOMPANHAR O INÍCIO, MEIO E FIM, EVITA A MIOPIA DOS RESULTADOS VARIÁVEIS AMBIENTAIS EXTERNAS CRENÇAS E VALORES CENÁRIOS OBJETIVOS OPORTUNIDADES AVALIAÇÃO FORÇAS FRAQUEZAS AMEAÇAS DIRETRIZES E POLÍTICAS ESTRATÉGICAS APROVAÇÃO MISSÃO MODELO DE GESTÃO DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS DEFINIÇÃO DOS MEIOS DE RECURSOS PLANO E METAS CARACT.DO NEGÓCIO VARIÁVEIS AMBIENTAIS INTERNAS ALTERNATIVAS DE AÇÃO SIMULÁÇÃO CONTROLE EXECUÇÃO PLANO APROVADO
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SISTEMA DE CONTROLE SOBRE COMPORTAMENTO
2ª Fase: Implementação PROCESSO DE IMPLATACÃO DA CONTROLADORIA SISTEMAS CONTÁBEIS FINANCEIROS GERENCIAIS EFEITOS DO SISTEMA DE CONTROLE SOBRE COMPORTAMENTO CONTROLE SOBRE ACEITAÇÃO DOS PLANOS, (QUALQUER DESVIO, SUGERE SOLUÇÕES) Parâmetros de Atuação Informação Motivação Coordenação Avaliação Acompanhamento INTERPRETA FATOS INFORMAÇÕES E RELATÓRIOS VERIFICA A EVOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS PLANOS
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(SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS)
2ª Fase: Implementação PROCESSO DE IMPLATACÃO DA CONTROLADORIA Plano de Contas; Controle de Caixas; Controle de Banco Conta Movimento; Controle de Aplicação Financeira; Controle de Contas a Receber; Controle Permanente de Estoques; Controle de Imobilizado; Controle de Fornecedores; Controle de Contras a Pagar; Controle de Gastos Provisionados; Controle de Receitas; Controle de despesas. Com este sistema de informações iniciais, a controladoria vai poder dar sequência a todo processo de atividades que irão garantir o cumprimento da missão e a continuidade da pequena empresa. INDICAÇÃO DE UM SIG (SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS)
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QUESTIONAMENTOS QUE TODO EMPRESÁRIO DEVE FAZER
Quem são meus 10 maiores clientes por faturamento? Quem são os clientes que mais geram resultado para minha empresa? Qual é o prazo médio de giro do meu estoque? Qual é a produtividade média de meus funcionários? A minha melhor região de vendas é Ela é a que gera mais resultado? O que acontecerá com meu resultado se eu estourar meu orçamento em 10%? Qual é a evolução dos meus gastos e custos em relação ao crescimento de minhas vendas? Quantos novos clientes abri neste mês? Qual é o custo para manter-me estocado num determinado nível de estoque? Quais são os produtos que mais giram em minha empresa? E os que menos giram? Tomei alguma iniciativa? Quanto custou para lançar um novo produto em minha empresa? O que acontecerá com meu lucro se o dólar subir? Consigo tomar uma decisão rápida em relação a que preço devo vender um determinado produto? Qual é o nível ideal de capital de giro que necessito? Sei que tive lucro mas não vejo a cor do dinheiro. Onde ele está? Quanto terei que gerar de resultado para pagar minha campanha de marketing? Qual investimento devo optar? Quanto vale minha empresa? Se eu tirar um produto de linha, ou abandonar um determinado mercado, quanto isto refletirá em meu lucro?
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REFLEXÃO Minha empresa conhece estas informações?
Eu como gestor conheço estas informações? Meus gestores, gerentes, diretores administram a empresa com base nestas informações? Se não, como tomam decisões? REFLEXÃO
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A CONTROLADORIA pode dar essa resposta
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CONSULTORIA E ASSESSORIA EM CONTROLADORIA
CONTATO CONSULTORIA E ASSESSORIA EM CONTROLADORIA Tel.: 055(47) cel.: 055(47) skype: augusto4210
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