A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
PORTFÓLIO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Cássius Fernandes Mirapalhete

2 Cássius Fernandes Mirapalhete
Discente do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, campus Caçapava do Sul. Atua como residente na Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes, tendo como preceptora a Profª Ana Flávia Corrêa Leão.

3 Programa de Residência Pedagógica

4 Coordenadores Mara Elisângela Jappe Goi
Maria Arlita da Silveira Soares Ângelo Schneider Márcio André Martins Preceptora ETERRG Ana Flavia Leão As reuniões são realizadas no campus da universidade, todas as quintas-feiras, a partir das 15:30 horas, com a presença dos residentes, receptores e coordenadores. Nas reuniões são tratados assuntos referentes ao andamento dos trabalhos desenvolvidos e planejamento das atividades. Esses encontros são fundamentais para o entrosamento do grupo, proporcionando trocas de ideias e de experiências. Nos encontros também são elaborados os planos de intervenções no ambiente escola, são debatidos assuntos referentes ao ambiente escolar, bem como a análise do andamento das atividades desenvolvidas.

5 Atividades Desenvolvidas
14/08 Reunião de abertura do Programa Residência Pedagógica pelos professores coordenadores Mara Elisângela Jappe Goi, Maria Arlita da Silveira Soares, Márcio André Martins. Esse encontro foi o primeiro contato dos residentes como o projeto, no qual foi apresentado seus objetivos e definido o dia para suas reuniões semanais. 16/08 Início do curso do Programa Residência Pedagógica realizado pelos professores coordenadores, com leitura do Edital CAPES nº 06/2018 e portaria CAPES. Os participantes puderam tirar algumas dúvidas sobre como deveriam ser desenvolvidas as atividades. Os residentes foram divididos em grupos de trabalho para leitura e apresentação dos capítulos do Livro “Estágio com Pesquisa” de autoria de Evandro Ghedin, Elisangela S. de Oliveira e Whasgthon A. de Almeida. Meu grupo ficou com o capítulo 8 do livros “O estágio com Pesquisa: a experiência dos Estagiários”.

6 QUADRO 1: Planejamento das atividades
Juntamente com a professora preceptora, foi elaborado um planejamento de 24 aulas com base nos conteúdos que seriam dados por ela no trimestre. No quadro abaixo, encontra-se as atividades planejadas para o Estágio de Monitoria/Residência Pedagógica na disciplina de Química: QUADRO 1: Planejamento das atividades Aulas Data Conteúdo(s) Atividades 01 e 02 04/09 Soluções Resolução de exercícios. 03 e 04 11/09 Diluição de Soluções Observação das aulas. 05 e 06 18/09 07 e 08 25/09 Termoquímica 09 e 10 02/10 Leitura e discussão de artigo sobre Termoquímica. Discussão do artigo. 11 e 12 09/10 Calor de Reação 13 e 14 16/10 Eletroquímica 15 e 16 23/10 Eletrólise e Diferencial de Potencial Desenvolvimento de atividade experimental. 17 e 18 30/10 Cinética 19 e 20 06/11 Equilíbrio Químico 21 e 22 13/11 Equilíbrio Iônico e pH das substâncias 23 e 24 20/11 Avaliação de conteúdos anteriores Correção de atividade avaliativa.

7 23/08 Apresentação, pelas professoras coordenadoras, do livro “Estágio e Docência” e contextualização dos objetivos e metas do Programa Residência Pedagógica. Apesar de já ter realizado a leitura desse livro ao longo do curso, esse estudo teórico permitiu uma compreensão maior do mesmo, bem como a percepção da visão das autoras. 30/08 Início das apresentações dos Capítulos do Livro “Estágio com Pesquisa” pelos grupos: (Grupo 1) - Capítulo 1 Contextualização do Problema na Formação Docente na Perspectiva do Estágio com Pesquisa 06/09 Continuação das apresentações dos Capítulos do Livro “Estágio com Pesquisa” pelos grupos: (Grupo 2) - Capítulo 2 Por uma Pedagogia do conhecimento na formação do professor-pesquisador (Grupo 3) - Capítulo 3 As origens do conceito de professor-pesquisador.

8 13/09 Continuação das apresentações dos Capítulos do Livro “Estágio com Pesquisa” pelos grupos: (Grupo 4) - Capítulo 4 Desdobramentos do Conceito de Professor Pesquisador no Brasil  (Grupo 5) – Capítulo 5 Epistemologia do conceito de professor reflexivo. 27/09 (Grupo 6) - Capítulo 6 Estágio, Pesquisa e a Produção do Conhecimento na formação de professores. (Grupo 7) - Capítulo 7 O Estágio com pesquisa na formação inicial de professores de ciências como desenvolvimento da Educação Científica.

9 04/10 (Grupo 8) - Capítulo 8 (Apresentação do meu grupo) O estágio com Pesquisa: a experiência dos Estagiários Apresentação desenvolvida no Prezi Vídeo elaborada no POWTOON

10 (Grupo 9) - Capítulo 9 A Experiências dos Egressos Apresentação pelo Coordenador Ângelo Schneider do Residência Pedagógica de São Gabriel 11/10 Apresentação da Metodologia da Resolução de Problemas pelas professoras coordenadoras Mara Goi e Maria Arlita. 18/10 Início da elaboração do Plano de Atividades. 20h de leitura sobre formação docente e estágio como pesquisa realizadas e casa. Período de formação: 60h

11 24/10 a 15/01 Estudo do contexto educacional com diagnóstico da realidade escolar: Análise de Documentos na escola campo (ETERRG): Projeto Político Pedagógico (PPP); Regimento da Escola; IDEB Planos de estudo e diários de Classe. Elaboração do diagnóstico da realidade escolar. Reunião com a Supervisoras das Escolas Campo EENSA e ETERRG para apresentação dos bolsistas do Residência pedagógica e discussão do PPP das escolas, incluindo como acontece sua elaboração.

12 Estudo do PPP

13 23/10 Realização do encontro para apresentação dos docentes orientadores/ preceptores e licenciandos residentes, bem como dos pressupostos teóricos e metodológicos do PRP para a comunidade escolar. 24/10 a 07/12 Observação e análise de atividades de ensino desenvolvidas por preceptores na escola. 24/10 a 21/12 Identificação dos espaços e materiais escolas campo. Participação dos residentes nas reuniões de planejamento, de pais e mestres e ou de formação continuada. Total: 60 h

14 01/11 Leitura e debate sobre a Base Nacional Comum Curricular-BNCC 08/11 Continuação da leitura da BNCC 22/11 Apresentação Estudos BNCC- Ensino Fundamental (ciências da natureza e matemática) 29/11 Apresentação Estudos BNCC- Ensino Médio (a qual encontra-se ainda em estudos e construção) 05/12 Apresentação dos Seminário de Estágios realizados pelos bolsistas residentes

15 06/12 Apresentação de trabalhos de Especialização de alunos da especialização (Marcelo e Patrícia) sobre como vem ocorrendo as formações continuadas de professores, segundo as Coordenadorias de Educação. 13/12 Análise dos planos de estudo das escolas campo e planejamento de atividades. 20/12 Análise dos planos de estudo das escolas campo e planejamento de atividades para 2019.

16 2019/1 Janeiro –elaboração de um artigo sobre a análise do PPP da escola-campo Fevereiro-Reunião na escola -campo. 07/03 Reunião para combinar atividades de 2019. 14/03 Encaminhamento da primeira versão do artigo; Carta de apresentação para residentes apresentar-se na escola. 21/03 Encontro para preparação planos de intervenção. 28/03 Preceptora de Ciências Biológicas-São Gabriel, fez uma exposição, via skype, sobre Inovação Pedagógica.

17 04/04 Orientações Planos de Aula para estágios de regência I e II. Vídeo 11/04 Acertos sobre: - Feira do Livro (21/05); - Portfólios até dia 9 de cada mês; - Cronograma das 100h ; - Encontro Orientadores em Bagé 25/04. 18/04 Orientações Planos de Aula e Intervenções.

18 25/04 Finalização do projeto “Primeiros Socorros no Ambiente Escolar: ações educativas na prevenção de acidentes e na atuação de atendimento emergencial” a ser desenvolvido na escola campo, nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. 02/05 Organização dos planos de atividades. 09/05 Planejamento referente a reunião com a coordenadora do Residência Pedagógica.


Carregar ppt "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google