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ANA 2016 Avaliação Nacional da Alfabetização ABERTURA.

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Apresentação em tema: "ANA 2016 Avaliação Nacional da Alfabetização ABERTURA."— Transcrição da apresentação:

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2 ANA 2016 Avaliação Nacional da Alfabetização

3 ABERTURA

4 DINÂMICA 1 Vamos começar o dia com um exercício de seguir comandos? Você recebeu uma folha de papel. Agora feche os olhos e permaneça assim até o final da dinâmica, seguindo apenas as orientações recebidas pelo condutor dessa atividade. Essa Dinâmica também está no Caderno de Atividades. Página 3! 5 minutos Individual

5 COMANDOS: 1.Dobre a folha ao meio. 2.Dobre a folha ao meio novamente. 3.Dobre a folha ao meio pela terceira vez. 4.Rasgue o canto direito da folha ainda dobrada. 5.Abra os olhos e desdobre a folha.

6 CORREÇÃO E COMENTÁRIOS DA DINÂMICA 1

7 o Você chegou ao mesmo resultado dos colegas ao lado? Por que isso aconteceu? o A comunicação dos procedimentos foi clara e detalhada? o As pessoas fizeram perguntas para entender melhor os procedimentos? o Cada um fez uma dobradura diferente...na aplicação da ANA poderá ser assim? DINÂMICA 1

8 Vamos ver o que mais algumas pessoas pensam sobre a Alfabetização?

9 O papel e a importância do aplicador e do apoio logístico – A Orquestra

10 . COORDENADOR ESTADUAL É o maestro. Responsável pelo sucesso de toda a equipe! Ele rege a sinfonia, e todos devem acompanhar os movimentos da sua batuta. o Planejar o Coordenar o Supervisionar as atividades da ANA em sua UF

11 . o Auxiliar o Coordenador Estadual o Orientar os Coordenadores de Polo o Acompanhar as aplicações SUBCOORDENADOR ESTADUAL DE LOGÍSTICA É o Gerente da Orquestra. Muitas coisas dependem dele. É um importante personagem na Orquestra, pois acompanha de perto as necessidades da equipe e contribui para que tudo ocorra da melhor forma.

12 o Coordenar as atividades no polo Recebimento, conferência e devolução de materiais Capacitação dos aplicadores e apoio logístico Agendamento Organização das aplicações. COORDENADOR DE POLO É o 1º Violino – o Spalla. É ele que orienta a afinação da orquestra e é a referência para os outros instrumentistas.

13 o Apoiar o Coordenador de Polo Organização do material de aplicação Registros no sistema. APOIO LOGÍSTICO É o Montador. Ajuda a orquestra a funcionar bem. Os músicos dependem do apoio dele para realizarem o seu trabalho, pois ele posiciona os instrumentos.

14 APLICADORES São os diferentes instrumentistas, que atuam conjuntamente e que fazem a orquestra acontecer..

15 APLICADOR REGULAR o Coletar/Devolver o material de aplicação no polo o Aplicar as provas na sala regular o Preencher a Ata de Turma e o Relatório de Aplicação o Transcrever as respostas dos alunos para o Cartão-Resposta......

16 APLICADOR EXTRA o Aplicar provas para alunos que necessitam de sala extra....

17 APLICADOR ESPECIALIZADO... Aplicar as provas para os alunos com deficiência Cegueira Surdez Surdocegueira Previstos no Censo Escolar

18 O que acontece quando um membro não está afinado com a orquestra?

19 Temos que tocar a mesma música, seguindo rigorosamente a partitura ao comando do maestro!

20 Vamos começar a assistir o vídeo sobre a ANA 2016? O primeiro tema é Capacitação e Distribuição do Material no Polo.

21 Vamos conhecer os materiais administrativos e de aplicação? Todos os instrumentos que vamos apresentar aqui estão no seu Caderno de Atividades. Vamos todos para a página 23!

22 MATERIAIS 1 O DIA DE APLICAÇÃO ENVELOPE PARDO

23 MATERIAIS 1 O DIA DE APLICAÇÃO ENVELOPE PLÁSTICO AZUL

24 ENVELOPE PARDO 1 O DIA RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE TURMA

25 ENVELOPE PARDO 1 O DIA TERMO DE SIGILO, COMPROMISSO E CONFIDENCIALIDADE

26 ENVELOPE PARDO 1 O DIA LISTA DE PRESENÇA

27 ENVELOPE PARDO 1 O DIA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

28 ENVELOPE PLÁSTICO AZUL 1 O DIA PROVA DE LEITURA E ESCRITA

29 ENVELOPE PLÁSTICO AZUL 1 O DIA ATA DE TURMA

30 ENVELOPE PLÁSTICO AZUL 1 O DIA ETIQUETA

31 LACRES DE VOLTALACRES DE IDA RÓTULO DO MALOTE

32 MATERIAIS 2 O DIA DE APLICAÇÃO ENVELOPE BRANCO

33 MATERIAIS 2 O DIA DE APLICAÇÃO ENVELOPE PLÁSTICO PRETO

34 ENVELOPE BRANCO 2 O DIA RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE TURMA

35 ENVELOPE BRANCO 2 O DIA TERMO DE SIGILO, COMPROMISSO E CONFIDENCIALIDADE

36 ENVELOPE BRANCO 2 O DIA LISTA DE PRESENÇA

37 ENVELOPE BRANCO 2 O DIA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO 2º DIA 2º DIA

38 ENVELOPE PLÁSTICO PRETO 2 O DIA PROVA DE MATEMÁTICA

39 ENVELOPE PLÁSTICO PRETO 2 O DIA ATA DE TURMA

40 ENVELOPE PLÁSTICO PRETO 2 O DIA ETIQUETA

41 ENVELOPE PARDO (1º dia)

42 ETIQUETA DO ENVELOPE PARDO (1º dia)

43 ENVELOPE PLÁSTICO AZUL

44 ETIQUETA DO ENVELOPE PLÁSTICO AZUL Na etiqueta estará indicado o material de aplicação de cada turma e o conteúdo a ser devolvido em seu interior.

45 ENVELOPE BRANCO (2º dia)

46 ETIQUETA DO ENVELOPE BRANCO (2º dia)

47 ENVELOPE PLÁSTICO PRETO

48 ETIQUETA DO ENVELOPE PLÁSTICO PRETO

49 Alguma dúvida sobre os instrumentos administrativos e de aplicação?

50 PROCEDIMENTOS DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

51 Recursos de Atendimento Especializado (Previstos no Censo Escolar) DEFICIÊNCIAS PREVISTAS NO Censo Escolar PROVARECURSO PROFISSIONAL ATENDIMENTO ESPECIALIZADO Cegueira (1 aluno por sala) o Prova em Braille o Prova do Ledor 1 CD (áudio da prova) 1 Ledor Surdez (1 aluno por sala)* Prova impressa adaptada 1 DVD (videolibras de Matemática) 1 Intérprete de Libras Surdocegueira (1 aluno por sala) Todos os itens de cegos e surdos (para usar o mais adequado para cada aluno) 1 Guia- intérprete * Alunos surdos não previstos no Censo Escolar poderão ser agrupados em sala com até 6 alunos.

52 Atendimento Especializado NÃO farão a prova de escrita alunos: o cegos que não saibam Braille o cegos de escolas que não disponham dos equipamentos adequados para escrita em Braille o cegos ou com baixa visão cuja deficiência não tenha sido informada no Censo Escolar

53 Atendimento Especializado Os alunos têm direito a 20 minutos extra para cada prova (Leitura, Escrita e Matemática).

54 Deficiências que requerem Aplicador Extra (Previstos no Censo Escolar) Agrupamento de até 10 alunos em sala extra DEFICIÊNCIASPROVA PROFISSIONAL ATENDIMENTO ESPECIALIZADO Baixa visão (Fonte 16) Provas ampliadas (Fonte 18) Aplicador extra Baixa visão (Fonte 20 a 24) Provas superampliadas (Fonte 24) Deficiência auditiva, física, intelectual e múltipla; autismo infantil, Síndrome de Asperger e de Rett; Transtorno Desintegrativo da Infância Provas regulares

55 Resumo dos Casos de Aplicador Extra e Especializado (Previstos no Censo Escolar) DEFICIÊNCIAS APLICADOR TIPO DE ENSALAMENTO Cegueira Surdocegueira Aplicador especializado 1 aluno por sala Surdez Aplicador especializado 1 aluno por sala Baixa visãoAplicador extra Agrupamento (até 10 alunos) em sala extra Deficiência auditiva, física, intelectual e múltipla; autismo infantil, Síndrome de Asperger e de Rett; Transtorno Desintegrativo da Infância Aplicador extra Agrupamento (até 10 alunos) em sala extra

56 Kits Disponibilizados pelo INEP para Atendimento Especializado (Previstos no Censo Escolar) TIPO DE DEFICIÊNCIA 1º DIA2º DIA KITDESCRIÇÃO DO MATERIALKITDESCRIÇÃO DO MATERIAL CEGOS KIT 01 Provas de Leitura e Escrita em Braille KIT 08 Prova de Matemática em Braille CD com áudio das Provas de Leitura e Escrita CD com áudio da Prova de Matemática Prova do Ledor - Provas de Leitura e Escrita Prova do Ledor - Prova de Matemática SURDOS KIT 02 Provas de Leitura e Escrita impressas adaptadas KIT 09 Prova de Matemática impressa adaptada DVD com Prova de Matemática em Libras SURDOCEGOS KIT 03 Provas de Leitura e Escrita em Braille KIT 10 Prova de Matemática em Braille

57 Kits Disponibilizados pelo INEP para Atendimento Especializado (Previstos no Censo Escolar) TIPO DE DEFICIÊNCIA 1º DIA2º DIA KITDESCRIÇÃO DO MATERIALKITDESCRIÇÃO DO MATERIAL BAIXA VISÃO (PROVA AMPLIADA FONTE 18) KIT 04 Provas de Leitura e Escrita ampliadas KIT 11 Prova de Matemática ampliada BAIXA VISÃO (PROVA SUPERAMPLIADA FONTE 24) KIT 05 Provas de Leitura e Escrita superampliadas KIT 12 Prova de Matemática superampliada

58 Kits Disponibilizados pelo INEP para Atendimento Especializado (Previstos no Censo Escolar) TIPO DE DEFICIÊNCIA 1º DIA2º DIA KITDESCRIÇÃO DO MATERIALKITDESCRIÇÃO DO MATERIAL SURDEZ + BAIXA VISÃO (PROVA AMPLIADA FONTE 18) KIT 06 Provas de Leitura e Escrita impressas adaptadas + Provas de Leitura e Escrita ampliadas KIT 13 Prova de Matemática impressa adaptada DVD com Prova de Matemática em Libras + Prova de Matemática ampliada SURDEZ + BAIXA VISÃO (PROVA SUPERAMPLIADA FONTE 24) KIT 07 Provas de Leitura e Escrita impressas adaptadas + Provas de Leitura e Escrita superampliadas KIT 14 Prova de Matemática impressa adaptada DVD com Prova de Matemática em Libras + Prova de Matemática superampliada

59 Dúvidas sobre os procedimentos do Atendimento Especializado?

60 VAMOS COMEÇAR A TRILHAR O CAMINHO NO NOSSO TABULEIRO? CAMINHOS DA ANA

61 Esta é a nossa avaliação de aprendizagem. Cada um deve responder individualmente e registrar suas respostas no Cartão- Resposta agora, antes da nossa correção. Vá para a página 3 do Caderno de Atividades! CAMINHOS DA ANA

62 O Aplicador Regular deve conferir se os materiais de aplicação recebidos correspondem à turma agendada para aquele dia de aplicação. QUESTÃO 1

63 O Aplicador Regular deve conferir se os materiais de aplicação recebidos correspondem à turma agendada para aquele dia de aplicação. QUESTÃO 1

64 2 O Aplicador regular deve sempre transportar dentro da bolsa entregue pelo Coordenador de Polo: materiais de aplicação, kit para preenchimento dos Cartões-Resposta, Manual dos Aplicadores e Caderno de Atividades.

65 QUESTÃO 2 O Aplicador regular deve sempre transportar dentro da bolsa entregue pelo Coordenador de Polo: materiais de aplicação, kit para preenchimento dos Cartões-Resposta, Manual dos Aplicadores e Caderno de Atividades.

66 QUESTÃO 3 Poderão ser disponibilizados aos alunos com deficiência previstos no Censo Escolar os seguintes recursos: provas ampliadas (fonte 18), provas superampliadas (fonte 24), provas adaptadas impressas e DVD de videolibras para surdos (para o 1º e o 2º dia de aplicação) e provas impressas em Braille e CD de áudio para cegos.

67 QUESTÃO 3 Poderão ser disponibilizados aos alunos com deficiência previstos no Censo Escolar os seguintes recursos: provas ampliadas (fonte 18), provas superampliadas (fonte 24), provas adaptadas impressas e DVD de videolibras para surdos (para o 1º e o 2º dia de aplicação) e provas impressas em Braille e CD de áudio para cegos.

68 Os alunos com surdez somente receberão a prova em DVD de videolibras no 2º dia de aplicação (Prova de Matemática). A prova de Leitura e de Escrita (1º dia) é realizada pelos alunos surdos exclusivamente em prova impressa adaptada. Resposta Correta:

69 QUESTÃO 4 No 1º dia de prova (Língua Portuguesa – Leitura e Escrita), a aplicação terá a duração total de 2h, enquanto no 2º dia (Matemática) a duração será de 1h.

70 No primeiro dia de prova (Leitura e Escrita), a aplicação terá a duração total de 2h, enquanto no segundo dia (Matemática) a duração será de 1h. QUESTÃO 4

71 No primeiro dia de prova (Leitura e Escrita), a aplicação terá a duração total de 1h30min (1h para a prova de Leitura e 30 minutos para a prova de escrita). Nas salas de atendimento especializado poderá ter até 40 minutos a mais no primeiro dia, chegando a 2h10m. Resposta Correta:

72 QUESTÃO 5 Na sala de aula, se o Aplicador constatar que o professor da turma não permanecerá na sala, como solicitado no agendamento, será necessário, então, reagendar a aplicação.

73 QUESTÃO Na sala de aula, se o Aplicador constatar que o professor da turma não permanecerá na sala, como solicitado no agendamento, será necessário, então, reagendar a aplicação. 5

74 Na sala de aula, se o Aplicador constatar que o professor da turma não permanecerá na sala, será necessário solicitar ao Diretor o acompanhamento de outro profissional da escola e, em último caso, se for aplicado sem ninguém da escola, é preciso registrar a ocorrência na Ata da Turma. Resposta Correta:

75 QUESTÃO 6 A prova a uma turma somente será realizada se todos os Aplicadores - Regular, Extra e Especializado - previstos para aquela turma estiverem presentes na escola na data e horário agendados. A ausência de qualquer desses Aplicadores implica o reagendamento da aplicação em toda a turma.

76 QUESTÃO 6 A prova a uma turma somente será realizada se todos os Aplicadores - Regular, Extra e Especializado - previstos para aquela turma estiverem presentes na escola na data e horário agendados. A ausência de qualquer desses Aplicadores implica o reagendamento da aplicação em toda a turma.

77 QUESTÃO 7 No momento da avaliação, o Aplicador Regular deverá explicar à turma que os alunos não podem abrir o Caderno de Prova até que seja autorizado o seu início. O Aplicador chamará nominalmente cada aluno e entregará os Cadernos de Prova nas respectivas carteiras, pedindo que assinem a Lista de Presença.

78 QUESTÃO 7 No momento da avaliação, o Aplicador Regular deverá explicar à turma que os alunos não podem abrir o Caderno de Prova até que seja autorizado o seu início. O Aplicador chamará nominalmente cada aluno e entregará os Cadernos de Prova nas respectivas carteiras, pedindo que assinem a Lista de Presença.

79 QUESTÃO 8 Em caso de haver menos provas no envelope plástico do que o número de alunos, por erro de preenchimento do Censo Escolar, a aplicação será realizada utilizando a quantidade de provas prevista. Os alunos que ficarem sem Caderno de Prova deverão ser encaminhados pela direção para realizar uma atividade pedagógica em outro espaço da escola.

80 QUESTÃO 8 Em caso de haver menos provas no envelope plástico do que o número de alunos, por erro de preenchimento do Censo Escolar, a aplicação será realizada utilizando a quantidade de provas prevista. Os alunos que ficarem sem Caderno de Prova deverão ser encaminhados pela direção para realizar uma atividade pedagógica em outro espaço da escola.

81 Vamos assistir o trecho do vídeo sobre 1º Dia de Aplicação na Escola?

82 Vimos vários procedimentos no vídeo sobre o 1º dia de aplicação na escola.

83 DINÂMICA 2 Aplicação em sala extra Vamos ao Caderno de Atividades. Página 4! 20 minutos 2 participantes

84 Aplicação em sala extra – Organização dos materiais e Aplicadores TURMA 301 TURMA 302 TURMA 303 » alunos regulares » 1 aluno com baixa visão* » 1 aluno com Síndrome de Rett* » 1 aluno com cegueira** » alunos regulares » 1 aluno com baixa visão* » 1 aluno com autismo infantil** » alunos regulares *Previsto no Censo Escolar ** Não previsto no Censo Escolar A A B B C C D D E E F F G G H H Atendimentos 1. Aplicador Regular 2. Aplicador Extra 3. Aplicador Especializado 4. Professor acompanhante da aplicação 5. Professor ledor da escola

85 CORREÇÃO E COMENTÁRIOS DA DINÂMICA 2

86 TURMA 301 A, B, 1, 4 TURMA 302 D, E, 1, 4 TURMA 303 G, H, 1, 4 » 2 envelopes plásticos de provas (Azul ou Preto): Provas regulares Prova ampliada/ superampliada Atas de turma (1 por envelope) » Envelope administrativo (Pardo ou Branco): Lista de presença Relatório de Aplicação de Turma Relatório de Atendimento Especializado Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade » 2 envelopes plásticos de provas (Azul ou Preto): Provas regulares Prova ampliada/ superampliada Atas de turma (1 por envelope) » Envelope administrativo (Pardo ou Branco): Lista de presença Relatório de aplicação de Turma Relatório de Atendimento Especializado Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade » 1 envelope plástico de prova (Azul ou Preto): Provas regulares Ata de turma » Envelope administrativo (Pardo ou Branco): Lista de presença Relatório de aplicação de Turma Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade Resposta: Aplicação em sala extra Materiais por turma

87 SALA EXTRA 1 C, F, 2 4 ( SE SOLICITADO) SALA EXTRA 2 PROVA REGULAR DE A 2, 5 SALA EXTRA 3 PROVA REGULAR DE A e de D, 2 4 ( SE SOLICITADO) » 2 ALUNOS (Baixa Visão) Prova ampliada/ superampliada Aplicador Extra » 1 ALUNO (Cego não previsto no Censo Escolar) Prova regular Aplicador Extra Ledor da escola » 2 ALUNOS (Síndrome de Rett e Autismo Infantil) Prova regular Aplicador Extra Resposta: Ensalamento Importante! 1)Os alunos com baixa visão não poderão ser agrupados com outras deficiências. 2)O aluno cego não terá o Kit de provas para cego porque a informação da deficiência não constava no Censo Escolar. Importante! 1)Os alunos com baixa visão não poderão ser agrupados com outras deficiências. 2)O aluno cego não terá o Kit de provas para cego porque a informação da deficiência não constava no Censo Escolar.

88 Alguma dúvida sobre a aplicação em sala extra?

89 CAMINHOS DA ANA VAMOS AVANÇAR NO TABULEIRO DA NOSSA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO? Lembramos que todos devem responder individualmente no Cartão-Resposta antes da nossa correção. Siga para a página 7 do Caderno de Atividades!

90 QUESTÃO 9 Os alunos cegos que não souberem escrever em Braille ou cuja escola não possuir os recursos necessários para a escrita em Braille não farão a prova de escrita.

91 QUESTÃO 9 Os alunos cegos que não souberem escrever em Braille ou cuja escola não possuir os recursos necessários para a escrita em Braille não farão a prova de escrita.

92 QUESTÃO 10 As provas adaptadas serão enviadas em envelopes (Kits) com a devida identificação, separados do envelope da turma. Todos os envelopes de provas adaptadas deverão ser entregues ao Aplicador Regular da turma, que será responsável por esses envelopes antes e após a aplicação.

93 QUESTÃO 10 As provas adaptadas serão enviadas em envelopes (Kits) com a devida identificação, separados do envelope da turma. Todos os envelopes de provas adaptadas deverão ser entregues ao Aplicador Regular da turma, que será responsável por esses envelopes antes e após a aplicação.

94 QUESTÃO 11 Os alunos com deficiências ou transtornos indicados no Censo Escolar sem previsão de provas adaptadas serão atendidos com provas regulares do envelope da turma e profissionais de apoio da própria escola. Havendo necessidade de atendimento em sala separada da turma, o atendimento será realizado por um Aplicador Extra.

95 QUESTÃO 11 Os alunos com deficiências ou transtornos indicados no Censo Escolar sem previsão de provas adaptadas serão atendidos com provas regulares do envelope da turma e profissionais de apoio da própria escola. Havendo necessidade de atendimento em sala separada da turma, o atendimento será realizado por um Aplicador Extra.

96 QUESTÃO 12 Para os alunos com Baixa Visão, serão disponibilizadas apenas provas adaptadas, pois esse recurso permite que o aluno realize a prova com autonomia, sem necessidade de profissional especializado.

97 QUESTÃO 12 Para os alunos com Baixa Visão, serão disponibilizadas apenas provas adaptadas, pois esse recurso permite que o aluno realize a prova com autonomia, sem necessidade de profissional especializado.

98 QUESTÃO 13 Para a aplicação da prova de Matemática aos alunos com Surdez ou Surdocegueira, caso a escola não disponha de recurso audiovisiual, os alunos utilizarão apenas a prova impressa adaptada.

99 QUESTÃO 13 Para a aplicação da prova de Matemática aos alunos com Surdez ou Surdocegueira, caso a escola não disponha de recurso audiovisiual, os alunos utilizarão apenas a prova impressa adaptada.

100 Em uma mesma sala extra, poderão ser atendidos alunos da mesma escola e do mesmo turno, de acordo com os agrupamentos. O Aplicador Extra que realizar a aplicação para alunos de turmas diferentes, deve dirigir-se a cada turma para receber os alunos e direcioná-los à sala extra. QUESTÃO 14

101 Em uma mesma sala extra, poderão ser atendidos alunos da mesma escola e do mesmo turno, de acordo com os agrupamentos. O Aplicador Extra que realizar a aplicação para alunos de turmas diferentes, deve dirigir-se a cada turma para receber os alunos e direcioná-los à sala extra. QUESTÃO 14

102 Vamos assistir o trecho do vídeo sobre Aplicação das provas de leitura e de escrita?

103 Dúvidas sobre a aplicação das provas de leitura e de escrita?

104 Agora vamos assistir no vídeo os procedimentos de transcrição das respostas dos alunos pelo aplicador da turma.

105 Alguma dúvida sobre a transcrição?

106 Vamos ver a última parte do nosso vídeo que mostra a finalização da aplicação e o preenchimento dos instrumentos.

107 DINÂMICA 3 Preenchimento de instrumentos da aplicação Vamos ao Caderno de Atividades. Página 7! 20 minutos Individual

108 Na Situação A, vocês preencheram os seguintes instrumentos: o Ata de Turma do 1º dia de aplicação turma do matutino. o Cartão-Resposta de prova reserva do 1º dia de aplicação. Vamos conferir? Situação A

109 FRENTE RESPOSTA DA SITUAÇÃO A: ATA DE TURMA

110 FRENTE RESPOSTA DA SITUAÇÃO A: ATA DE TURMA

111 VERSO RESPOSTA DA SITUAÇÃO A: ATA DE TURMA

112 VERSO RESPOSTA DA SITUAÇÃO A: ATA DE TURMA (somente aplicador regular) IIFP AA

113 RESPOSTA DA SITUAÇÃO A: CARTÃO-RESPOSTA FRENTE 2º DIA Danilo Feitosa

114 RESPOSTA DA SITUAÇÃO A: CARTÃO-RESPOSTA VERSO Como Danilo não apresenta deficiência ou transtorno, essa página do Cartão- Resposta não será preenchida.

115 Alguém marcou o Cartão-Resposta à caneta? Importante: 1)A transcrição do Cartão-Resposta deve ser feita a lápis, para permitir correções de erro no momento da transcrição. 2)O kit de transcrição contém lápis, apontador e borracha! Importante: 1)A transcrição do Cartão-Resposta deve ser feita a lápis, para permitir correções de erro no momento da transcrição. 2)O kit de transcrição contém lápis, apontador e borracha! RESPOSTA DA SITUAÇÃO A: CARTÃO-RESPOSTA

116 Na Situação B, vocês preencheram os seguintes instrumentos: o Ata de Turma do 2º dia de Aplicação do turno vespertino. o Relatório de Aplicação de Turma do 2º dia do turno vespertino. o Cartão-Resposta do 2º dia de Aplicação do aluno Cristiano Paiva. Situação B Vamos corrigir juntos?

117 RESPOSTA DA SITUAÇÃO B: FRENTE ATA DE TURMA

118 FRENTE ATA DE TURMA RESPOSTA DA SITUAÇÃO B:

119 VERSO ATA DE TURMA RESPOSTA DA SITUAÇÃO B:

120 VERSO ATA DE TURMA RESPOSTA DA SITUAÇÃO B: 24523-2 IIFP AA (55)99999-9999 (55)3535-5353

121 FRENTE RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE TURMA RESPOSTA DA SITUAÇÃO B:

122 FRENTE RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE TURMA RESPOSTA DA SITUAÇÃO B: Carlos de Avellar 1811 Helena Chagas

123 VERSO RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE TURMA RESPOSTA DA SITUAÇÃO B: HELENA CHAGAS 1 2 1 2 1 2 1 2 1 1 2 ELISA SOUZA DIAS 2 3 2 3 2 3 2 3 2 2 3 José Silveira Mello

124 FRENTE CARTÃO RESPOSTA RESPOSTA DA SITUAÇÃO B: Cristiano Paiva

125 VERSO CARTÃO RESPOSTA RESPOSTA DA SITUAÇÃO B: Baixa visão Prova ampliada (fonte 18) Nenhum

126 Elisa como Aplicadora Regular Helena como Aplicadora Extra Vocês preencheram os seguintes instrumentos: o Ata de Turma do 1º dia o Lista de presença do 1º dia Situação C Vamos à conferência?

127 FRENTE RESPOSTA DA SITUAÇÃO C: ATA DE TURMA

128 FRENTE RESPOSTA DA SITUAÇÃO C: ATA DE TURMA

129 VERSO RESPOSTA DA SITUAÇÃO C: ATA DE TURMA

130 VERSO RESPOSTA DA SITUAÇÃO C: ATA DE TURMA (somente aplicador regular)

131 FRENTE LISTA DE PRESENÇA RESPOSTA DA SITUAÇÃO C:

132 FRENTE LISTA DE PRESENÇA RESPOSTA DA SITUAÇÃO C:

133 LISTA DE PRESENÇA RESPOSTA DA SITUAÇÃO C: IMPORTANTE: 1.O aplicador deve informar à caneta o nome dos alunos incluídos que responderam à prova reserva no campo Nome do Aluno. 2.Como não havia mais campos vazios na Lista de Presença, a Aplicadora pediu que a aluna Thereza Cristina assinasse ao lado do nome do aluno Rodrigo de Paiva (aluno transferido), uma vez que ela utilizou a prova que estava prevista para ele. 3.Essa alteração deve constar na Ata de Turma.

134 : Elisa cometeu um erro de aplicação! Você sabe qual?

135 : Na Ata de Turma os aplicadores devem informar os tempos reais de aplicação para o INEP avaliar se eles estão adequados. No entanto, o aplicador deve aguardar completar o tempo estipulado para as provas objetivas (1 hora) antes de iniciar a prova de Escrita (1º dia) ou dar por encerrada a aplicação do 2º dia.

136 Alguma dúvida sobre o preenchimento dos instrumentos?

137 Para completar o que vimos no vídeo, vamos fazer um exercício de preenchimento de instrumentos. Mas antes disso, alguém tem alguma dúvida?

138 VAMOS FINALIZAR NOSSOS PASSOS NO TABULEIRO? Siga para a página 22 do Caderno de Atividades! CAMINHOS DA ANA

139 QUESTÃO O Relatório de Aplicação de Turma e a Lista de Presença serão únicos por turma, independente da quantidade de atendimentos especializados previstos para a turma. 15

140 QUESTÃO O Relatório de Aplicação de Turma e a Lista de Presença serão únicos por turma, independente da quantidade de atendimentos especializados previstos para a turma. 15

141 QUESTÃO O Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade será disponibilizado por turma, para cada dia de aplicação, e deverá conter as assinaturas de todos os profissionais da escola envolvidos na aplicação. 16

142 QUESTÃO O Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade será disponibilizado por turma, para cada dia de aplicação, e deverá conter as assinaturas de todos os profissionais da escola envolvidos na aplicação. 16

143 O Aplicador Extra que atender alunos com Baixa Visão previstos no Censo Escolar deverá anotar o horário do início e do término da aplicação realizada em sala extra, repassando esses dados ao Aplicador Regular, para que este lance a informação na Ata de Turma. QUESTÃO 17

144 QUESTÃO 17 O Aplicador Extra que atender alunos com Baixa Visão previstos no Censo Escolar deverá anotar o horário do início e do término da aplicação realizada em sala extra, repassando esses dados ao Aplicador Regular, para que este lance a informação na Ata de Turma.

145 O Aplicador Extra que atender alunos com Baixa Visão previstos no Censo Escolar deverá preencher sua própria Ata de Turma, que segue no mesmo envelope da prova ampliada. Resposta Correta:

146 O preenchimento do Cartão-Resposta de todos os alunos da turma é realizado pelo Aplicador Regular, logo após o término da aplicação, ainda na sala de aula daquela turma. QUESTÃO 18

147 O preenchimento do Cartão-Resposta de todos os alunos da turma é realizado pelo Aplicador Regular, logo após o término da aplicação, ainda na sala de aula daquela turma. QUESTÃO 18

148 Se houver na sala de aula algum aluno que não conste na Lista de Presença, o aplicador deverá colocar seu nome em letra de forma numa linha em branco na Lista, e pedir que ele assine ao lado. QUESTÃO 19

149 Se houver na sala de aula algum aluno que não conste na Lista de Presença, o aplicador deverá colocar seu nome em letra de forma numa linha em branco na Lista, e pedir que ele assine ao lado. QUESTÃO 19

150 O Diretor ou o representante da escola presente no momento da aplicação deverá assinar e carimbar a Ata de Turma nos dois dias de aplicação. QUESTÃO 20

151 QUESTÃO O Diretor ou o representante da escola presente no momento da aplicação deverá assinar e carimbar a Ata de Turma nos dois dias de aplicação. 20

152 A Ata de Turma só é manuseada pelo Aplicador. O Diretor ou representante da escola presente no momento da aplicação deverá assinar e carimbar o Relatório de Aplicação de Turma nos dois dias de aplicação. Resposta Correta:

153 Já que trabalharemos com uma avaliação de alfabetização, vamos lembrar um pouco do universo de aprender uma nova linguagem?

154 DINÂMICA 4 Vamos lembrar um pouco do universo de aprender uma nova linguagem? Vamos ao Caderno de Atividades. Página 22! 10 minutos Individual

155 .  . , ,   .

156 EDUCAR

157 EDUCAR É CRESCERE CRESCER É VIVER EDUCAÇÃO É ASS IM VID ANOSENTIO D MAIS AUTÊNTICOADAAAPLVR Anísio Teixeira

158 A ANA 2016 será assim!

159 Antes de a gente finalizar a capacitação, mais alguma dúvida?

160 Chegou o momento de vocês avaliarem a capacitação! Queremos conhecer a opinião de vocês!

161 Terminamos nossa capacitação da ANA 2016! Bom trabalho a todos! Obrigado(a) e bom descanso!


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