A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

programa saúde na escola (PSE)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "programa saúde na escola (PSE)"— Transcrição da apresentação:

1 programa saúde na escola (PSE)
Acadêmicos: Davi Mota, Giovane Lima, Sirlene de Freitas Curso Licenciatura em Matemática

2 O que é o PSE?

3 O PSE é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, instituído em , por decreto presidencial nº A partir de 2007 o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) passa a integrar o PSE

4 objetivos O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. São abordados temas como: doenças sexualmente transmissíveis, álcool e drogas, situação vacinal, avaliação antropométrica, avaliação da saúde bucal dentre outros temas.

5 PARA QUEM É O PSE? O PSE deve ser estendido aos educandos de todas
as escolas da educação pública, básica, estaduais e municipais: A partir de 2013 podem fazer parte do PSE as: - Creches (incluindo as conveniadas); - Pré-escolas; - Ensino Fundamental; - Ensino Médio; - Educação de Jovens e Adultos.

6 Como acontece o PSE?

7 • Todos os municípios brasileiros possuem Atenção Básica em saúde que pode ser composta por:
Equipes de Unidades Básicas de Saúde; Equipes de Saúde da Família e; Equipes de Agentes Comunitários de Saúde.

8 Como funciona o pse? A proposta do PSE é centrada na gestão compartilhada por meio dos Grupos de Trabalhos Intersetoriais (GTI), numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução, monitoramento e e avaliação das ações são realizados coletivamente de forma atender as necessidades e demandas locais.

9 Recursos do pse no referido município

10 7. O município recebe recursos para esse programa. Se sim quanto
7. O município recebe recursos para esse programa? Se sim quanto? É suficiente? Usa os recursos para que finalidade? Recebe quando atinge as metas pactuados na adesão. O recurso deve ser pago três vezes no ano, mas não ocorre conforme estipulado no programa, no ano passado por exemplo foi de repassado apenas R$ 4.500,00. Os recursos devem ser usados na aquisição de materiais como por exemplo: dataShow, Laptop e/ou computador; impressora; Construção de escovódromos; Materiais para realização de feiras e seminários; Bonecos, fantoches, bolas, cordas, bambolês; Estrutura para capacitações (locação de local, contratação da alimentação; passagens; diárias); Não havendo nas redes do município profissional com expertise para capacitação dos profissionais da saúde e da educação nos temas do PSE, é possível contratação de profissional para a capacitação. Infelizmente o recurso é muito pouco, não é possível contemplar todas as escolas selecionadas, pelo fato do recurso ser mínimo, até o momento foram adquiridas balanças antropométricas para as escolas que não tinham nenhuma para uso na escola.

11 4. Quantas pessoas fazem uso deste programa?
O número de educandos selecionados na adesão foi de porém, o município ultrapassa este número.

12 Quais as ações previstas no PSE?
As ações previstas como essenciais no PSE variam de acordo com o nível de ensino e estão compreendidas em três componentes: Componente I: Avaliação das condições de saúde Componente II: Promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos Componente III: Capacitação permanente dos profissionais de saúde e educação

13 Como as ações do PSE se integram no cotidiano da escola?

14 Quando uma Escola passa a fazer parte do PSE ela deve qualificar
seu Projeto Político Pedagógico para inclusão de novas abordagens do PSE, de maneira transversal; Caso a abordagem das temáticas do PSE já estejam previstas no Projeto Político Pedagógico são essas que devem ser consideradas como ações do programa.

15 Questionário pse

16 3. Como é implantado nas escolas este programa?
Primeiramente deve ocorrer a adesão do município ao programa, a partir de 2013 qualquer município brasileiro pode aderir ao PSE, é ofertada a todas as escolas públicas. No caso do munícipio de ... foi ofertado as escolas municipais e posteriormente as estaduais que demonstraram interesse, contemplando creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos. 5. Quais as pessoas que tem direito ao programa?  Os participantes do programa são os educandos das escolas selecionadas, educadores das escolas e profissionais das equipes de atenção básica

17 5. Quais as pessoas que tem direito ao programa?
 Os participantes do programa são os educandos das escolas selecionadas, educadores das escolas e profissionais das equipes de atenção básica.

18 Conclusão Este programa vem de certeza servir como uma ferramenta importantíssima para amparar a classe estudantil homogeneizando a educação escolar e a saúde no processo de conhecimento que servirá como base para o cuidar; embora algumas considerações podem ser feitas para melhorar a concepção a respeito do PSE. O PSE precisa ser melhor fiscalizado e mesmo mais divulgado para que a população tenha conhecimento do seus direitos; as escolas que ainda não participam deste programa precisam de mais incentivo para poder melhorar sua qualidade e oferecer cada vez mais uma educação que edifique seus alunos. Consideramos que a aproximação entre escola e unidade de saúde contribui para ajudar os alunos a transformarem seus cotidianos em realidades mais saudáveis.

19 Referências: http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php

20


Carregar ppt "programa saúde na escola (PSE)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google