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ADMINSTRAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS Prof. Sidnei Silva CRA-SP

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Apresentação em tema: "ADMINSTRAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS Prof. Sidnei Silva CRA-SP"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINSTRAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125.622
Aula 03 1 Prof. Guedes 1

2 E-mail: sidnei.silva@oi.com.br Site: www.profsidneisilva.com
GESTÃO DE PROJETOS Site:

3 RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP) – AULA PASSADA
GESTÃO DE PROJETOS RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP) – AULA PASSADA Para o caso desta SP, os alunos deverão dizer que o trecho da linha amarela do metrô é um projeto, uma vez que há prazo de início e término (seriam entregues em 2014), há recursos próprios (vai gerar empregos diretos e terá R$ 5,6 bilhões de reais para as obras), há administração própria (empreiteiras teriam que administrar os recursos e o andamento das construções), há um patrocinador (o governo do Estado de São Paulo conseguiu um financiamento no Banco Mundial para a contratação das empreiteiras), as tarefas são interdependentes e há um objetivo claro (melhorar as condições metroviárias de São Paulo para atender 1 milhão de pessoas por dia)

4 GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Dúvidas, sobre a aula passada? então vamos lá... O QUE É PMBOK?

5 GESTÃO DE PROJETOS .

6 GESTÃO DE PROJETOS .

7 GESTÃO DE PROJETOS .

8 GESTÃO DE PROJETOS .

9 GESTÃO DE PROJETOS .

10 GESTÃO DE PROJETOS .

11 GESTÃO DE PROJETOS .

12 GESTÃO DE PROJETOS .

13 GESTÃO DE PROJETOS .

14 GESTÃO DE PROJETOS .

15 GESTÃO DE PROJETOS .

16 ÁREAS DE CONHECIMENTO SEGUNDO O PMBOK GESTÃO DE PROJETOS .

17 GESTÃO DE PROJETOS .

18 GESTÃO DE PROJETOS .

19 GESTÃO DE PROJETOS .

20 GESTÃO DE PROJETOS .

21 GESTÃO DE PROJETOS .

22 GESTÃO DE PROJETOS .

23 GESTÃO DE PROJETOS .

24 GESTÃO DE PROJETOS .

25 GESTÃO DE PROJETOS .

26 GESTÃO DE PROJETOS .

27 GESTÃO DE PROJETOS .

28 GESTÃO DE PROJETOS .

29 GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Dúvidas? então vamos lá... SITUAÇÃO DA REALIDADE PROFISSIONAL

30 GESTÃO DE PROJETOS SITUAÇÃO PROBLEMA - SP
No projeto do metrô para a Copa 2014, as coisas não andavam muito bem nos assuntos relacionados à liderança. Isso acontecia porque alguns engenheiros que vieram de outros departamentos ainda se reportavam aos seus chefes diretos, fazendo com que os responsáveis pelo projeto (setores abaixo da direção) se desgastassem com toda equipe, pois a tomada de decisão estava lenta, o que atrasava o cronograma das obras. À época, o organograma estava desenhado, conforme a figura seguinte:

31 GESTÃO DE PROJETOS : DIRETORIA ENGENHARIA DE OBRAS FINANCEIRO
ENGENHARIA ELÉTRICA ENGENHARIA DE ESTRUTURAS CONTABILIDADE FISCAL

32 GESTÃO DE PROJETOS Como pode ser visto no organograma, não havia estrutura organizacional específica para o projeto das obras do metrô (ou seja, havia uma estrutura organizacional funcional). Temendo que outros profissionais, na mesma situação, também passassem a agir como esses engenheiros, nomeou-se um gestor oficial para o projeto, profissional que deveria criar uma estrutura nova, a partir da qual o gerente de projetos pudesse ter uma ascensão sobre todo o seu time para agilizar essa tomada de decisão. Como fazer essa reestruturação no organograma da obra do metrô? Quais vantagens essa nova estrutura organizacional vai trazer para o projeto?

33 GESTÃO DE PROJETOS :

34 RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
GESTÃO DE PROJETOS RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP) Cada uma das estruturas organizacionais estudadas (funcional, projetizada e matricial) traz vantagens e desvantagens ao andamento do projeto. No entanto, para agilizar a tomada de decisão o problema apresentado, o gestor oficial do projeto, recém-nomeado, deveria escolher uma estrutura organizacional específica para o projeto (estrutura projetizada), uma vez que este é grande (obra do metrô) e que o gerente precisa ter um alto grau de influência na equipe. As vantagens que a estrutura projetizada traria ao projeto são: como o gerente do projeto teria total autoridade sobre o projeto e como todos os membros estariam sob essa liderança, a comunicação ficaria mais rápida, fazendo com que a tomada de decisão ficasse mais ágil; e os membros que compõem o projeto ficariam mais comprometidos com ele.

35 Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www.profsidneisilva.com


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