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TAYLORISMO-FORDISMO E TOYOTISMO
1º ano EBEP/SESI-Jundiaí Sociologia
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TAYLORISMO-fordismo Consiste em aplicação dos princípios de padronização e racionalização do taylorismo. Implementa certas inovações, de qualquer maneira, a começar apela esteira de montagem do carro; Características: Aperfeiçoamento da linha de montagem (esteira), o que dispensava os trabalhadores da necessidade de qualificação; Substancial aumento de produtividade na Ford (produzindo 2 milhões de automóveis na década de 1920); Intensa especialização de tarefas e confinamento do trabalhador em uma única tarefa/setor (o trabalhador não conhecia todas as etapas do processo de produção); Fixação de salários (US$ 5/dia, 8h diárias de trabalho); Redução do preço dos automóveis; Integração entre capital industrial e capital financeiro (donos de indústrias começam a investir em ações financeiras, surgimento de estratégias de financiamento da compra de automóveis); Criação de uma sociedade de consumo.
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TOYOTISMO Estratégia de organização do trabalho industrial que surge após a crise econômica em decorrência da crise do petróleo de Adotada pela Toyota, cria um novo sentido para a organização da produção industrial; Características: Produção just in time (evita produção de excedentes, valoriza estoques reduzidos); Busca atender mercados cada vez mais específicos (≠ produção rígida do fordismo); Produtos são fabricados ou entregues a tempo de serem comercializados (acumulação flexível); Uso de pesquisas de mercado (para adequação da produção à demanda: acumulação flexível); Trabalhador “polivalente” e qualificado de forma atualizada pela empresa; Terceirização e transferência de gestão (acumulação flexível);
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