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 Esse conceito se refere à necessidade de existir uma UNIFORMIDADE em TODOS os procedimentos no uso de um teste válido e preciso: desde a aplicação do.

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2  Esse conceito se refere à necessidade de existir uma UNIFORMIDADE em TODOS os procedimentos no uso de um teste válido e preciso: desde a aplicação do teste até a o desenvolvimento de parâmetros para a interpretação dos resultados obtidos.

3  Alguns autores enfatizam a necessidade de distinguir claramente os dois conceitos:  - Padronização: uniformidade da APLICAÇÃO dos testes, e  - Normatização: uniformidade na INTERPRETAÇÃO dos escores dos testes.

4  Objetivo: garantir que a coleta dos dados sobre os sujeitos seja de boa qualidade.  Uma má aplicação torna os dados obtidos inválidos, mesmo se o teste for de boa qualidade.  Para garantir uma boa administração dos testes psicológicos é preciso atender aos seguintes requisitos:  a) Material de Testagem  b) Aplicação do teste (o ambiente de testagem)

5  Qualidade do teste: o teste tem que ser válido e preciso; o uso de testes sem estes parâmetros é inútil, eticamente condenável e judicialmente processável.  Pertinência do teste - o teste deve: ◦ Ter relevância ao problema apresentado pelo sujeito. O aplicador deve saber para que serve um dado teste e escolher aquele que se aplica melhor ao problema do sujeito. Este é um problema para o psicólogo, já que existem muitos testes no mercado, mas não existem testes para todas as necessidades. ◦ Ser adaptado ao nível do candidato (intelectual, profissional).

6  Os testes requerem um aplicador treinado para que os resultados possam ser confiáveis. Por essa razão que eles são de uso privativo de psicólogos.  Para serem aplicados, devem seguir as regras de instrução, expressas sob o nome de padronização da aplicação.

7  O que é que implica tal padronização? Ela implica em várias coisas, particularmente na observância de: ◦ procedimentos de aplicação ◦ direito dos testandos ◦ controle dos vieses do aplicador ◦ normas na divulgação dos resultados.

8  Os resultados dos testes são válidos (obviamente supondo que o próprio teste seja válido) se a sua aplicação seguiu à risca as instruções e recomendações dadas pelo seu autor, no manual de aplicação.  Para alcançar essa validade na aplicação é necessário observar: ◦ Qualidade do ambiente físico da aplicação ◦ Qualidade do ambiente psicológico, que tipicamente significa uma atmosfera em que a ansiedade do testando seja reduzida ao mínimo.

9  É preciso que o ambiente não produza variáveis que possa distrair os testando.

10  O testando tem que estar em normais condições de saúde física e psicológica.  O testando deve compreender exatamente a tarefa a executar – as instruções devem ser dadas uma única vez e iguais para todos, isso implica que o aplicador seja profundamente familiarizado com o teste.  Deve haver o estabelecimento do rapport, para que o testando se sinta o mais à vontade possível para realizar o teste.

11  Deve ser obtido o consentimento informado dos testandos ou de seus representantes legais antes da realização da testagem. As exceções a esta regra são: a testagem por determinação legal, testagem como parte de atividades escolares regulares, testagem de seleção, onde a participação implica em consentimento.

12  Em aplicações escolares, clínicas e de aconselhamento, os testando têm o direito a explicações em linguagem que eles compreendem com respeito aos resultados que os testes irão produzir.  Em aplicações escolares, clínicas e de aconselhamento, quando os escores são utilizados para tomar decisões que afetem os testandos, estes ou seus representantes legais têm o direito de conhecer seu escore e a sua interpretação.

13  A pessoa do examinador não deixa de ser uma variável que pode alterar o resultado do teste. No entanto, deve procurar minimizar o impacto da mesma.  Seria importante, então, algumas questões reflexivas: ◦ O examinador deve ser familiar ao testando? ◦ Encorajar frequentemente o testando ajuda ou atrapalha? ◦ A idade e/ou o sexo do examinador é relevante? ◦ O estado emocional do examinador é relevante? ◦ As atitudes e opiniões pessoais do examinador são relevantes?

14  De qualquer forma, o aplicador dos testes psicológicos deve atender aos seguintes requisitos:  Conhecimento: profundo sobre o instrumento  Aparência: discreta, apresentar-se como um perito.  Comportamento durante a testagem: manter a ordem, fornecer informações necessárias, mas que não cause interferência nos resultados, linguagem e vocabulário acessíveis, ser atenciosos e movimentar-se discretamente.

15  1) Quem tem direito aos resultados dos testes? O candidato que se submeteu ao teste, numa linguagem acessível, a toda e qualquer informação relacionada ao teste. O solicitante da testagem, como o dono da empresa, no caso de seleção, ou o juiz, no caso de perícia judicial. Estes têm direito apenas às informações estritamente necessárias à resposta da solicitação.

16  2) O sigilo e a segurança dos resultados devem seguir às normas do sigilo profissional. Assim os arquivos devem ser seguros e não podem permitir o acesso a qualquer pessoa, a não ser o responsável. As identidades devem ser codificadas para que somente o profissional possa identificar. Em processos judiciais, o juiz pode pedir abertura de registros sigilosos.

17  3) O Código de Ética do Psicólogo (CFP, 1987) diz:  Art.02 – Ao Psicólogo é Vedado:  B) Apresentar, publicamente, através dos meios de comunicação, resultados de psicodiagnóstico de indivíduos ou em grupos, bem como interpretar ou diagnosticar situações problemáticas, oferecendo soluções conclusivas;  I) Interferir na fidedignidade de resultados de instrumentos e técnicas psicológicas;  M) Adulterar resultados, fazer declarações falsas e dar atestado sem a devida fundamentação teórico-científica.

18  Art.03 – São deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida:  A) Dar à pessoa atendida ou, no caso de incapacidade desta, a quem de direito, informações concernentes ao trabalho a ser realizado,  B) Transmitir a quem de direito somente informações que sirvam de subsídios às decisões que envolvem a pessoa atendida;  C) Em seus atendimentos, garantir condições ambientais adequadas à segurança da pessoa atendida, bem como à privacidade que garanta o sigilo profissional.

19  Art. 06. (O Psicólogo em Instituições Empregadoras) – O psicólogo garantirá o caráter confidencial das informações que vier a receber em razão de seu trabalho, bem como do material psicológico produzido.  Parágrafo 1 – Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier substituí-lo.  Parágrafo 2 – Na impossibilidade de fazê-lo o material deverá ser lacrado na presença de um representante do CRP, para somente vir a ser utilizado pelo psicólogo substituto, quando, então, será rompido o lacre, também na presença de um representante do CRP.

20  Art. 19 ( O Psicólogo e a Justiça)- Nas perícias, o psicólogo agirá com absoluta isenção, limitando-se à exposição do que tiver conhecimento através de seu trabalho, não ultrapassando, nos laudos, o limite das informações necessárias à tomada de decisão.

21  Art. 21 – O sigilo protegerá em tudo aquilo que o psicólogo ouve, vê ou de que tem conhecimento como decorrência do exercício da atividade profissional.  Art. 22 – Somente o examinando poderá ser informado dos resultados dos exames, salvo nas condições previstas nesse código.

22  Art. 23 – Se o atendimento for realizado por psicólogo vinculado a trabalho multiprofissional numa clínica, empresa ou instituição ou a pedido de outrem, só poderão ser dadas informações a quem as solicitou, a critério do profissional, dentro dos limites do estritamente necessário aos fins a que se destinou o exame.  Parágrafo 1- Nos casos de perícia, o psicólogo tomará todas as precauções, a fim de que só venha a relatar o que seja devido e necessário ao esclarecimento do caso.

23  Parágrafo 2 – O psicólogo, quando solicitado pelo examinado, está obrigado a fornecer a este as informações que foram encaminhadas ao solicitante e a orientá-lo em função dos resultados obtidos.  Art. 24 – O psicólogo não remeterá informações confidenciais a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo por Código de Ética ou que, por qualquer forma, permitam a estranhos o acesso a estas informações.

24  A normatização diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste.  Qualquer escore deve ser referido a algum padrão ou norma para adquirir sentido. A norma permite situar o escore de um sujeito, permitindo: a) determinar a posição que o sujeito ocupa no traço medido, e b) comparar o escore deste sujeito com o escore de qualquer outro sujeito.

25  A norma de interpretação ou o critério de referência é constituído tipicamente por 3 padrões:  a) O nível desenvolvimento do indivíduo (normas de desenvolvimento): idade mental, série escolar e estágio de desenvolvimento.  b) Um grupo padrão constituído pela população típica para qual o teste é construído (normas intragrupos)  c) Um critério externo (normas referentes a critérios), este utilizado particularmente no caso de testes de aprendizagem.


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