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PublicouSilvio Prof. Souza Alterado mais de 4 anos atrás
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Planejamento Estratégico e ações de Marketing
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Metodologia Aulas expositivas; Cases; Análises de filmes; Leitura do livro “A Meta”
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Situação Atual Situação Ideal Situação Possível Por que estudar Planejamento Estratégico?
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O que o Planejamento não é? Não é um plano; Não é tarefa dos “planejadores”; Não existe “A teoria” ou o “Método”; É simplesmente uma mera declaração de intenções.
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O que o Planejamento deve ser? Um instrumento de gestão que promova o desenvolvimento institucional; Uma atitude permanente da instituição e do administrador/gestor; Um processo aglutinador dos atores envolvidos nos resultados
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O que é Planejar? Processo contínuo de tomada de decisões Conhecimento de seu efeito futuro Organização sistemática do esforço para efetivá-las Medir os resultados face às expectativas Através de sistema organizado de retroalimentação Peter DRUCKER
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Objetivos do Planejamento Orientar a execução do plano Facilitar a tomada de decisões Distribuir com racionalidade os recursos Ampliar a margem de eficiência e eficácia Estimar necessidades futuras (tendências) Garantir eqüidade na oferta de serviços Contribuir com a melhoria da situação dos resultados organização
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APLICABILIDADE DO PLANEJAMENTO - O planejamento como prática social transformadora D eterminação de novas relações sociais alternativas à lógica do mercado - O planejamento como instrumento de ação governamental P rodução de políticas - O planejamento como instrumento do processo de gestão das organizações Otimizar os meios de produção no processo de trabalho
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ETAPAS DO PLANEJAMENTO Programação - definição de prioridades Critérios políticos Critérios técnicos Critérios administrativos - elementos da programação Objetivos Estratégias Atividades Metas Recursos Indicadores
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