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O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança

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Apresentação em tema: "O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança"— Transcrição da apresentação:

1 O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança
Gerir é educar. Exige dedicação e comprometimento. A Gestão formadora Júlio Furtado

2 Liderar é, também, crescer e fazer crescer

3 Ser gestor exige controle...
Deliberativo Autonomia Consequências Liberdade relacional Qual o efeito que você causa nas outras pessoas?

4 Equilíbrio interno do organismo O que o seu corpo está lhe dizendo?
Ser gestor exige controle... Homeostático Equilíbrio interno do organismo Percepção dos sinais Viver no limite O que o seu corpo está lhe dizendo?

5 Risco de abdicação ou de Somatização
A angústia vira depressão, o incômodo, irritação constante e a desmotivação nos obriga a gastar uma energia que muitas vezes não temos para cumprir uma simples tarefa. Risco de abdicação ou de Somatização

6 Perigos invisíveis

7 ASSESSORAR APOIAR SUPERVISIONAR
Dirigir, orientar ou inspecionar em plano superior Remete-se ao ato de comando Verificar se está sendo feito da maneira certa Corrigir, se necessário. SUPERVISIONAR Assistir, auxiliar tecnicamente Prestar ajuda Fazer com Instruir, ensinar como se faz ASSESSORAR Sustentar, amparar, favorecer Criar instrumentos para que algo aconteça Cuidar do contexto para algo aconteça APOIAR

8 OS VERBOS QUE O GESTOR PRECISA CONJUGAR:
AVALIAR SUSTENTAR DEFINIR ORGANIZAR GARANTIR CORRIGIR MOTIVAR INFORMAR RECONHECER COBRAR CUIDAR APOIAR 5 4 3 2 1 AUTO-AVALIAÇÃO COMPLEMENTO ( o quê ?) VERBO OS VERBOS QUE O GESTOR PRECISA CONJUGAR:

9 Ânimo para o trabalho Clareza de horizonte Autoria do projeto
Caminhada comum Apoio do grupo

10 Abdicação X Liderança

11 Em que momentos eu abdico como líder?
Que artifícios eu utilizo? Por que isso ocorre? O que faz eu me arrepender? Como eu “conserto” a situação? O que posso fazer para mudar isso em mim?

12 O perfil do líder que transforma
Nos últimos 50 anos, houve uma “deslegitimação” da liderança legal ou atribuída. ATRIBUIÇÃO CONQUISTA O principal pré-requisitos para se liderar em nossos dias é: A CAPACIDADE SÓCIO-RELACIONAL tecer relações e fazê-las prosperar compreender o outro detectar talentos cenografar situações

13 A organização do poder na Liderança
Hierarquia Funcional Hierarquia Matricial Estratificação de poderes Lideranças paralelas interrelacionadas Desenvolvimento de líderes Centralização Existe uma tendência mundial de substituição dos modelos hierárquicos pelos modelos matriciais em todos os setores, inclusive na sala de aula.

14 O desenvolvimento da liderança
O líder precisa ser essencialmente um estrategista. Estratégia é a formulação dos nossos movimentos para atingirmos o objetivo.

15 O desenvolvimento da liderança
O tempo precisa ser bem administrado pelo líder, que, ao mesmo tempo, precisa conhecer e respeitar o tempo das pessoas. Estamos vivendo a transição da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento, logo, o líder precisa desenvolver, em si mesmo e em sua equipe, a filtragem, a seleção, a organização, a aglutinação e a síntese das informações disponíveis.

16 PODER ESTRATÉGIA O poder é sempre limitado, logo, não pode ser exercido sem estratégias. O líder precisa ter consciência do seu “não-poder” para se tornar um bom estrategista.

17 Como liderar para favorecer o crescimento da equipe?
Disponibilizar Integrar Como liderar para favorecer o crescimento da equipe? Instigar Avaliar

18 Liderar pessoas é, essencialmente, tornar possível o alcance dos objetivos e, para isso, os objetivos têm que ser de todos. Logo, liderar é “coletivizar” os objetivos.

19 Trabalhar em equipe, hoje, é questão de sobrevivência

20 O líder precisa ser um “assessor” dos seus liderados e estar a disposição para treinar, apoiar e motivar. Enfim, o principal papel do líder, hoje, é “tirar as pedras do caminho” para que sua equipe caminhe melhor. É estender o tapete vermelho para sua equipe passar.

21 É necessário construir uma relação horizontal
É necessário construir uma relação horizontal. Relação horizontal não é uma relação sem respeito à hierarquia, mas sim uma relação onde a hierarquia não impede a todos de dizer e de ouvir, respeitosamente, outro componente fundamental da cidadania.

22 O principal papel da liderança é o de “cenografar” cada momento para que os “atores” se motivem a dar o melhor de si em seus papéis.

23 As principais ações de uma liderança competente são:
desafiar (instigar) gerir equipes cenografar processos gerir erros administrar conflitos

24 Plano de ação em Liderança
O que estou precisando instigar na escola? Sobre que grupo eu preciso atuar de forma que se torne uma verdadeira equipe? Como? Que processos na minha escola precisam ser cenografados e de que maneira? De que maneira posso utilizar os “erros” de forma positiva em minha escola? Quais os conflitos que ocorrem na escola que interferem negativamente no bom desempenho do trabalho?

25 E-mail: julio@juliofurtado.com.br
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