A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 02 As primeiras palavras. Lição 02 As primeiras palavras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 02 As primeiras palavras. Lição 02 As primeiras palavras."— Transcrição da apresentação:

1

2 Lição 02 As primeiras palavras

3 Objetivo Analisar o prefácio dos dez mandamentos, no qual contém informações da autoria, suficiência e autoridade do decálogo, bem como, da graça de Deus nele expressa.

4 Texto-base Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. (Êx 20:1-2)

5 Introdução O prefácio dos dez mandamentos – ou, como sugere o título desse estudo, As primeiras palavras –, está nos versículos 1 e 2 de Êxodo 20. Estes dois versículos mostram que o contexto da instituição da lei de Deus é um contexto cheio da graça de Deus.

6 I. PARA CONHECER As primeiras palavras, que se referem ao trecho de Ex 20:1-2, não vêm antes do decálogo à toa. Antes de mostrar a vontade de Deus, elas apresentam tanto a soberania quanto a bondade dele.

7 I. PARA CONHECER 1. A autoria do decálogo: Então, falou Deus todas estas palavras. (Êx 20:1)

8 I. PARA CONHECER 2. A suficiência do decálogo: A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do SENHOR são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes (Sl 19:7)

9 I. PARA CONHECER 3. A autoridade do decálogo: Porque o Senhor é o nosso juiz; é o Senhor quem faz as nossas leis, Ele é o nosso Rei. O Senhor cuidará de nós e nos salvará. (Is 33:22 – Bíblia Viva)

10 I. PARA CONHECER 4. A graça no decálogo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. (Êx 20:1-2)

11 Questões do estudo 01. Com base em Ex 20:1 e no item 1 do comentário, responda: Quem é o autor dos dez mandamentos e porque essa informação é importante? 02. Por que podemos afirmar que o decálogo, a lei moral de Deus, é suficiente? Responda após ler o item 2. 03. Comente com a classe sobre a autoridade do decálogo. Quem é o seu legislador? Para responder, leia Ex 20:2; Is 33:22 e o item 3 do comentário. 04. Com base em quais ações de Deus no prefácio do decálogo, podemos notar a presença da graça? Comente com base em Ex 12:21-30, 14:26-31, 20:1-2 e no item 4.

12 1. Entenda: diante de Deus, você tem uma necessidade.
II. PARA PRATICAR 1. Entenda: diante de Deus, você tem uma necessidade. A nossa salvação não depende de nós, mas da graça de Deus (Ef 2:8). Sem que merecêssemos, ele nos resgatou da escravidão do mundo, da carne e do diabo (vv.2-3) e nos deu vida juntamente com Cristo (v.5). 05. Considere a frase: “Nós obedecemos aos mandamentos não para sermos salvos, mas porque já somos salvos”. O que ela nos ensina?

13 2. Aceite: diante de Deus, você tem uma responsabilidade.
II. PARA PRATICAR 2. Aceite: diante de Deus, você tem uma responsabilidade. Uma vez que fora alvo do amor divino e liberto de toda opressão do Egito, o povo de Israel deveria viver para honrar o seu Deus libertador. 06. Uma vez sendo libertos por Deus de nossa antiga condição pecaminosa, que responsabilidade temos diante dele? Comente com a classe.

14 Desafio da semana O prefácio do decálogo, registrado em Êxodo 20, versículos 1 e 2, mostrou-nos, no estudo de hoje, que a instituição da lei de Deus ocorreu em um contexto de graça e bondade divinas. Ele também nos ensinou acerca da autoria, da suficiência e da autoridade do decálogo, bem como da graça de Deus nele contida. Aproveite o estudo de hoje para, durante essa semana, refletir sobre a graça de Deus em sua vida. Medite acerca da libertação que o Senhor lhe proporcionou no tempo em que você vivia morto(a) em delitos e pecados e como ele agiu para tornar conhecida a vontade dele. Feito isso, agradeça-lhe por ser alvo de sua graça maravilhosa.

15 Próximo estudo Lição 03 A adoração exclusiva

16 Referências FERNANDES, F. Dicionário brasileiro Globo. 33. ed. São Paulo: Globo, 1993. HARRIS, R. L. Dicionário de teologia do antigo testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998. HOFF, P. O Pentateuco. 13. ed. São Paulo: Vida, 2005. MEYER, F. B. Comentário bíblico: antigo e novo testamento. Belo Horizonte: Betânia, 2002. REIFLER, H. U. A ética dos dez mandamentos: um modelo de ética para os nossos dias. São Paulo: Vida Nova, 2007.


Carregar ppt "Lição 02 As primeiras palavras. Lição 02 As primeiras palavras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google