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Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s)

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Apresentação em tema: "Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s)"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s)

2 Orientação Técnica Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s)
PCNP’s : Emerson Gradinar Rogério Missias Marco Bortoletto Setembro/2019

3 Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s)
O que são as TIC’s? Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação.

4 Evolução das tecnologias na educação

5 Para refletir

6 Tecnologia e Metodologia

7

8 O modelo mais conhecido e praticado nas instituições de ensino:
é aquele em que o aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois nele o docente é o protagonista da educação.

9 Já na metodologia ativa
O aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

10 Como os alunos geralmente aprendem?
Segundo William Glasser: 10% lendo; 20% escrevendo; 50% observando e escutando; 70% discutindo com outras pessoas; 80% praticando; 95% ensinando.

11 Quais são as práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem?

12 Aprendizagem baseada em projetos
Tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios.

13 Aprendizagem baseada em problemas
Tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho.

14 Estudo de caso O Estudo de Caso oferece aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram seus conhecimentos em situações relativamente complexas.

15 Aprendizagem entre pares ou times
Formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias.

16 Benefícios para os alunos:
adquirem maior autonomia; desenvolvem confiança; passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo; tornam-se aptos a resolver problemas; tornam-se profissionais mais qualificados e valorizados; tornam-se protagonistas do seu aprendizado.

17 Benefícios para a Escola:
maior satisfação dos alunos com o ambiente da sala de aula; melhora da percepção dos alunos com a Unidade Escolar; aumento do reconhecimento na comunidade;

18 Ensino Híbrido Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND

19

20 Modelos de trabalho com o Ensino Híbrido

21 Modelos de trabalho . Rotação por Estação: esse modelo permite que os estudantes rotacionem através das estações em um horário fixo, no qual pelo menos uma das estações é uma estação de aprendizagem online. . Laboratório Rotacional: assim como a Rotação por Estação, o Laboratório Rotacional permite que os estudantes rotacionem através das estações em um horário fixo. No entanto, neste caso, a aprendizagem on-line ocorre em um laboratório de informática. . Rotação Individual: permite que os alunos rotacionem através das estações, mas em horários individuais definidos por um professor ou algoritmo de software. Ao contrário dos outros modelos de rotação, os estudantes não necessariamente rotacionam para cada estação; eles rotacionam apenas para as atividades programadas em suas listas de reprodução. . Sala de Aula Invertida: esse modelo inverte a relação tradicional entre o tempo de aula e dever de casa. Os estudantes aprendem em casa através de cursos e aulas on-line, e os professores usam o tempo de aula para práticas ou projetos orientados pelo professor. Este modelo permite que os professores usem o tempo de aula para mais do que dar aulas tradicionais.

22 Atividade Prática Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY

23 Aplicativo

24 Referências:

25 Obrigado!!!


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