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O Portefólio digital na formação de professores. Um estudo comparativo

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Apresentação em tema: "O Portefólio digital na formação de professores. Um estudo comparativo"— Transcrição da apresentação:

1 O Portefólio digital na formação de professores. Um estudo comparativo
Fernando Albuquerque Costa Maria Ângela Rodrigues Maria Helena Peralta Mónica Raleiras O Portefólio digital na formação de professores. Um estudo comparativo O estudo comparativo aqui apresentado insere-se no âmbito das actividades do projecto DIGIFOLIO - O Portefólio digital como estratégia de desenvolvimento profissional de professores, um projecto Comenius 2.1 em que participam instituições de 5 países europeus (Bélgica, Finlândia, Holanda, Portugal e República Checa)[1]. Embora o objectivo central deste tipo de projectos seja a elaboração e realização de um curso de formação de professores, diferentes actividades foram previstas de forma a fornecerem os “inputs” necessários ao desenvolvimento do referido curso. Nesta medida e com base no trabalho de análise da situação sobre o uso de portefólios e de portefólios electrónicos em contexto educativo em cada um dos países, foi possível realizar a síntese comparativa que aqui apresentamos e que, de acordo com os objectivos previamente definidos, nos permite conhecer com mais detalhe, o que a este nível se passa no conjunto dos países que integram o projecto. Tomando os relatórios nacionais como base, e dando realce às questões relacionadas com o uso das tecnologias, apresentamos os resultados da análise em torno de 4 aspectos centrais relativamente à viabilidade da proposta de uso de portefólios digitais em contexto educativo: 1. Grau de acesso às TIC, em geral, com o objectivo de perceber o estado de generalização dos computadores na sociedade e do acesso à Internet pela população em geral. 2. Medidas políticas na área das TIC em Educação, caracterizando a situação do ponto de vista macro e fazendo referência nomeadamente ao "clima" mais ou menos favorável para o seu uso em contexto educativo. 3. Uso das TIC em Educação, visando compreender, globalmente, o grau de penetração e uso efectivo dos computadores na escola, com referência, sempre que possível, a dados concretos constantes dos respectivos relatórios nacionais. 4. O uso de portefólios digitais para fins educativos, em particular, tentando caracterizar sumariamente, com base nos exemplos descritos, os contextos em que já existe experiência de utilização nos diferentes países. Tomam-se em consideração, por outro lado, não apenas os aspectos em que é evidente (ou está implícita) a semelhança entre os países considerados, mas também as particularidades e especificidades evidenciadas como elementos diferenciadores. A ideia é que estas especificidades possam contribuir para uma maior riqueza da caracterização da situação e possam ajudar efectivamente, atribuindo-lhe uma dimensão europeia, o desenho do curso de formação sobre portefólios digitais. No âmbito deste 1º Encontro sobre e-portefólios, esperamos contribuir para a discussão de alguns aspectos essenciais relacionados com o uso das tecnologias na elaboração de portefólios e, bem assim, recolher sugestões e ideias que possam enriquecer as actividades de formação e desenvolvimento profissional de professores a realizar no seio do projecto DIGIFOLIO. [1] Mais informação em língua portuguesa sobre o projecto, pode ser consultada, na Internet, em

2 tópicos INTRODUÇÃO/CONTEXTO SÍNTESE COMPARATIVA BALANÇO PROVISÓRIO
Grau de acesso às TIC Medidas políticas na área das TIC Uso das TIC em Educação O uso de portefólios digitais para fins educativos BALANÇO PROVISÓRIO

3 1. INTRODUÇÃO/CONTEXTO PROJECTO COMENIUS 2.1
CP PT- COMENIUS - C21

4 = 1. INTRODUÇÃO/CONTEXTO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES
POTENCIAL EDUCATIVO DOS PORTEFÓLIOS + POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS = DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES “to learn how to teach and to teach better and better” (Fullan, 1995)

5 1. INTRODUÇÃO/CONTEXTO Desenvolvimento de novas competências e novas abordagens em termos de ensino e aprendizagem, nomeadamente através da reflexão sobre o papel dos professores e do seu consequente envolvimento e responsabilização.

6 1. INTRODUÇÃO/CONTEXTO ESTUDO DAS REALIDADES NACIONAIS
ACORDO EM TERMOS DE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DEFINIÇÃO DE ESTRUTURA CONCEPTUAL COMUM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES AVALIAÇÃO E RECOMENDAÇÕES

7 2. SÍNTESE COMPARATIVA Grau de acesso às TIC
Algumas diferenças (substanciais!?) no acesso… Forte uso, nomeadamente pelos mais jovens… Situação actual favorável à experimentação e ao estudo deste tipo de actividades (mesmo) fora da Escola…

8 2. SÍNTESE COMPARATIVA Medidas políticas na área das TIC
Papel determinante das directivas europeias… Iniciativas de âmbito nacional em curso em todos os países visando incentivar a generalização do uso dos computadores nas escolas… Caso finlandês (formação de professores)… Discrepância entre enunciados e resultados…

9 2. SÍNTESE COMPARATIVA Uso das TIC em Educação
Dificuldades em obter dados concretos sobre o tipo de uso… Diferenças efectivas entre países?... Resistências ainda… mesmo na Finlândia Não basta estarem reunidas as condições técnicas… Importância do que os professores “sabem” e “pensam” sobre os benefícios das tecnologias…

10 2. SÍNTESE COMPARATIVA O uso de portefólios digitais para fins educativos São ainda escassas e tímidas as experiências de utilização de portefólios digitais no conjunto dos países aqui considerados… Universidades e formação de professores principais contextos de utilização… Algumas resistências pelo trabalho que dá, pelo tempo que exige… Soluções tecnológicas específicas vs. tecnologias “abertas”…

11 3. BALANÇO PROVISÓRIO “Clima” favorável em geral
Experiências ainda muito ténues e pouco conclusivas Resultados muito aquém das expectativas Dificuldades na operacionalização do e-portefolio Importância da dimensão atitudinal

12 O Portefólio digital na formação de professores. Um estudo comparativo
OBRIGADO! Questões? Comentários? Fernando Albuquerque Costa Maria Ângela Rodrigues Maria Helena Peralta Mónica Raleiras O Portefólio digital na formação de professores. Um estudo comparativo O estudo comparativo aqui apresentado insere-se no âmbito das actividades do projecto DIGIFOLIO - O Portefólio digital como estratégia de desenvolvimento profissional de professores, um projecto Comenius 2.1 em que participam instituições de 5 países europeus (Bélgica, Finlândia, Holanda, Portugal e República Checa)[1]. Embora o objectivo central deste tipo de projectos seja a elaboração e realização de um curso de formação de professores, diferentes actividades foram previstas de forma a fornecerem os “inputs” necessários ao desenvolvimento do referido curso. Nesta medida e com base no trabalho de análise da situação sobre o uso de portefólios e de portefólios electrónicos em contexto educativo em cada um dos países, foi possível realizar a síntese comparativa que aqui apresentamos e que, de acordo com os objectivos previamente definidos, nos permite conhecer com mais detalhe, o que a este nível se passa no conjunto dos países que integram o projecto. Tomando os relatórios nacionais como base, e dando realce às questões relacionadas com o uso das tecnologias, apresentamos os resultados da análise em torno de 4 aspectos centrais relativamente à viabilidade da proposta de uso de portefólios digitais em contexto educativo: 1. Grau de acesso às TIC, em geral, com o objectivo de perceber o estado de generalização dos computadores na sociedade e do acesso à Internet pela população em geral. 2. Medidas políticas na área das TIC em Educação, caracterizando a situação do ponto de vista macro e fazendo referência nomeadamente ao "clima" mais ou menos favorável para o seu uso em contexto educativo. 3. Uso das TIC em Educação, visando compreender, globalmente, o grau de penetração e uso efectivo dos computadores na escola, com referência, sempre que possível, a dados concretos constantes dos respectivos relatórios nacionais. 4. O uso de portefólios digitais para fins educativos, em particular, tentando caracterizar sumariamente, com base nos exemplos descritos, os contextos em que já existe experiência de utilização nos diferentes países. Tomam-se em consideração, por outro lado, não apenas os aspectos em que é evidente (ou está implícita) a semelhança entre os países considerados, mas também as particularidades e especificidades evidenciadas como elementos diferenciadores. A ideia é que estas especificidades possam contribuir para uma maior riqueza da caracterização da situação e possam ajudar efectivamente, atribuindo-lhe uma dimensão europeia, o desenho do curso de formação sobre portefólios digitais. No âmbito deste 1º Encontro sobre e-portefólios, esperamos contribuir para a discussão de alguns aspectos essenciais relacionados com o uso das tecnologias na elaboração de portefólios e, bem assim, recolher sugestões e ideias que possam enriquecer as actividades de formação e desenvolvimento profissional de professores a realizar no seio do projecto DIGIFOLIO. [1] Mais informação em língua portuguesa sobre o projecto, pode ser consultada, na Internet, em


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