A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade I – Aspectos fundamentais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade I – Aspectos fundamentais"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade I – Aspectos fundamentais
Semana 2 – Fundamentos e conceitos da Administração da Produção. Objetivos: Após o conteúdo desta semana, o estudante será capaz de: - Identificar o conceito de administração da produção; - Compreender o papel da administração da produção no contexto da administração das empresas.

2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Era Artesanal Era Industrial

4 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Desenvolver uma ciência que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano (divisão do trabalho), em lugar dos velhos métodos rotineiros; Selecionar o melhor trabalhador para cada serviço, passando em seguida a ensiná-lo, treiná-lo e formá-lo, em oposição à prática tradicional de deixar para ele a função de escolher método e formar-se; Separar as funções de preparação e planejamento da execução do trabalho, definindo-as com atribuições precisas; Especializar os agentes nas funções correspondentes; Predeterminar tarefas individuais ao pessoal e conceder-lhes prêmios quando realizadas; Controlar a execução do trabalho.

5 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
O coração de uma organização está na sua atividade fim ou atividade principal (Produção ou operações) Administrar a produção de uma empresa ou o seu processo de operações corresponde a administrar o processo produtivo, que transforma os insumos em bens ou serviços.

6 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
O coração de uma organização está na sua atividade fim ou atividade principal (Produção ou operações) Bens ou serviços

7 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Aeroporto de Congonhas – SP Filme

8 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
BENS SERVIÇOS Geralmente é concreto O serviço é intangível Ocorre transferência de posse Geralmente a posse não é transferida Pode ser revendido Não pode ser revendido Pode ser demonstrado Normalmente não pode ser demonstrado, sobretudo porque ele não existe antes da compra Pode ser estocado por vendedores e compradores O serviço não pode ser estocado O consumo depende da produção Produção e consumo geralmente coincidem Produção, venda e consumo ocorrem em locais diferentes Produção, consumo e, geralmente, a venda ocorrem no mesmo lugar Pode ser transportado Não pode ser transportado Produzido por quem vende Cliente participa da produção Possibilita contato indireto entre empresa e cliente Na maioria dos casos o contato direto é necessário

9 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Tangível Algo que é tocável e guardável. Fica em poder do cliente. Ex: qualquer bem - roupa, sapato, objetos diversos, automóvel, livros etc. Intangível Algo que é experimentado, mas não pode ser tocado ou guardado, nem fica em poder do cliente. Ex: qualquer sensação – satisfação, alegria, tristeza, aborrecimento, saciedade (fome), ou transformação – conhecimento, beleza, saúde, localização.

10 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
100% Produto Minério de ferro Calça jeans Plásticos especiais Supermercado Cozinha modular Restaurante fast food Restaurante convencional Restaurante de luxo Alfaiate Linha aérea Psicanálise 100% Serviço

11 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Bens ou serviços Necessidades dos clientes Satisfação (ou insatisfação!) VANTAGEM COMPETITIVA

12 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Conceito “Atividade de gerenciar recursos destinados à produção e disponibilização de bens e serviços.” Slack (2009)

13 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Conceito É a área ou campo da administração responsável pelo planejamento, funcionamento e controle de todo o processo de transformação da empresa, responsável por criar os bens ou serviços a partir dos insumos e recursos disponíveis. Gerenciamento da atividade fabril ou Gerenciamento das operações

14 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Conceito “A administração da produção deve se ocupar do gerenciamento estratégico dos recursos escassos, da sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços, visando atender a necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes.” Corrêa e Corrêa, 2006

15 OBJETIVOS CONTROLE RECURSOS CLIENTES MÉTODOS ETC... QUALIDADE

16 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Transformação “Uso de recursos de entrada ou inputs, para mudar o estado ou condição de algo e, assim, produzir as saídas, ou outputs, do processo de transformação.” Slack 2009 Processo de transformação Toda operação que gera bens e serviços

17 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Processo de transformação RECURSOS DE ENTRADA - INPUTS - SAÍDAS -OUTPUTS-

18 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Processo de transformação O processo pode transformar os inputs ou apenas utilizá-los para a transformação.

19 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Processo de transformação Transformação “Uso de recursos de entrada ou inputs, para mudar o estado ou condição de algo e, assim, produzir as saídas, ou outputs, do processo de transformação.” Slack 2009 RECURSOS DE ENTRADA - INPUTS - SAÍDAS -OUTPUTS- A compreensão do que é transformação faz com que o administrador possa estruturar o processo de maneira a atender os clientes conforme suas exigências de QUALIDADE, TEMPO e CUSTO!! Daí a importância de se ter este conceito apreendido logo no início dos estudos: tudo que vem a partir daqui, deve se remeter à ideia do processo de transformação e o que ele representa.

20 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Bens e serviços

21 $

22 Atividade Complementar   A partir do estudo destes aspectos introdutórios e do que você entendeu, reflita a respeito e tente explicar com suas próprias palavras, o que é Administração da Produção e qual a sua importância para a administração das empresas em geral.


Carregar ppt "Unidade I – Aspectos fundamentais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google