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Campus Cabo Frio CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DE PROCESSSOS PARTE I.

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1 Campus Cabo Frio CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DE PROCESSSOS PARTE I

2 Campus Cabo Frio ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES UNIDADE I – Visão Estratégica 1.1 Visão Holística A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; composto. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades, que se supõe seja própria do universo. Sintetizar é reunir elementos em um todo; compor. A visão holística de uma empresa equivale a se ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização (estrutura da empresa, cultura organizacional, qualificação do pessoal, assim como suas interrelações).

3 Campus Cabo Frio Todo empresário e o seu pessoal gerencial deveriam ter uma visão holística de sua empresa. Essa visão possui diferentes ênfases e graus de abstração. No entanto, a visão do todo ( a imagem única) é essencial para que eles cumpram o seu papel. Algumas empresas possuem pessoas com essa visão, e normalmente elas se destacam de suas concorrentes. Porém uma grande parte dos dirigentes atingiu seu posto vindo de uma área específica, trazendo assim uma visão distorcida do todo. É comum encontrar gerentes empolgados com os recursos computacionais, outros achando que a solução está somente na estrutura organizacional, outros que consideram suas máquinas e equipamentos como sendo a salvação da empresa. UNIDADE I – Visão Estratégica 1.1 Visão Holística ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

4 Campus Cabo Frio Com uma visão holística é mais seguro tomar decisões. Se esta visão holística for então formalizada, pode-se discutir problemas específicos sem se perder a abrangência, nivelando-se o conhecimento entre os participantes da discussão. No entanto, é impossível representar o todo de forma completa. Este todo é algo abstrato, que forma uma unidade na mente dos dirigentes. Pensar a empresa como um conjunto de business process é o formalismo existente mais próximo para a obtenção da visão holística. Esses conceitos garantem a obtenção da Integração de Empresas / CIM (Computer Integrated Manufacturing). UNIDADE I – Visão Estratégica 1.1 Visão Holística ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

5 Campus Cabo Frio Planejar Dirigir OrganizarControlar Entradas/InsumosSaídas/Resultados Ambiente Externo UNIDADE I – Visão Estratégica 1.2 Business Process ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

6 Campus Cabo Frio Business Process compreende um conjunto de atividades realizadas na empresa, associadas às informações que manipula, utilizando os recursos e a organização da empresa. Forma uma unidade coesa e deve ser focalizado em um tipo de negócio, que normalmente está direcionado a um determinado mercado/cliente, com fornecedores bem definidos. Como recursos pode-se entender técnicas, métodos, ferramentas, sistemas de informação, recursos financeiros e todo o conhecimento envolvido na sua utilização. A organização engloba não somente os aspectos organizacionais e estruturais das empresas, como também os seus agentes, ou seja, as pessoas com sua qualificação, motivação, etc. A capacidade de aprendizado da empresa também é um dos elementos da organização de um Business Process. UNIDADE I – Visão Estratégica 1.2 Business Process ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

7 Campus Cabo Frio UNIDADE I – Visão Estratégica 1.2 Business Process ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

8 Campus Cabo Frio Este foco no negócio é importante, pois é comum encontrar diversos negócios de uma empresa compartilhando os mesmos elementos estruturais e recursos, o que dificulta a definição do BP (e em muitos casos a própria operação da empresa). Os novos requisitos dos clientes, competição mais acirrada e a disponibilidade de tecnologia de informação mais flexível fizeram com que fosse necessário se identificar os BP. Assim se consegue gerenciar os negócios de uma forma mais efetiva, focalizando-se nas exigências dos clientes. Exemplos típicos de BP são: Liderança dos Negócios - Planejamento Estratégico - Desenvolvimento de Produto - Venda de Produto - Fabricação de Produto - Atendimento ao Cliente -Consolidação de Resultados UNIDADE I – Visão Estratégica 1.2 Business Process ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

9 Campus Cabo Frio Mesmo sem ser explicitamente citado como business process (BP), ele é utilizado em diversas abordagens atuais, como se procura mostrar a seguir de uma forma bem sucinta (vide figura abaixo). São analisadas aqui a Reengenharia, o Sistema de Qualidade, o Custo Baseado em Atividades (ABC) e a implantação de sistemas Integrados (ERP). UNIDADE I – Visão Estratégica 1.2 Business Process ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

10 Campus Cabo Frio Estratégia competitiva é o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos por uma empresa ou unidade de negócios para ampliar ou manter, de modo sustentável, suas vantagens competitivas frente aos concorrentes. Para Porter, “A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a competição industrial.” O nível de competitividade alcançado pela empresa ou unidade de negócios depende de fatores sistêmicos, estruturais ou empresariais, relacionados, respectivamente, às condições macroeconômicas, político-institucionais, regulatórias, infra-estruturais e sociais do país onde a empresa está instalada, às características do mercado, da concorrência e da configuração da indústria ou setor econômico em que a empresa atua e à capacidade gerencial e operacional da própria empresa. UNIDADE I – Visão Estratégica 1.3 Estratégia Competitiva ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

11 Campus Cabo Frio Cinco forças determinam a dinâmica da competição em uma indústria: a entrada de novos concorrentes, a ameaça de substitutos, o poder de barganha dos clientes, o poder de barganha dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes atuais. As empresas em geral podem adotar três tipos de estratégia competitiva: estratégia de liderança em custos, estratégia de diferenciação e estratégia de foco. A primeira visa obter vantagens competitivas pela oferta de produtos e serviços (em geral padronizados) a custos mais baixos do que os concorrentes. A segunda busca alcançar vantagens pela introdução de um ou mais elementos de diferenciação nos produtos e serviços, que justifiquem preços mais elevados. E o terceiro tipo de estratégia objetiva obter vantagens competitivas ou pela oferta de produtos e serviços com menores custos, ou pela diferenciação dos mesmos, mas em um segmento de mercado mais localizado ou restrito. UNIDADE I – Visão Estratégica 1.3 Estratégia Competitiva ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

12 Campus Cabo Frio A estratégia competitiva de uma empresa será desdobrada em geral em estratégias funcionais como as estratégias de marketing, de produção, financeira e tecnológica, buscando-se compor um todo coeso e harmônico de planos e ações que propiciem a aquisição de vantagens competitivas pela melhoria dos processos de negócios ou de elementos na “cadeia de valor” da empresa. A estratégia competitiva adotada fica assim caracterizada pelo modo com que a empresa atende seus clientes. A estratégia será boa quando possibilitar entender melhor as necessidades dos clientes e criar valor para eles. UNIDADE I – Visão Estratégica 1.3 Estratégia Competitiva ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

13 Campus Cabo Frio O planejamento estratégico, ou a formulação da estratégia competitiva, é, portanto, essencial para a empresa, pois esta dificilmente poderá criar condições, simultaneamente, para responder a todas as demandas (necessidades), de todos os possíveis segmentos de mercado. Dificilmente, também, poderá instantaneamente mudar drasticamente as condições de atendimento ou “pular” de um segmento de mercado para outro. Assim, o planejamento estratégico propicia que a empresa identifique em que direção predominante pretende mover-se, orientando as competências (que vai acumulando e adquirindo) para as oportunidades que surgem no mercado de criar valor para seus clientes atuais e potenciais. UNIDADE I – Visão Estratégica 1.3 Estratégia Competitiva ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

14 Campus Cabo Frio Diferenças a promover para alcançar uma vantagem competitiva:  IMPORTÂNCIA: entrega de um benefício altamente valorizado para os compradores-alvo;  DISTINGUIBILIDADE: entrega de um benefício de um ou mais modos diferentes;  SUPERIORIDADE: A diferença é superior a outras maneiras pelas quais os clientes poderiam obter o mesmo benefício;  COMUNICABILIDADE: a diferença é comunicável e visível para os compradores;  ANTECIPAÇÃO: os concorrentes não podem copiar facilmente a diferença;  ACESSIBILIDADE: os compradores podem pagar pela diferença:  LUCRATIVIDADE: a empresa pode introduzir a diferença de maneira lucrativa. UNIDADE I – Visão Estratégica 1.3 Estratégia Competitiva ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES

15 Campus Cabo Frio Estudo de Caso: Luta-livre na internet UNIDADE I – Visão Estratégica 1.3 Estratégia Competitiva ENGENHARIA DE PROCESSOS – PROF. LUIZ FELIPE NEVES


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