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Comunicação
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Administração da Comunicação
O que é comunicação ? Processo pelo qual idéias e valores são transmitidos entre indivíduos e organizações.
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Administração da Comunicação
Quais os objetivos da comunicação em marketing ? Informar Persuadir Antecipar Relembrar
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Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: A combinação de todas alternativas de comunicação, (propaganda; promoção de vendas; relações públicas e venda pessoal ), utilizadas pela organização para atingir seu objetivos
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Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: Propaganda: Qualquer forma impessoal, paga de promoção de idéias bens ou serviços por patrocinador identificado. Caracteriza-se fundamentalmente pelo esforço de comunicar um “Conceito”, associado a uma “Marca”.
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Publicidade e Propaganda
• Publicidade - publicação de matéria jornalística de interesse de uma empresa, pessoa, organização etc. por veículo de comunicação.[Nesta acepç. a publicidade não é paga]. • Propaganda – [do latim propaganda, do gerundivo de propagare, ‘coisas que devem ser propagadas’]. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. Fonte: Novo Aurélio Século XXI
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Publicidade e Propaganda
• Publicidade – tornar público. Não paga. • Propaganda – arte e técnica de planejar, conceber, criar, executar e veicular mensagens de propaganda. Difusão de mensagem de caráter informativo e persuasivo, por parte de anunciante identificado, mediante compra de espaço em TV, jornal, revista etc. Paga. Fonte: Novo Aurélio Século XXI
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Propaganda
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Publicidade
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Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: Promoção de Vendas: Incentivos de curto prazo com objetivo de incentivar vendas de produtos/serviços. Esforço específico de promoção com objetivos claros de incentivo a vendas através da oferta de condições especiais ou vantagens como sorteios, brindes, descontos, venda conjunta, amostras, etc.
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Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: Relações Publicas: Desenvolvimento de boas relações com os diferentes públicos (interno e externo), visando obtenção de publicidade e boa imagem para organização. Pode basear-se em relações institucionais (publico em geral), comunitárias, com os poderes públicos, com o meio financeiro, de crise (momentos que podem comprometer a imagem da empresa)
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Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: Venda Pessoal: Apresentação oral e pessoal com um ou mais compradores, com objetivo de venda. É a forma de comunicação persuasiva e interativa realizada por contato pessoal, dirigida e personalizada, visando eliminar as objeções da compra, porém de alto custo.
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Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: Propaganda EMPRE SA Propaganda D I S T R B U O P U B L I C O S C O N S U M I D R E BOCA a Promoção Promoção Rel. Publica Rel. Publica V. Pessoal V. Pessoal
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Comunicação Integrada em Marketing anos 90
Administração da Comunicação Comunicação Integrada em Marketing anos 90 Crescimento da competição/concorrência Economias voláteis Desenvolvimento da tecnologia Consumidores com tempo limitado Opções de mercado ampliadas Empresas se readaptando “downsizing”
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Comunicação Integrada em Marketing :
Administração da Comunicação Comunicação Integrada em Marketing : “Processo unificado, coordenado de desenvolvimento e implementação das diversas formas de comunicação persuasiva com o mercado, visando falar com uma única voz”.
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Comunicação Integrada em Marketing :
Administração da Comunicação Comunicação Integrada em Marketing : Afeta o comportamento do cliente Utiliza todas as formas de contato Inicia com os clientes Sinergia Relacionamento
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Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: Elementos do processo interpessoal Emissor: a empresa Mídias Receptor: consumidores Mensagens ?
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Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: Mídias Emissor: Mensagens Receptor: codifica decodifica
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Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: Mídias Emissor: Mensagens Receptor: codifica decodifica Respostas/feedback
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Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: ruídos Mídias Emissor: Mensagens Receptor: codifica decodifica Respostas/feedback
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Campo conhecimento emissor Campo conhecimento receptor
Processo de Comunicação: Campo conhecimento emissor Campo conhecimento receptor ruídos Mídias Emissor: Mensagens Receptor: codifica decodifica Respostas/feedback
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Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: Fatores importantes para o modelo O emissor deve saber qual a audiência alcançar e que respostas almeja; O emissor tem que ser capaz de codificar de acordo com a audiência que irá decodifica-la;
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Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: Fatores importantes para o modelo O emissor deve utilizar mídias que façam as mensagens chegar ao público alvo; O emissor deve desenvolver canais de resposta/feedback.
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Administração da Comunicação
Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo Influência dos participantes no processo de compra: Iniciador Usuário Influenciador Comprador Decisor
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Administração da Comunicação
Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação Estados de aptidão do público alvo CONSCIENCIA CONHECIMENTO SIMPATIA PREFERENCIA CONVICÇÃO COMPRA
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Administração da Comunicação
Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação 3 - Planejamento de mensagem “ principio AIDA” Atenção Interesse Desejo Ação
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Administração da Comunicação
Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação 3 - Planejamento de mensagem 4 - Planejar mídia ( meios ) Pessoal Impessoal
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Administração da Comunicação
Um bom plano de comunicação necessita: 4 - Planejar mídia ( meios ) Pessoal Impessoal Cliente Fabrica Varejo Comunicação Fabrica Varejo Cliente Estratégia de Empurrar - “ push “ Estratégia de Puxar - “pull”
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Público recebeu mensagens ? Público comprou o produto ?
Administração da Comunicação Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação 3 - Planejamento de mensagem 4 - Planejar mídia ( meios ) 5 - Medir o efeito produzido Público recebeu mensagens ? Público comprou o produto ? Público visitou a loja ?
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Diferentes maneiras para definir o quanto gastar
Administração da Comunicação Orçamento da comunicação: Diferentes maneiras para definir o quanto gastar Porcentagem sobre as Vendas Paridade Competitiva Disponibilidade de Recursos Objetivo Tarefa
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Tipos de Comunicação Organizacional
comercial não comercial pessoal Impessoal Vendedores varejistas aplicadores demonstradores promotores assistente técnico Amigos vizinhos familiares profissionais Propaganda mala direta cartazes - painéis Internet Editoriais trabalhos acadêmicos exibições cientificas
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