A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação

2 Administração da Comunicação
O que é comunicação ? Processo pelo qual idéias e valores são transmitidos entre indivíduos e organizações.

3 Administração da Comunicação
Quais os objetivos da comunicação em marketing ? Informar Persuadir Antecipar Relembrar

4 Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: A combinação de todas alternativas de comunicação, (propaganda; promoção de vendas; relações públicas e venda pessoal ), utilizadas pela organização para atingir seu objetivos

5 Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: Propaganda: Qualquer forma impessoal, paga de promoção de idéias bens ou serviços por patrocinador identificado. Caracteriza-se fundamentalmente pelo esforço de comunicar um “Conceito”, associado a uma “Marca”.

6 Publicidade e Propaganda
• Publicidade - publicação de matéria jornalística de interesse de uma empresa, pessoa, organização etc. por veículo de comunicação.[Nesta acepç. a publicidade não é paga]. • Propaganda – [do latim propaganda, do gerundivo de propagare, ‘coisas que devem ser propagadas’]. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. Fonte: Novo Aurélio Século XXI

7 Publicidade e Propaganda
• Publicidade – tornar público. Não paga. • Propaganda – arte e técnica de planejar, conceber, criar, executar e veicular mensagens de propaganda. Difusão de mensagem de caráter informativo e persuasivo, por parte de anunciante identificado, mediante compra de espaço em TV, jornal, revista etc. Paga. Fonte: Novo Aurélio Século XXI

8 Propaganda

9 Publicidade

10 Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: Promoção de Vendas: Incentivos de curto prazo com objetivo de incentivar vendas de produtos/serviços. Esforço específico de promoção com objetivos claros de incentivo a vendas através da oferta de condições especiais ou vantagens como sorteios, brindes, descontos, venda conjunta, amostras, etc.

11 Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: Relações Publicas: Desenvolvimento de boas relações com os diferentes públicos (interno e externo), visando obtenção de publicidade e boa imagem para organização. Pode basear-se em relações institucionais (publico em geral), comunitárias, com os poderes públicos, com o meio financeiro, de crise (momentos que podem comprometer a imagem da empresa)

12 Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: Venda Pessoal: Apresentação oral e pessoal com um ou mais compradores, com objetivo de venda. É a forma de comunicação persuasiva e interativa realizada por contato pessoal, dirigida e personalizada, visando eliminar as objeções da compra, porém de alto custo.

13 Administração da Comunicação
Mix de Comunicação: Propaganda EMPRE SA Propaganda D I S T R B U O P U B L I C O S C O N S U M I D R E BOCA a Promoção Promoção Rel. Publica Rel. Publica V. Pessoal V. Pessoal

14 Comunicação Integrada em Marketing anos 90
Administração da Comunicação Comunicação Integrada em Marketing anos 90 Crescimento da competição/concorrência Economias voláteis Desenvolvimento da tecnologia Consumidores com tempo limitado Opções de mercado ampliadas Empresas se readaptando “downsizing”

15 Comunicação Integrada em Marketing :
Administração da Comunicação Comunicação Integrada em Marketing : “Processo unificado, coordenado de desenvolvimento e implementação das diversas formas de comunicação persuasiva com o mercado, visando falar com uma única voz”.

16 Comunicação Integrada em Marketing :
Administração da Comunicação Comunicação Integrada em Marketing : Afeta o comportamento do cliente Utiliza todas as formas de contato Inicia com os clientes Sinergia Relacionamento

17 Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: Elementos do processo interpessoal Emissor: a empresa Mídias Receptor: consumidores Mensagens ?

18 Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: Mídias Emissor: Mensagens Receptor: codifica decodifica

19 Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: Mídias Emissor: Mensagens Receptor: codifica decodifica Respostas/feedback

20 Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: ruídos Mídias Emissor: Mensagens Receptor: codifica decodifica Respostas/feedback

21 Campo conhecimento emissor Campo conhecimento receptor
Processo de Comunicação: Campo conhecimento emissor Campo conhecimento receptor ruídos Mídias Emissor: Mensagens Receptor: codifica decodifica Respostas/feedback

22 Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: Fatores importantes para o modelo O emissor deve saber qual a audiência alcançar e que respostas almeja; O emissor tem que ser capaz de codificar de acordo com a audiência que irá decodifica-la;

23 Administração da Comunicação
Processo de Comunicação: Fatores importantes para o modelo O emissor deve utilizar mídias que façam as mensagens chegar ao público alvo; O emissor deve desenvolver canais de resposta/feedback.

24 Administração da Comunicação
Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo Influência dos participantes no processo de compra: Iniciador Usuário Influenciador Comprador Decisor

25 Administração da Comunicação
Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação Estados de aptidão do público alvo CONSCIENCIA CONHECIMENTO SIMPATIA PREFERENCIA CONVICÇÃO COMPRA

26 Administração da Comunicação
Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação 3 - Planejamento de mensagem “ principio AIDA” Atenção Interesse Desejo Ação

27 Administração da Comunicação
Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação 3 - Planejamento de mensagem 4 - Planejar mídia ( meios ) Pessoal Impessoal

28 Administração da Comunicação
Um bom plano de comunicação necessita: 4 - Planejar mídia ( meios ) Pessoal Impessoal Cliente Fabrica Varejo Comunicação Fabrica Varejo Cliente Estratégia de Empurrar - “ push “ Estratégia de Puxar - “pull”

29 Público recebeu mensagens ? Público comprou o produto ?
Administração da Comunicação Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação 3 - Planejamento de mensagem 4 - Planejar mídia ( meios ) 5 - Medir o efeito produzido Público recebeu mensagens ? Público comprou o produto ? Público visitou a loja ?

30 Diferentes maneiras para definir o quanto gastar
Administração da Comunicação Orçamento da comunicação: Diferentes maneiras para definir o quanto gastar Porcentagem sobre as Vendas Paridade Competitiva Disponibilidade de Recursos Objetivo Tarefa

31 Tipos de Comunicação Organizacional
comercial não comercial pessoal Impessoal Vendedores varejistas aplicadores demonstradores promotores assistente técnico Amigos vizinhos familiares profissionais Propaganda mala direta cartazes - painéis Internet Editoriais trabalhos acadêmicos exibições cientificas


Carregar ppt "Comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google