A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Miguel Dinis – Luís Falcão – José Pedro - Tiago Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Miguel Dinis – Luís Falcão – José Pedro - Tiago Marques"— Transcrição da apresentação:

1 Miguel Dinis – Luís Falcão – José Pedro - Tiago Marques
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente MEIO AMBIENTE Miguel Dinis – Luís Falcão – José Pedro - Tiago Marques

2 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Os 3R’s

3 Reciclagem de resíduos.
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente O que é a política dos 3 R? Redução Reutilização e Reciclagem de resíduos.

4 O primeiro passo é reduzir os resíduos produzidos.
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente O primeiro passo é reduzir os resíduos produzidos. A produção de produtos com uma maior longevidade e durabilidade são condições importantes para a redução.

5 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Reduzir -A diminuição da quantidade de lixo é um passo importante para resolver o problema da sua acumulação.

6 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Para reduzir o consumo de matérias-primas podemos ter pequenas atitudes que podem resultar num benefício muito grande para o ambiente:

7 Comprar apenas o necessário, para não haver despredícios.
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente Comprar apenas o necessário, para não haver despredícios. Comprar produtos em embalagens familiares. Preferir as embalagens que são reutilizáveis. Imprimir ou copiar apenas as quantidades necessárias. Procurar comprar produtos cuja embalagem seja reciclável. Preferir embalagens de vidro às de plástico (o vidro é mais facilmente reciclável). Sempre que possível optar por produtos sem embalagem. Reutilizar sempre que possível. É também de extrema importância a redução dos consumos de água e energia eléctrica. Não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes ou fazer a barba.

8 Não deixar as luzes acesas desnecessariamente.
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente Não deixar as torneiras a pingar (uma torneira a pingar gasta cerca de 200 litros por dia). Utilizar as máquinas de lavar roupa e loiça apenas quando estiverem cheias. Não tomar banhos prolongados (5 minutos com um chuveiro aberto consomem cerca de 60 litros de água). Não deixar as luzes acesas desnecessariamente. Não abrir o frigorífico sem necessidade nem deixar a porta aberta. Não ligar o ferro para passar pouca roupa.

9 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Reutilizar – Outra forma de produzir menos resíduos é reutilizar tudo aquilo que possa ser útil para alguma coisa. Eis algumas ideias:

10 Usar o verso de folhas impressas para rascunho.
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente Sempre que possível devem ser utilizados sacos de plástico reutilizáveis e se estiverem em boas condições voltarem a ser utilizados para o mesmo fim. Usar o verso de folhas impressas para rascunho. Imprimir frente e verso do papel. Usar os restos de frutas e legumes para fazer adubo (compostagem). Destinar algumas embalagens para outros fins que não o lixo (por exemplo, frascos de maionese ou outros semelhantes para guardar alimentos; caixas de sapatos para arquivos; latas para porta-lápis...).

11 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Reciclar – Sempre que não é possível reutilizar embalagens, vidros ou material reciclável deves colocar essas embalagens, vidros ou material em locais de recolha para serem reciclados.

12 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
A importância de Reciclar Todos os dias produzimos uma grande quantidade de lixo. Muito desse lixo pode ser reaproveitado, isto é, reciclado.

13 Sabes quanto tempo a Natureza demora a absorver os detritos?
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente Sabes quanto tempo a Natureza demora a absorver os detritos? Jornais, de 2 a 6 semanas. Embalagens de papel, de 1 a 4 semanas. Frutas, 3 meses. Guardanapos de papel, 3 meses. Pontas de cigarro, 2 anos.

14 Pastilhas elásticas, 5 anos. Nylon, 30 a 40 anos.
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente Fósforos, 2 anos. Pastilhas elásticas, 5 anos. Nylon, 30 a 40 anos. Sacos e copos de plástico, 200 a 450 anos. Latas de alumínio, 100 a 500 anos. Tampas de garrafas, 100 a 500 anos. Pilhas, 100 a 500 anos. Garrafas e frascos de vidro ou plástico, indeterminado.

15 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Na escola ou em casa deves juntar os resíduos (embalagens, pilhas, equipamentos electrónicos) por tipo de material para que mais tarde possas colocar as embalagens nos ecopontos ou em locais de recolha indicados.

16 Como guardar na escola ou em casa material reciclável?
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente Como guardar na escola ou em casa material reciclável? Despejar todo o conteúdo das embalagens. Se necessário podes passar por água algumas embalagens para evitar maus cheiros. No caso de embalagens de papel podes espalmá-las para ocuparem menos espaço. O saco que se utilizou para transportar os resíduos também pode ser depositado no ecoponto.

17 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
O QUE É O MEIO AMBIENTE ?

18 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Meio ambiente é o conjunto de todos os factores que afectam directamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos que habitam no mesmo ambiente, que é chamado de biótopo. Esses factores incluem a luz, o ar, a água, o solo (chamados factores ) e os próprios seres vivos, nas suas relações ecológicas (factores bióticos).

19 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente

20 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
MEIO AMBIENTE – é o conjunto de condições, leis, influências e infra-estruturas de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

21 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
IMPACTO AMBIENTAL

22 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Impacto Ambiental é o efeito causado por qualquer alteração benéfica...

23 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
… ou adversa causada pelas actividades humanas ou naturais no meio ambiente.

24 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
IMPACTO AMBIENTAL

25 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
IMPACTO AMBIENTAL

26 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
IMPACTO AMBIENTAL

27 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
ECOPONTOS

28 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente

29 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente

30 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente

31 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente

32 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente

33 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
O QUE É A BIOSFERA ?

34 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. É um conceito da ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera (parte sólida), hidrosfera (parte líquida) e atmosfera (camada gasosa). Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que habitam o planeta e o seu meio ambiente.

35 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
O homem, como ser vivo, faz parte da biosfera, e adapta o seu meio da maneira que ele precisar, causando modificações positivas e negativas à biosfera, como por exemplo a chuva ácida (negativo)…

36 … e a agricultura (positivo).
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente … e a agricultura (positivo).

37 CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE

38 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Os seres que vivem na superfície terrestre dependem uns dos outros e mantêm relação com as condições do meio ambiente.

39 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Com excepção do homem, que se consegue fixar e viver em quase todos os lugares do planeta, devido ao alto grau de adaptabilidade que lhe é natural, cada ser vivo tem um ambiente em que se adapta melhor à temperatura, à humidade, às condições do solo, etc.

40 Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente
Esse ambiente ideal para cada ser vivo constitui o seu habitat e deve ser preservado, para que a biosfera possa subsistir.

41 Miguel Dinis – Luís Falcão – José Pedro - Tiago Marques
Escola Secundária Stuart Carvalhais Meio Ambiente MEIO AMBIENTE Miguel Dinis – Luís Falcão – José Pedro - Tiago Marques


Carregar ppt "Miguel Dinis – Luís Falcão – José Pedro - Tiago Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google