A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão 1.2 29/07/2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão 1.2 29/07/2009."— Transcrição da apresentação:

1 Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano
Volume 03 Versão 1.2 29/07/2009

2 Competências Gerenciais
Competências são conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para uma pessoa desempenhar atividades

3 Competências Gerenciais
São desenvolvidas: Experiência profissional Educação Formal Informal Convivência Familiar Social

4 Competências Gerenciais
Categorias de competências necessárias para o desempenho de tarefas gerenciais Intelectuais Interpessoais Técnicas Intrapessoais

5 Competências Gerenciais
Existe o relacionamento entre as categorias Intelectuais Interpessoais Competências Gerenciais Técnicas Intrapessoais

6 Competência Intelectual

7 Competências Gerenciais
Competência Intelectual Competências necessárias para Produzir Processar Utilizar informações

8 Competências Gerenciais
Competência Intelectual São as competências utilizadas para Elaborar conceitos Fazer análises Planejar Definir estratégias Tomar decisões

9 Competências Gerenciais
Competência Intelectual Competências intelectuais específicas Habilidade de pensar racionalmente Baseada em informações concretas obtidas e analisadas sobre a realidade

10 Competências Gerenciais
Competência Intelectual Competências intelectuais específicas Habilidade conceitual Capacidade de pensamento abstrato, que não depende de informações sobre a realidade concreta e se manifesta por meio de intuição, imaginação e criatividade

11 Competência Interpessoal

12 Competências Gerenciais
Competência Interpessoal Utilizada para Liderança da equipe Trabalhar com seus colegas Lidar com superiores e clientes Relacionar-se com a rede de contatos

13 Competências Gerenciais
Competência Interpessoal Quanto maior o nível hierárquico Competências interpessoais podem ser mais importantes do que as competências técnicas

14 Competências Gerenciais
Competência Interpessoal Importantes competências interpessoais Capacidade de entender e aceitar a diversidade e singularidade das pessoas

15 Competências Gerenciais
Competência Interpessoal Importantes competências interpessoais Capacidade de entender o processo de motivação e usar os princípios de adequados a cada pessoa e grupo

16 Competências Gerenciais
Competência Interpessoal Importantes competências interpessoais Capacidade de entender os princípios da liderança e de efetivamente liderar indivíduos e grupos

17 Competências Gerenciais
Competência Interpessoal Importantes competências interpessoais Capacidade de comunicação

18 Competência Técnica

19 Competências Gerenciais
Competência Técnica Abrange os conhecimentos sobre a atividade específica do Gerente, da equipe e da organização

20 Competências Gerenciais
Competência Técnica Adquirida através de aprendizagem ou experiência prática Na escola Médicos Economistas Advogados Engenheiros Próprio trabalho

21 Competências Gerenciais
Competência Técnica Específicas de cada profissão A evolução da tecnologia e do ambiente deve ser acompanhados

22 Competência Intrapessoal

23 Competências Gerenciais
Competência Intrapessoal São todas as relações e formas de reflexão e ação de cada indivíduo em relação a ele próprio

24 Competências Gerenciais
Competência Intrapessoal Auto-análise Autocontrole Automotivação Autoconhecimento Capacidade de organização pessoal Administração do próprio tempo

25 Competências Gerenciais
Competência Intrapessoal Importantes competências intrapessoais Entendimento do próprio cargo Requisitos Impacto sobre a organização

26 Competências Gerenciais
Competência Intrapessoal Importantes competências intrapessoais Capacidade de compreender, analisar e controlar o próprio comportamento e em particular as emoções

27 Competências Gerenciais
Competência Intrapessoal Importantes competências intrapessoais Capacidade de compreender e analisar o comportamento alheio e em particular as emoções

28 Competências Gerenciais
Competência Intrapessoal Importantes competências intrapessoais Capacidade de aprender com a própria experiência e com a experiência de terceiros

29 Competências Gerenciais
Competência Intrapessoal Importantes competências intrapessoais Capacidade de analisar, compreender e desenvolver as próprias potencialidades e superar as próprias vulnerabilidades

30 Hierarquia Competência Técnica Habilidade Conceitual

31 Maestro e Cirurgião O equilíbrio entre as competências é a base da distinção entre o papel do maestro e o do cirurgião na atividade dos gerentes

32 Maestro Faz um conjunto de pessoas produzir um resultado coletivo, utilizando técnicas gerenciais Na dimensão técnica os subordinados tem mais competência Dirigir e não executar Média e alta gerência Exemplos: Técnico de futebol Governador Acionista de uma construtora

33 Cirurgião Especialista cercado por assistentes e auxiliares
É o especialista técnico principal e chefe de uma equipe de ajudantes Característico dos supervisores de equipes técnicas Exemplos: Pesquisadores Criadores de produtos Coordenadores de desenvolvimento de sistemas Arquitetos e engenheiros


Carregar ppt "Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão 1.2 29/07/2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google