Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHenry Soares Alterado mais de 9 anos atrás
1
1º Encontro de Núcleo do Projeto Pratigi pela Educação
Ituberá-Ba 2014
2
As práticas de leitura e escrita no contexto da biblioteca de classe
TEMA: As práticas de leitura e escrita no contexto da biblioteca de classe
3
DE QUE PONTO SEGUIMOS...
4
Os cantinhos de leitura;
A presença dos cantinhos de leitura no ciclo I; A rotina pedagógica;
5
O QUE ESTÁ SENDO REALIZADO...
6
Em que momento estas ações de biblioteca serão realizadas na classe?
Quais os subsídios que a formação trouxe para que a biblioteca de classe fosse implementada? Em que momento estas ações de biblioteca serão realizadas na classe? Como a biblioteca de classe pode auxiliar no aprendizado de nossas crianças?
7
‘‘Catalogar os materiais da biblioteca por meio de registro dos dados mais importantes das obras permite o controle do acervo e também sua rápida e fácil localização”... Mirta Castedo, 2007
8
Bibliotecas das escolas EMEF- Hélio Nunes de Morais
EMEF- Costa e silva EMEF- Hélio Nunes de Morais
9
“ A gente separa o livro de acordo com a idade e a série que a gente trabalha...os livros que interessam mais a idade deles!” “Todo dia a gente pega um livro diferente é um conto é uma fábula, história em quadrinhos é uma diversidade de livros.” Professora Ivone Sacramento
10
Catalogação do acervo da classe
EMEF Nelson David EMEF Hélio Nunes
11
Catalogação do acervo da classe
EMEF- Castelo Branco EMEF- Bernardo Galvão
12
“ Permitem que as crianças que ainda não compreendem as regras de funcionamento do sistema de escrita...se aproximem de sua compreensão.” Mirta Luisa Castedo, 2007
13
Catalogação do acervo da classe
EMEF- Pastor Francisco Lopes EMEF- Hélio Nunes
14
Biblioteca de Classe EMEF- Bernardo Galvão EMEF- Isabel Cairo
EMEF: Zulmira Santos
15
EMEF- Altina Ana da Conceição
Biblioteca de Classe EMEF- Altina Ana da Conceição EMEF- José Elias
16
Situações de empréstimos de livros
EMEF- Altiva Lisboa Casali EMEF- Pastor Francisco Lopes
17
Situações de empréstimos de livros
EMEF- Nelson David EMEF- Bernardo Galvão
18
Situações de empréstimos de livros
EMEF- Santa Luzia EMEF- Cesari Casali
19
SITUAÇÕES DE ESCRITA “Ficha de empréstimo de livros e de resumo”
EMEF- Isabel Cairo EMEF- Castelo Branco
20
Situações de Escrita “Ficha de empréstimo de livros e de resumo”
EMEF- Onésimo Muniz EMEF- Eldorado
21
“Pensamos que essa atividade era apenas uma forma de fazer os autores conhecidos, mas percebi bem mais que isso, quando uma aluna fez menção as ilustrações de um livro dizendo: _Professora esse livro é desenhado pela mesma ilustradora do livro que eu li antes....! Fiquei muito emocionada com a colocação de Rafaela, pois percebi como os detalhes são compreendidos hoje pelos alunos.” Michelle Bianca Lago Alves dos Santos Professora 5º Ano
22
EMEF- Bernardo Galvão e Isabel Cairo
Ações do Projeto Institucional ligadas à Biblioteca de Classe “Sessões Simultâneas” EMEF- Bernardo Galvão e Isabel Cairo EMEF- Zulmira Santos
23
EMEF- Jaime Leite Cairo
Ações do Projeto Institucional ligadas à Biblioteca de Classe “Sessões Simultâneas” EMEF- Jaime Leite Cairo EMEF- Luiza Maria
24
Ações do Projeto Institucional ligadas à Biblioteca de Classe “Sessões Simultâneas”
EMEF- Altina Ana
25
“Além dos muros da escola” EMEF – Aristides Novis e Duque de Caxias
26
O que segue como desafio...
27
Ampliar o acervo da Biblioteca de Classe;
Assegurar o acompanhamento pedagógico nas unidades escolares de modo que a biblioteca de classe exerça influência ativa e permanente; Estender a proposta da formação continuada para o ciclo I;
28
Seguir qualificando o espaço de biblioteca de classe como espaço propício para desenvolver diversas práticas sociais de leitura e escrita, dando enfretamento das demandas na formação de leitores e escritores.
29
Ampliar o universo leitor dos educandos;
Envolver a família nas ações desenvolvidas na escola através da biblioteca de classe Qualificar as situações didáticas envolvendo a biblioteca de classe; Solidificar as práticas de leitura e escrita em torno da biblioteca de classe;
30
“Realmente para comunicar as crianças os comportamentos que são típicos do leitor, é necessário que o professor os encarne em sala de aula, proporcionando aos alunos participarem de atos de leitura e que trave com eles uma relação de leitor para leitor.” Délia Lerner, 2008
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.