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Diálogo com a SEED/MEC 8º SENAED João Pessoa/PB – 29/abr/2011

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Apresentação em tema: "Diálogo com a SEED/MEC 8º SENAED João Pessoa/PB – 29/abr/2011"— Transcrição da apresentação:

1 Diálogo com a SEED/MEC 8º SENAED João Pessoa/PB – 29/abr/2011
“A Reestruturação do Ministério da Educação” João Pessoa/PB – 29/abr/2011 Hélio Chaves Filho Diretor de Regulação e Supervisão EAD

2 Credenciamentos para EAD
IES Polos Polos UAB C.-Oeste Nordeste Norte Sudeste Sul Totais: Lato Sensu – 49 Pleno – 172 Fontes: SEED/MEC e CAPES

3 Total 222 103 119 Credenciamento EAD Brasil Lato Sensu 50 7 43
Brasil Públicas Privadas Lato Sensu 50 7 43 Especial 2 1 Pleno 172 96 76 Total 222 103 119 Fontes: SEED/MEC Atualizado em 03/2011

4 IES Credenciadas - Graduação
Ano IES Credenciadas IES Descredenciadas 2000 1 2001 7 2002 12 2003 18 2004 39 2005 71 2006 96 2007 103 2008 139 2009 159 2010 171 2 2011 172 Fonte:SEED/MEC

5 Evolução Credenciamentos EAD - Graduação

6 Matrículas em EAD - Graduação
2000 5.287 2001 5.359 2002 40.714 2003 49.911 2004 59.611 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Fontes: INEP e SEED/MEC

7 Polos de EAD no País

8 Graduações EAD Educação a Distância - 2009 % Cursos Totais 838.125 100
Matrículas % Cursos Totais 100 1 Pedagogia 34,2 2 Administração 27,3 3 Serviço Social 68.055 8,1 4 Letras 49.749 5,9 5 Ciências Contábeis 29.944 3,6 6 Matemática 23.774 2,8 7 Ciências Biológicas 19.626 2,3 8 História 16.864 2,0 9 Comunicação Social 15.802 1,9 10 Ciências Ambientais 13.091 1,6 Outros 85.946 10,3 Fonte: DEED/INEP

9 Órgãos Competentes para Avaliação Regulação/Supervisão (2010)
Sistema Federal MEC CNE CONAES SETEC SESu SEED INEP CTAA

10 SECRETARIA REGULAÇÃO E SUPERVISÃO
Órgãos Competentes para Avaliação Regulação/Supervisão Sistema Federal MEC CNE CONAES SECRETARIA REGULAÇÃO E SUPERVISÃO INEP DITEC DIES DIEAD CTAA

11 Reorganização do MEC em 2011
COORDENAÇÃO GERAL Regulação EAD Supervisão EAD Diretoria EAD Equipe de 650 Avaliadores Externos

12 Desafios para a Nova Secretaria
Atualização do marco regulatório e dos Referenciais de Qualidade EAD: Gestão por indicadores de avaliação Avaliação favorável implica aumento de autonomia da IES Avaliação sistêmica Racionalização dos processos Otimização da avaliação Redução do tempo de tramitação Regras adequadas para cursos estrangeiros

13 Referenciais de Qualidade para EAD: Dimensões importantes (atualização prevista 1°/2011)
(i) Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; (ii) Sistemas de Comunicação; (iii) Material didático; (iv) Avaliação; (v) Equipe multidisciplinar; (vi) Infraestrutura de apoio; (vii) Gestão Acadêmico-Administrativa; (viii) Parcerias e convênios; (ix) Sustentabilidade financeira.


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