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Case da Universidade Corporativa de Segurança Pública

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Apresentação em tema: "Case da Universidade Corporativa de Segurança Pública"— Transcrição da apresentação:

1 Case da Universidade Corporativa de Segurança Pública
“Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem: Por quê? Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo: Por que não?” George Bernard Shaw Case da Universidade Corporativa de Segurança Pública Palestrante: Cap.PM ANTÔNIO CLARET DOS SANTOS

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3 População:2.3000 hab Área:46.133 Km2 Municípios: 141- Distritos: 09

4 Objetivo preliminares
Diagnosticar o processo de educação continuada adotado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), bem como apresentar uma proposta estratégica para implantação de uma Universidade Corporativa na área de segurança pública.

5 Objetivos Específicos
a) Investigar o processo de educação continuada na PMMG, enfocando suas modalidades de ensino, metodologia empregada, e seus limites didáticos e pedagógicos. b) Formular uma proposta de construção de uma Universidade Corporativa, considerando as novas exigências educacionais em termos de prestação de serviços de segurança pública. c) Desenvolver e testar um protótipo tecnológico de mediação do processo a ser desenvolvido pela Universidade Corporativa de Segurança Pública.

6 Referencial Teórico Básico
Organizações de Aprendizagem Universidade Corporativa

7 UC analisadas - Universidade Corporativa Petrobrás; - Universidade Corporativa Banco do Brasil -Universidade Corporativa Unimed

8 Educação Corporativa na PMMG
Universidade Corporativa de Segurança Pública Educação Corporativa na PMMG Ensino obrigatório: Carta Régia de 19 de agosto de 1738 Diretrizes para educação profissional de segurança pública são reguladas pela Resolução nº de 02 de janeiro de 2006. A finalidade do ensino de segurança pública é proporcionar o desenvolvimento do policial militar, seu preparo para o exercício da profissão, tendo como matriz as filosofias do policiamento comunitário e de direitos humanos.

9 Educação Corporativa na PMMG
2 níveis 1 modalidade T. Extensivo T. P. B Técnico Superior T. A. Fogo CTSP CIFC; CIFS; CEFS CFS CASP CHO CFO; EADO; CESP; CEGESP; Outros Treinamentos Complementares

10 Questões a serem esclarecidas
a) A educação continuada na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) atinge todos policiais militares formados? b) A organização possui recursos suficientes para atender a demanda de capacitação de seus colaboradores? c) A educação continuada na PMMG provoca mudanças de comportamento nos colaboradores? d) A organização é capaz de transformar conhecimento individual em conhecimento coletivo? e) Os programas, cursos e treinamentos complementares da organização são direcionados ao público correto? f) Há relação entre o treinamento complementar e as atividades práticas desenvolvidas pelos colaboradores internos da organização?

11 Limites da prática educacional corporativa na PMMG:
Treinamento reativo e sem periodicidade - último curso instrutores de tiro 1992; - falta de planejamento estratégico, que avalie as deficiências de seu RH. - aproveitador de oportunidades. Teixeira (2001), também entende que o aprendizado não pode apenas reagir às crises. Segundo a autora, o aprendizado deve prever os desafios que virão, e que as organizações devem estar preparadas para combatê-los.

12 Exclusão educacional:
Os cursos são disponíveis, na maior parte das vezes, para os policiais militares da sede da Unidade; Questões logísticas impedem um alcance maior; Não representa uma melhora significativa no atendimento de qualidade; Falta motivação para que um público maior tenha interesse em participar dos treinamentos; Dentro da concepção de Lundvall (2003), falta à organização desenvolver em seus colaboradores a capacidade de adquirir conhecimento organizacionais, fato este que compromete a formação de capital intelectual, e frustra todas tentativas de capacitação.

13 Qualidade da educação continuada:
percebermos o salto de qualidade alcançado; PM = é um solucionador de conflitos - isso implica na gestão de alguns valores que a complementação não tem dado; Dissociação: Demanda social X Capacitação PM; Cultura de desvalorização do RH; Não emprego do conhecimento em prol da organização.

14 A não transformação do C.F em C.I.:
Cultura de competição ; Falta controle na disseminação interna do conhecimento, e no retorno dado pelo PM no qual foi investido ; Faz parte da cultura organizacional da PM reter conhecimento; Questões políticas e de relação de poder sobrepondo capacidade profissional; Paradigma do patrimonialismo ; Paradigma da personalização; - Falta centralização operacional dos treinamentos; - Exclusão educacional - Problemas logísticos; - Não exploração potencial de parcerias Senge (1990) afirma que o papel de transformar uma visão pessoal em compartilhada é do líder, por isso, esta sensibilização deve ocorrer primeiro entre os gestores, ora entrevistados.

15 Estratégias que precederam a UCSP
Reunião de colaboradores potenciais; Formação de Grupos de Multiplicadores; Criação de Comissões para apresentação de proposta de cursos de capacitação profissional; Desenvolvimento de um protótipo de gerenciamento de cursos via Web

16 Núcleo de Desenvolvimento de Projetos Tecnológicos

17 Como era a educação continuada antes
Cursos 100% presenciais

18 Tecnologia: Web PM um protótipo que deu certo:
FIGURA 9: Página Inicial do Curso de Defesa Civil Fonte: Portal Corporativo da 6ª RPM

19 Fórum

20 Chat

21 Material Didático

22 Controle da participação do aluno

23 O que você achou do curso?

24 O que você está fazendo após o Curso?

25 Tecnologia: Web PM um protótipo que deu certo:
GRÁFICO 1: Comprometimento do horário de descanso GRÁFICO 2: Solução de dúvidas via de recursos do Web PM 2 semanas depois: 70% já estavam mobilizando a comunidade; 40% já haviam cadastrados AVADANs via Portal GRÁFICO 3: Áreas de conhecimento com utilização do Web PM GRÁFICO 4: Conceito sobre o Curso Operacional De Defesa Civil

26 Cursos existentes - CI Gestão de Negócios em Frações Destacada
Aprimoramento em Investigação de Crimes e Transgressões Noções Gerais de Gestão Operacional Introdução à Análise Criminal Fiscalização Ambiental - Setor Florestal Atualização em Direitos Humanos Introdução à Doutrina de Diretos Humanos Introdução à Mobilização Comunitária Redação de Documentos Introdução à Filosofia de Polícia Comunitária Defesa Civil Fiscalização de Produtos Perigosos

27 Cursos existentes - CE Defesa Civil
Introdução à Mobilização Comunitária Introdução à Filosofia de Polícia Comunitária

28 Catorze Componentes Fundamentais da UCSP:
FIGURA 7: Catorze Componentes Fundamentais da UCSP Fonte: Adaptado de Meister (1999)

29 Parcerias da 6 RPM/UCSP

30 6ª RPM Obrigado pela atenção! claret@ufla.br
“...a verdadeira aprendizagem chega ao coração do que significa ser humano. Através da aprendizagem nós nos recriamos. Através da aprendizagem tornamo-nos capazes de fazer algo que nunca fomos capazes de fazer. Através da aprendizagem percebemos novamente o mundo e nossa relação com ele. Através da aprendizagem ampliamos nossa capacidade de criar, de fazer parte do processo gerativo de vida.”.(Senge, 1990, p.47) 6ª RPM Obrigado pela atenção!


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