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Capa Economia de Mercado MBA´s - Módulo em Comum

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Apresentação em tema: "Capa Economia de Mercado MBA´s - Módulo em Comum"— Transcrição da apresentação:

1 Capa Economia de Mercado MBA´s - Módulo em Comum
Carlos Eduardo de Freitas Vian – ESALQ USP

2 Mini Currículo Carlos Eduardo de Freitas Vian

3 Atuação Profissional Atual
Professor do curso de Ciências Econômicas da ESALQ USP Coordenador do Grupo de Extensão e Pesquisas em História da Agricultura e dos Complexos Agroindustriais – GEPHAC. Membro do Grupo de Estudos e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social – GEEDES ambos do LES ESALQ USP. Pesquisador nas áreas de História Econômica e de empresas, com ênfase nos assuntos dos Complexos Agroindustriais (Açúcar e álcool, alimentos orgânicos, segurança alimentar)

4 Formação Acadêmica Doutor em Economia – Unicamp – 2002
Mestre em Engenharia de Produção – UFSCAR Especialista em Controladoria e Finanças – ADIFEA/USP Bacharel em Ciências Econômicas – UNICAMP

5 Experiência Profissional
Professor universitário desde 1998. Consultor em estratégia, formulação de Políticas Públicas e estudos setoriais. Gessy Lever. Autolatina Brasil. Mogiana Alimentos

6 Faculdades e Disciplinas
ESALQ USP – FEB I E II, HPE E HGE e Desenvolvimento Instituto Superior de Ciências Aplicadas – Limeira; ESAMC – Campinas; Faculdades Prudente de Moraes – Itu; Instituto de Economia da Unicamp; OPEC Indaiatuba; FIAN – LEME;

7 Apresentação dos Alunos
Formação; Empresa; Cargo; Por que está fazendo o curso? Lê sobre economia?

8 Objetivos da Disciplina
Gerais Entender o funcionamento das economias de mercado e as causas de suas flutuações. Específicos Entender a dinâmica dos mercados; Entender como se montam cenários de conjuntura; Entender as diferenças entre os cenários macroeconômicos e os setoriais.

9 Atividade Como você decide? Como você toma decisões? Tem os mesmos critérios para decisões pessoais e profissionais? Você tem um método para tomar decisões?

10 O que é Economia? A palavra “Economia” vem do grego “OIKOS” - “aquele que administra o local onde vive”. Uma pessoa se depara com muitas decisões no seu dia-a-dia. Exemplos: Onde investir? O que produzir? Quanto? O que fazer no final de semana? O que comprar para o dia das crianças?

11 O que é Economia? A Ciência Econômica tem como objetivo estudar a forma como os homens decidem empregar recursos produtivos escassos, que podem ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias, ao longo do tempo, distribuí-las para consumo, agora e no futuro, por pessoas e grupos da sociedade. (Paul Samuelson, 1972) Em síntese: a Economia é o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos. Formas: planejador central; Mercado; Economia Mista

12 OBJETO DE ANÁLISE DISPONIBILDADE E ALOCAÇÃO DE FATORES DE PRODUÇÃO:
Terra e demais recursos naturais Força de Trabalho Capital Tecnologia Capacidade empresarial

13 A Economia como Ciência
A Economia é uma Ciência social. - tem método próprio; - Tem um objeto de análise – pessoas e suas necessidades

14 A Economia como Ciência
A Economia é estudada em vários níveis, dividindo-se em dois ramos principais: a Microeconomia e a Macroeconomia. A Microeconomia trata do comportamento dos trabalhadores, famílias, investidores, proprietários de terras, empresas e quaisquer indivíduos ou entidades que desempenhem um papel no funcionamento de nossa economia. A Microeconomia explica como e porque essas unidades econômicas tomam decisões, e de que maneira interagem em mercados específicos. Estudos setoriais; Estudos de individuais; Estudos de mercados.  A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo. Trata da produção total de bens e serviços, do crescimento do produto, das taxas de inflação e do desemprego, do balanço de pagamentos, das taxas de câmbio, do orçamento do governo e das taxas de juros. Em síntese, a Macroeconomia lida com as principais variáveis econômicas e com os problemas do dia-a-dia. Economia monetária; Estudos de tributação;

15 CARACTERÍSTICA GERAIS DAS ECONOMIAS
Produção Circulação Reprodução Apropriação

16 MODELO DO FLUXO CIRCULAR SEM GOVERNO E SEM COMÉRCIO EXTERIOR
Pagamento por bens e serviços Pagamento por bens e serviços Mercado de Bens e serviços Empresas vendem Famílias compram Bens e serviços vendidos Fluxo de bens e serviços comprados Empresas produzem e vendem bens e serviços Compram e utilizam fatores de produção Famílias Consomem bens e serviços Possuem bens de produção e os vendem Insumos Mercado de fatores de Produção Famílias vendem Empresas compram Terra, trabalho e capital Fluxo de Renda Salários, aluguéis e lucros

17 MODELO DO FLUXO CIRCULAR COM GOVERNO E COM COMÉRCIO EXTERIOR
Pagamento por bens e serviços Mercado de Bens e serviços Empresas vendem Famílias compram Pagamento por bens e serviços Bens e serviços vendidos Fluxo de bens e serviços comprados Fiscalização Fluxo de bens e serviços Fluxo de bens e serviços Famílias Consomem bens e serviços Possuem bens de produção e os vendem Empresas produzem e vendem bens e serviços Compram e utilizam fatores de produção GOVERNO Fornece bens e serviços Cobra impostos Impostos Impostos Fiscalização Insumos Mercado de fatores de Produção Famílias vendem Empresas compram Terra, trabalho e capital Salários, aluguéis e lucros Fluxo de Renda Exterior Empresas e governos

18 MODELO DO FLUXO CIRCULAR
SEM GOVERNO E SEM COMÉRCIO EXTERIOR E COM A NATUREZA Pagamento por bens e serviços Pagamento por bens e serviços Mercado de Bens e serviços Empresas vendem Famílias compram Bens e serviços vendidos Fluxo de bens e serviços comprados Famílias Consomem bens e serviços Possuem bens de produção e os vendem Empresas produzem e vendem bens e serviços Compram e utilizam fatores de produção Insumos Mercado de fatores de Produção Famílias vendem Empresas compram Terra, trabalho e capital Esgoto, Poluição Fluxo de Renda Salários, aluguéis e lucros Recursos Naturais – Terra, água, minérios, ar, etc. Gastos privados com preservação Esgoto, poluição

19 MODELO DO FLUXO CIRCULAR
COM GOVERNO E COM COMÉRCIO EXTERIOR E COM MEIO-AMBIENTE Pagamento por bens e serviços Mercado de Bens e serviços Empresas vendem Famílias compram Pagamento por bens e serviços Bens e serviços vendidos Fluxo de bens e serviços comprados Fiscalização Fluxo de bens e serviços Fluxo de bens e serviços Famílias Consomem bens e serviços Possuem bens de produção e os vendem Empresas produzem e vendem bens e serviços Compram e utilizam fatores de produção GOVERNO Fornece bens e serviços Cobra impostos Taxas ambientais Taxas ambientais Impostos Impostos Fiscalização Insumos Mercado de fatores de Produção Famílias vendem Empresas compram Terra, trabalho e capital Fluxo de Renda Salários, aluguéis e lucros Esgoto e poluição Recursos Naturais – Terra, água, minérios, ar, etc. Esgoto e Poluição Exterior (Empresas e governos)

20 CONJUNTURA ECONÔMICA CONJUNTURA: 1. Situação nascida de um encontro de circunstâncias, e que se considera como o ponto de partida de uma evolução, uma ação, um fato; coincidência ou concorrência de fatos ou circunstâncias. 2. Acontecimento, ocasião, ocorrência. 3. Dificuldade, situação embaraçosa. 4. Ensejo, oportunidade. (Aurélio) CONJUNTURA ECONÔMICA: Termo que define, de forma mais dinâmica do que “situação econômica”, o fluxo e o refluxo das atividades de uma economia, ou de maneira mais genérica, o estudo da totalidade das condições de mercado, da atuação do Estado e da estrutura política e social de um país ou região. O Conceito se originou da constatação de que as crises econômicas ocorrem de forma periódica, sendo seguidas por períodos de crescimento do nível de atividade. A freqüente instabilidade se reflete na variação do nível de emprego, dos preços, lucros, arrecadação tributária e padrão de vida da população.

21 CONJUNTURA ECONÔMICA INDICADORES DE CONJUNTURA: São um grande número de variáveis econômicas: produção, estoques, número de pessoas empregadas, taxa de juros, receita e despesa do governo, dívida pública, taxa de formação de capital, renda nacional e índices de preços, entre outros. A análise conjunta desses indicadores e de seus movimentos fornece um quadro da situação econômica e social do país naquele momento, ou seja, em que ponto se encontra a economia dentro do ciclo econômico. Sua identificação e mensuração permitem delinear a evolução futura e fazer previsões que serão utilizadas na elaboração de políticas econômicas que revertam as crises e que promovam o crescimento econômico.

22 Atividade 1 - Quais indicadores e fatos econômicos são importantes para entender o seu setor de atividade? 2 – Sua empresa acompanha estes indicadores? Como? Quem?

23 Indicadores de Mercados e Cadeias Produtivas

24 MERCADO Um mercado é um grupo de compradores e vendedores que, por meio de suas reais ou potenciais interações, determina o preço de um produto ou de um conjunto de produtos. É assim que podemos pensar no mercado como um “lugar” onde os preços são determinados. Um mercado representa mais do que uma indústria. INDÚSTRIA Uma indústria é um conjunto de empresas que fabrica e vende o mesmo produto ou produtos correlatos. A indústria corresponde ao lado da oferta do mercado.

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26 82,62% 1980 1990 Agropecuária 59,70% 52,03% Alimentos 23,23% 30,04%
CR4 1980 1990 Agropecuária 59,70% 52,03% Alimentos 23,23% 30,04% Automobilístico 85,12% 82,36% Autopeças 41,60% 38,43% Avicultura 100,00% Bebidas e fumo 79,33% 77,00% Comércio atacadista 37,46% 51,25% Comércio varejista 48,58% 38,70% Comunicações 57,99% 61,67% Confecções 82,62% 49,06% Construção civil 76,56% 82,38% Construção pesada 39,48% 50,78% Distrib. de revistas Distribuição de petróleo 81,86% 81,39% Distribuição de veículos 87,52% 72,92% Eletroeletrônica 41,33% 30,92% Farmacêutico Fertilizantes 88,14% Higiene e limpeza 63,84% 65,45% Informática 94,55% Madeira e móveis Máquinas e equipamentos 43,05% 49,63% Material de escritório 91,37% 73,25% Material de transporte 39,04% 64,78% Metalurgia 24,92% 40,57% Mineração 79,32% 66,15% Minerais não-metálicos 48,66% 41,43% Papel e celulose 55,82% 46,68% Plásticos e borracha 77,17% 63,19% Química e petroquímica 17,57% 24,52% Serviços de transporte 90,55% Serviços de Transportes 77,89% Serviços diversos Siderurgia 56,35% 55,40% Supermercados 46,29% 57,73% Têxtil 55,27% 50,57% Trading 53,05%

27 CR4 2000 2009 Atacado 60,10% 68,80% Autoindústria 52,30% 44,80% Bens de Capital 89,90% 74,40% Bens de Consumo 31,40% 34,70% Diversos 74,60% 76,10% Eletroeletrônico 38,40% 52,50% Energia 63,10% 54,90% Farmacêutico 50,60% 54,50% Indústria da Construção 33,60% 37,10% Indústria Digital 47,90% 69,60% Mineração 83,70% Papel e Celulose 47,10% 76,80% Produção Agropecuária 61,80% 47,50% Química e Petroquímica 26,70% 42,10% Serviços 41,70% 33,70% Siderurgia e Metalurgia 38,20% 51,50% Telecomunicações 62,30% 53,70% Têxteis 49,20% 77,50% Transporte 65,50% 58,40% Varejo 45,10%

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29 Market Share 2005 2006 2007 2008 2009 2010 DAIMLERCHRYSLER DO BRASIL LTDA 0,3% FIAT AUTOMÓVEIS S.A. 26,1% 27,6% 29,1% 27,2% 25,7% 23,9% FORD MOTOR COMPANY BRASIL 8,7% 8,1% 7,5% 8,5% 9,6% 9,2% GENERAL MOTORS DO BRASIL LTDA 24,5% 25,2% 23,2% 21,3% 21,0% 22,1% HONDA AUTOMÓVEIS DO BRASIL LTDA 4,2% 4,4% 4,7% 5,6% 5,2% 5,0% MERCEDES-BENZ DO BRASIL LTDA 0,0% NISSAN DO BRASIL AUTOMÓVEIS LTDA 0,6% PEUGEOT CITROEN DO BRASIL S.A. 5,1% 5,3% RENAULT DO BRASIL S.A. 3,2% 2,0% 2,9% 5,5% 4,6% 4,9% TOYOTA DO BRASIL LTDA 3,4% 3,1% 2,2% 2,4% 2,5% VOLKSWAGEN DO BRASIL LTDA 24,4% 25,0% 24,3% 26,2% 26,3%

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33 Cadeia Produtiva: é uma seqüência de operações que conduzem à produção de bens. Sua articulação é amplamente influenciada pela fronteira de possibilidades ditadas pela tecnologia e é definida pelas estratégias dos agentes que buscam a maximização dos lucros. As relações entre os agentes são de interdependência ou complementaridade e são determinadas por forças hierárquicas. Em diferentes níveis de análise a cadeia é um sistema, mais ou menos capaz de assegurar sua própria transformação.

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36 Ambiente Institucional
Regras do Jogo: Leis; Regras Formais; Regras informais; Padrão de conduta; Convenções;

37 CAMPO ORGANIZACIONAL: É uma nova unidade de análise, uma alternativa aos conceitos de mercado e indústria baseados em aspectos técnicos. Esta nova unidade é uma construção social e institucional e não visa apenas o entendimento das relações técnicas de produção e formação de preço. O Campo Organizacional é uma arena institucional em que podemos visualizar a interdependência entre os agentes de uma dada cadeia produtiva, envolvendo concorrentes, fornecedores, compradores, fabricantes de produtos substitutos efetivos e potenciais e o Estado. Assim, a unidade de análise não é mais a empresa individual ou as transações feitas por ela, passamos a visualizar todos os agentes relevantes para o estudo da dinâmica concorrencial e pela inércia ou mudança institucional. Tudo ao mesmo tempo.

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39 Atividade Descreva: O segmento em que sua empresa atua;
A cadeia produtiva em que está inserida; As principais questões institucionais que afetam este setor e esta cadeia; Quais as fontes de informação acessiveis?

40 Macroeconomia

41 APARELHO PRODUTIVO Disponibilidade de fatores de Produção em dado país: Capital (máquinas, equipamentos); Força de Trabalho; Terra e demais recursos naturais; Capacidade empresarial; Tecnologia. Divisão setorial da economia: Setor Primário: Agricultura, Extração Mineral. Setor Secundário: Industria de transformação e de Máquinas e equipamentos Setor Terciário: Serviços

42 A determinação da Renda Nacional em dado período
PIB é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado momento. “PIB é o valor de mercado... O PIB soma vários tipos diferentes de de bens em uma única medida de valor da atividade econômica. Utiliza-se para isso de preços de mercado. Com isso pode-se, literalmente, somar maças com laranjas, por exemplo. “...de todos...” O PIB é abrangente, pois ele inclui todos os itens produzidos na economia e vendidos legalmente nos mercados do país. “...os bens e serviços...” O PIB inclui tanto bens tangíveis (comida, vestuário, automóveis, etc.) quanto intangíveis (cortes de cabelo, consultas médicas, faxinas, etc.). Fonte: MANKIW (2002).

43 A determinação da Renda Nacional em dado período
“...finais...” No cálculo do PIB inclui-se apenas o valor dos bens e serviços finais, o que impede o erro de dupla contagem. Vale lembrar que os bens finais incorporam os bens intermediários, como matérias primas e componentes. “...produzidos...” O PIB inclui bens e serviços produzidos no presente. “...em um país...” O PIB mede o valor da produção dentro dos limites de um país. “...em um dado período.” O PIB mede o valor da produção que tem lugar em um intervalo de tempo específico, geralmente de um ano ou de um trimestre. Reafirmando: PIB é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado momento. Fonte: MANKIW (2002).

44 A determinação da Renda Nacional
Os Elementos do PIB Y = C + I + G + NX (identidade macroeconômica básica) Fonte: MANKIW (2002); MANKIW (1998); e DORNBUSCH & FISCHER (1991).

45 Análise de Dados

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51 PIB REGIONAL

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57 Causas das variações do PIB

58 A determinação da Renda Nacional
Os Elementos do PIB Y = C + I + G + NX (identidade macroeconômica básica) Consumo (C): refere-se a todos os bens e serviços comprados pelas famílias e divide-se em três subcategorias: bens não-duráveis, bens duráveis e serviços. Bens não-duráveis são aqueles que duram apenas um curto período de tempo, tais como alimentos e roupas. Bens duráveis duram mais tempo como automóveis e televisores. Serviços incluem a compra de serviços pessoais como consultas médicas ou serviços de mecânicos de automóveis. O almoço da família no McDonald’s é incluído no elemento Consumo (C), já a aquisição de nova moradia (imóvel) não. Fonte: MANKIW (2002); MANKIW (1998); e DORNBUSCH & FISCHER (1991).

59 A determinação da Renda Nacional
Os Elementos do PIB Y = C + I + G + NX (identidade macroeconômica básica) Investimento (I): significa a aquisição de equipamentos de capital (máquinas), estoque, e construções e instalações, como uma nova fábrica da Ford. O Investimento também inclui despesas com moradias novas (a compra ou construção de uma nova casa por uma família é a única despesa desse grupo classificada como Investimento e não Consumo). De forma mais genérica, se considerarmos o Investimento como uma atividade corrente que aumenta a capacidade da economia de produzir no futuro, podemos também incluir o Investimento em capital humano. O capital humano é o conhecimento e a habilidade para produzir que é incorporado pela força de trabalho. Logo, a educação pode ser encarada como investimento em capital humano Fonte: MANKIW (2002); MANKIW (1998); e DORNBUSCH & FISCHER (1991).

60 A determinação da Renda Nacional
Os Elementos do PIB Y = C + I + G + NX (identidade macroeconômica básica) Aquisições do Governo (G): são os bens e serviços adquiridos pelo Governo federal, estadual ou municipal. Essa categoria inclui, por exemplo, gastos com defesa da nação, com a construção de estradas e com os salários dos funcionários públicos. A compra de novas armas pelo exército é uma despesa do Governo. Já o pagamento realizado pelo Governo aos idosos aposentados é considerado pagamentos de transferência, porque não são feitos em troca de um bem ou serviço produzidos correntemente. Fonte: MANKIW (2002); MANKIW (1998); e DORNBUSCH & FISCHER (1991).

61 A determinação da Renda Nacional
Os Elementos do PIB Y = C + I + G + NX (identidade macroeconômica básica) Exportações Líquidas (NX): leva em consideração o comércio com outros países. Exportações líquidas significam o valor de bens e serviços exportados menos o valor dos bens e serviços recebidos do exterior (importados). NX é o mesmo que (X – M), ou seja, Exportações (X) menos Importações (M). O termo “líquido” das “Exportações Líquidas” se refere ao fato de que as importações são deduzidas das exportações. Essa subtração se justifica pelo fato de que as importações de bens e serviços estão incluídas em outros componentes do PIB. Se um brasileiro compra um carro da marca BMW isso representará uma despesa (consumo) para esse cidadão. Essa despesa aumentará o Consumo, porém reduzirá as Exportações Líquidas porque é uma importação. Portanto, quando uma família, empresa ou governo compra um bem ou serviço no exterior, essa aquisição reduz as Exportações Líquidas (NX). No entanto, como também aumenta o Consumo (C), o Investimento (I) ou as Aquisições do Governo (G), não afeta o PIB. Fonte: MANKIW (2002); MANKIW (1998); e DORNBUSCH & FISCHER (1991).

62 A determinação da Renda Nacional
PIB e bem-estar econômico Mas o PIB é o melhor indicador do bem-estar econômico de uma sociedade? Estamos certos de que um grande PIB nos ajuda, de fato, a ter uma vida mais próspera. Mas certamente ele não é capaz de medir a saúde de nossas crianças e a qualidade de nossa educação. Não considera também a quantidade de lazer de que nossos cidadãos gozam e não abrange a qualidade do nosso meio ambiente. Portanto, para conhecermos mais profundamente o grau de bem-estar sócio-econômico de uma nação, devemos também considerar outros indicadores. Por exemplo: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); Esperança de vida ao nascer; Taxa de analfabetismo; e Distribuição de Renda.

63 COMPARAÇÃO ENTRE PIB E PIBpc
PIB AO REDOR DO MUNDO PAÍS PIB (Bilhões de Dólares) PIBpc África do Sul 119 2.880,00 Argentina 324.1 8.970,00 Brasil 758 4.570,00 Chile 71.3 4.810,00 China 928.9 750,00 Cingapura 95.1 30.060,00 Coréia 369.9 7.970,00 Estados Unidos 7.921,30 29.340,00 Etiópia 6.1 100,00 Gana 7.2 390,00 Índia 421.3 430,00 Malásia 79.8 3.600,00 México 380.9 3.970,00 Paraguai 9.2 1.760,00 Tailândia 134.4 2.200,00 Uruguai 20.3 6.180,00 Venezuela 81.3 3.500,00

64 IDH NO MUNDO

65 DISTRIBUIÇÃO DE RENDA POR SEGMENTO DA POPULAÇÃO

66 Macroeconomia Política Fiscal e Tributária
Instrumentos: Impostos diretos sobre renda e propriedade; Impostos Indiretos sobre a produção e a circulação de bens e serviços; Contribuições; taxas Agentes de Comando: Secretaria da Fazenda; Ministérios Agentes Cumpridores: Empresas e Famílias. Objetivos: Contrabalançar os efeitos de curto prazo de queda do consumo, do investimento e das exportações. Proteção e incentivo a setores chaves – Política Industrial e Agroindustrial Política de Desenvolvimento Regional.

67 Macroeconomia Política Cambial
Instrumentos: Taxa Cambial; Impostos de importação e exportação; Licenças prévias; Controles quantitativos (cotas); Controle para remessas de divisas; Controles sanitários; Agentes de Comando: Secretaria da Fazenda; Banco Central; Secretaria da Receita Federal; Administração de Portos e Aeroportos; Vigilância Sanitária; Ministério da Agricultura Agentes Cumpridores: Empresas e Famílias, agentes financeiros. Objetivos: Incentivar as exportações e controlar importações. Proteção e incentivo a setores chaves – Política Industrial e Agroindustrial.

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71 Política Econômica Como é implementada uma política econômica?

72 Processo de Implementação de Políticas Públicas e Econômicas

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74 Cenários CENÁRIOS ECONÔMICOS E PREVISÕES: Elaboração e análise dos desdobramentos da conjuntura econômica social e política atual. Geralmente são construídas versões otimistas, pessimistas e neutras. Estes documentos são importantes para que os investidores tomem decisões com maior perspectiva de acerto. A teoria econômica é eficiente para explicar o passado e ineficiente para explicar o futuro. Assim, as previsões são sujeitas a erros.

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79 CONJUNTURA ECONÔMICA CICLOS ECONÔMICOS: Flutuação periódica e alternada de expansão e contração de toda atividade econômica (industrial, agrícola e comercial) de um país ou de um conjunto de países. Um ciclo típico consiste num período de expansão, seguido de uma recessão, de um período de depressão e um noco movimento ascendente ou de recuperação econômica. RECESSÃO: Conjuntura de declínio da atividade econômica, caracterizado por queda da produção, aumento do desemprego, diminuição da taxa de lucros e crescimento dos índices de falências e concordatas. DEPRESSÃO: Conjuntura de declínio “ACENTUADO” da atividade econômica, caracterizado por queda da produção, aumento do desemprego, diminuição da taxa de lucros e crescimento dos índices de falências e concordatas.

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84 Atividade Criação de cenários Panorama atual interno e externo;
Perspectivas

85 ATIVIDADE Busca de base de dados na internet; Setoriais
Macroeconômicos Conjunturais

86 Atividade Criação de cenários Interno Externo

87 Panorama Atual interno

88 Panorama Externo

89 Perspectivas

90 Referências Bibliográficas
Economia: Fundamentos e Práticas Aplicados à Realidade Brasileira - Organizadores Carlos Eduardo de Freitas Vian, Anderson César Gomes Teixeira e Cláudio Cesar de Paiva Introdução à Economia Carlos Eduardo de Freitas Vian (org.)

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