A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORES COORDENADORES DO NÚCLEO PEDAGÓGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORES COORDENADORES DO NÚCLEO PEDAGÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA DISCIPLINA DE ARTE
PROFESSORES COORDENADORES DO NÚCLEO PEDAGÓGICO GUARACI DA ROCHA SIMPLICIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL VALKIRIA GARCIA ALVAREZ DE CARVALHO - ARTE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE JACAREÍ NOVEMBRO 2012

2 PAUTA Acolhimento Conhecer os indicadores; Enriquecimento Escolar;
CAFÉ; Conhecer outros tipos; 12h – ALMOÇO; Oficina – Refletindo as Altas Habilidade no cotidiano escolar – Esquete Apreciação – Roda de Conversa CAFÉ Artes Visuais – Desvendando o pensamento abstrato e conceitual Apreciação e Impressões detectadas Vídeo ENCERRAMENTO

3 Altas Habilidades e Superdotação
Identificar talentos e oferecer a eles ferramentas que desenvolvam seu potencial é tarefa do educador, que, usando práticas pedagógicas diversificadas em suas aulas como jogos educativos de computador, filmes, música etc., facilitam o envolvimento canalizando energia para a resolução de problemas.

4 Para Refletir:

5 Howard Gardner, Psicólogo da Universidade de Harvard, baseou-se nestas pesquisas para questionar a tradicional visão da inteligência, uma visão que enfatiza as habilidades linguística e lógico-matemática. Segundo Gardner, todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes e, até certo ponto, independentes áreas intelectuais. Ele sugere que não existem habilidades gerais, duvida da possibilidade de se medir a inteligência através de testes de papel e lápis e dá grande importância a diferentes atuações valorizadas em culturas diversas. Finalmente, ele define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.

6 TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER (1983)
Professor de Cognição e Educação de Harvard, Professor adjunto de Neurologia na Universidade de Boston. Fonte:

7 Seguindo A definição de superdotação que consta nas
Diretrizes Gerais para o Atendimento Educacional dos Alunos Superdotados e Talentosos (Ministério da Educação, 1995) e que é adotada por alguns programas brasileiros considera crianças superdotadas e talentosas as que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes visuais, artes dramáticas e música Capacidade psicomotora

8 TIPOS Intelectual flexibilidade e fluência de pensamento, pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevada, capacidade de resolver e lidar com problemas. O físico inglês Stephen William Hawking ( atual) é doutor em Cosmologia e um dos mais consagrados físicos teóricos do mundo.

9 Acadêmico aptidão acadêmica especifica, de atenção, de concentração; rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse; habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento; capacidade de produção acadêmica.

10 Social ou Liderança capacidade de liderança, demonstra sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo. Mohandas Karamchand Gandhi ( ),mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (Mahatma, do sânscrito “grande alma”)

11 Criativo ou Produtivo originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Leonardo da Vinci ( ) escreveu, desenhou e fez estudos em inúmeras áreas.

12 Psicomotor destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Edson Arantes do Nascimento (1940– atual), mais conhecido como Pelé, é considerado o maior jogador da história do futebol e o mais famoso.

13 Talento Especial para Artes
destaca-se tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas (por exemplo, facilidade para expressar idéias visualmente; sensibilidade ao ritmo musical; facilidade em usar gestos e expressão facial para comunicar sentimentos); evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho. Heitor Villa-Lobos ( ) recebeu sua primeira instrução musical aos seis anos, vinda do pai, que adaptou uma viola para que o filho pudesse estudar violoncelo.0

14 E se essas pessoas não são identificadas e atendidas?
Sabemos que se os talentos não se desenvolvem " estiolam-se por fim " (Silvio Rabello, 1977) ou se desenvolvem sem orientação e são desviados para ações contra a sociedade e o bem estar comum (como o exemplo de Lucio Flavio, 1982), ou ainda levam a conflitos e psicoses, quando não compreendidos (Paul Torrance,1976). Tão grave ou pior do que o uso indevido de recursos públicos é o desperdício de talentos. (Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotação)

15 FAZER O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ATRAVÉS DE
ATIVIDADES NA SALA DE AULA; PARCERIAS COM RECURSOS DA COMUNIDADE (ISMART, PROJETO DECOLAR, UNIVERSIDADE); ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO EM OLIMPÍADAS E CONCURSOS (Estadual, Federal); PROGRAMAS E PROJETOS DA SEE: Escola da Família, Cultura é Currículo Acessa Escola, Sala de Leitura

16 PARCERIAS COM RECURSOS DA COMUNIDADE
ISMART/Capital UNIVERSIDADES Museus, galerias, associações, estações de passageiros, aeroportos, casas comerciais, indústrias, cooperativas, órgãos públicos, universidades, academias, clubes, jornais, rádios, etc...)

17 ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO EM OLIMPÍADAS E CONCURSOS
FEDERAL: FEIRAS DE CIÊNCIAS; OLÍMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS; FEIRA INTERNACIONAL DE JOVENS CIENTISTAS; SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA; DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA PELA PAZ E PELO DESENVOLVIMENTO.

18 ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO EM OLIMPÍADAS E CONCURSOS
ESTADUAL: Caminhos do Mercosul II Concurso de Redação do Senado Federal Prêmio Escola Solidária Futuridade Prêmio Minha Comunidade Sustentável

19 Joseph Renzulli (1986) – organizou modelo de desenvolvimento - Conceito dos Três Anéis - definidos três grandes campos que interagem na inteligência: capacidade realizadora ( cognitiva, artística, motora, etc) envolvimento emocional (desejo, motivação, persistência, etc.) criatividade (transcedência, reinterpretação , inovação etc.)

20 Concepção proposta por Joseph Renzulli Teoria dos Três Anéis(1986)
COLEGAS FAMÍLIA ENVOLVIMENTO COM A TAREFA CAPACIDADE ACIMA DA MÉDIA SD CRIATIVIDADE ESCOLA Fonte: Renzulli, Joseph S; REIS, Sally M. The Three-ring conception of giftedness: A Developmental Model for Creative Productivity. The Triad Reader. Connecticut : Creative Learning Press, 1986

21 Potencial de desempenho representativamente superior em qualquer área determinada do esforço humano e que pode ser caracterizada por dois aspectos: CAPACIDADE ACIMA DA MÉDIA Habilidade geral: capacidade de processar as informações, integrar experiências que resultem em respostas adequadas e adaptadas a novas situações e a capacidade de envolver-se no pensamento abstrato. (ex.de pensamento espacial, memória e fluência de palavras) Habilidades específicas: que consistem nas habilidades de adquirir conhecimento e destreza numa ou mais áreas específicas.(química, matemática, fotografia, escultura) Desempenho

22 ENVOLVIMENTO COM A TAREFA É o expressivo interesse que o sujeito apresenta em relação a uma determinada tarefa, problema ou área específica do desempenho, e que caracteriza-se especialmente pela motivação, persistência e empenho pessoal nesta tarefa.

23 CRIATIVIDADE Constitui o terceiro grupo de traços característicos a todas as pessoas com altas habilidades e define-se pela capacidade de juntar diferentes informações para encontrar novas soluções. Caracteriza-se pela fluência, flexibilidade, sensibilidade, originalidade, capacidade de elaboração e pensamento divergente. O pensamento divergente requer que se busquem ideias de vários campos do saber e disciplinas. Dela, surge a produção divergente, ou seja, a obtenção criativa de múltiplas respostas a um problema. Por exemplo: quais são os usos de um lençol?

24 Entretanto, segundo Renzulli (1986, 1999, 2001)
Esta concepção, apesar de abranger diversas áreas, não leva em conta fatores afetivos. Para ele, as seis categorias não são paralelas, uma vez que as categorias aptidão acadêmica e artes são áreas de desempenho e as demais são processos que podem se manifestar em áreas de desempenho.

25 na interseção dos três círculos ficariam as pessoas com habilidade superior;
nenhuma das três características isoladas caracterizam o superdotado – conjunto dos três agrupamentos sugere um forte indicador de superdotação; Nem sempre a criança apresenta este conjunto de traços desenvolvidos igualmente, mas, se lhe forem dadas oportunidades, poderá vir a desenvolver amplamente todo o seu potencial. atendimento deve ser sempre global – cognitiva/afetiva/criativa.

26 Teoria Triática de Inteligência de Robert Stenberg (1997,2003)
A inteligência humana é “a atividade mental voltada para adaptação intencional,para a seleção e formação de ambientes do mundo real relevantes para a vida”(Stemberg,1985). Professor Honorário da Universidade de Heidelberg na Alemanha

27 TEORIA TRIÁDICA DE INTELIGENCIA DE ROBERT STERNBERG (1997, 2003)
Componentes do processamento de informação: Inteligência Analítica Inteligência Prática Inteligência Criativa

28 TEORIA TRIÁDICA DE INTELIGENCIA DE ROBERT STERNBERG (1997, 2003)
Inteligência Analítica: Talento acadêmico medido pelos testes de inteligência identificados facilmente pelas boas notas nos testes; aprendem com facilidade e com pouca repetição; apresentam facilidade para analisar ideias,pensamentos e teorias; muitas vezes carecem de ideias novas e originais

29 TEORIA TRIÁDICA DE INTELIGENCIA DE ROBERT STERNBERG (1997, 2003)
Inteligência Sintética: = criatividade, perspicácia, intuição Geram ideias originais e lidam bem com situações novas; Nem sempre apresentam boas notas, mas fazem contribuições importantes para a sociedade.

30 TEORIA TRIÁDICA DE INTELIGENCIA DE ROBERT STERNBERG (1997, 2003)
Inteligência Sintética: = criatividade, perspicácia, intuição Geram idéias originais e lidam bem com situações novas; Nem sempre apresentam boas notas, mas fazem contribuições importantes para a sociedade.

31 TEORIA TRIÁDICA DE INTELIGENCIA DE ROBERT STERNBERG (1997, 2003)
Inteligência Sintética: = criatividade, perspicácia, intuição Geram idéias originais e lidam bem com situações novas; Nem sempre apresentam boas notas, mas fazem contribuições importantes para a sociedade.

32 Considerações ... entender a superdotação como
uma condição ou um comportamento que pode ser desenvolvido em: algumas pessoas - (naquelas que apresentam alguma habilidade superior à média da população), em certas ocasiões - (e não continuamente, uma vez que é possível se demonstrar comportamentos de superdotação na infância mas não na idade adulta, ou apenas em alguma série escolar ou em um momento da vida) e sob certas circunstâncias (e não em todas as circunstâncias da vida de uma pessoa) [Renzulli & Reis, 1997] Considerar a superdotação como um comportamento a ser desenvolvido, retira a discussão da questão, muitas vezes estéril, de se rotular uma criança como superdotada ou não, para enfocá-la na necessidade de se oferecer oportunidades educacionais fundamentais e variadas para que um número maior de crianças possa desenvolver e apresentar comportamentos de superdotação. Deste ponto de vista, segue-se que tais comportamentos podem e devem ser desenvolvidos naquelas pessoas que não são, necessariamente, as que tiram as melhores notas ou apresentam maiores resultados em testes de QI.

33 OFICINAS Refletindo as Altas Habilidade no cotidiano escolar – Esquete
2 . Desvendando o pensamento abstrato e conceitual

34 Hackers piratas de computador; Uma mente brilhante;
Sugestão de Filmes Rede social; Mentes que brilham; Amadeus; Hackers piratas de computador; Uma mente brilhante; Encontrando Forrester; Gênio indomável; Rain man (Superdotado na matemática + S.Asperger) entrevista Cristina Delou


Carregar ppt "PROFESSORES COORDENADORES DO NÚCLEO PEDAGÓGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google