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Relações trabalhistas

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Apresentação em tema: "Relações trabalhistas"— Transcrição da apresentação:

1 Relações trabalhistas
Relações trabalhistas *Os capítulos 15 e 16 do livro estão disponíveis na copiadora para quem se interessar mais pela área e quiser ler mais sobre o assunto. Cap. 15 – Subsistema de Contencioso Trabalhista e Assistência Social Cap. 16 – Subsistema de Relações Trabalhistas

2 Relações Trabalhistas
Relacionamento das Organizações com os Sindicatos Baseiam-se em políticas da Organização em relação aos Sindicatos Conflito entre Capital e Trabalho

3 1. Política das Relações Trabalhistas
- Espelham a ideologia e os valores das Organizações São influenciadas pelo (a): estágio de desenvolvimento do sindicato regime político do governo conjuntura econômica - Natureza das Políticas: Paternalista Reciprocidade Autocrática Participativa

4 2. Legislação do Trabalho
- Objetivos: limitar a autonomia contratual - Consolidação das Leis do Trabalho - CLT (1943): Política do atrelamento diferentemente de outros países. A legislação criou os sindicatos e não os sindicatos exigiram que as leis os reconhecessem. - Política do atrelamento - o sindicato é o meio de expressão das categorias - Graves limitações da CLT A organização sindical baseia-se no princípio da unidade sindical Legislação ampla e detalhada - impede composição entre as partes - Constituição de 1988 Permaneceu a unidade sindical Desapareceu o poder intervencionista do Estado Direito ‘irrestrito’ à greve (?)

5 3. Sindicalismo Curiosidade  Os sindicatos eram vistos como conspirações criminosas pela lei inglesa (revolução industrial) Atualmente  representa um processo de reivindicações por melhores condições de trabalho. É uma força política que faz parte da natural disputa por poder. Gramsci  pensador italiano marxista, escreveu que: - é uma organização política do período da história dominada pelo capitalismo - não pode ser instrumento da renovação radical da sociedade - sua razão está no trabalho e não na divisão de classes Pessoal, o sindicalismo é tema de muitas discussões para quem gosta dessa área de estudo ‘relações trabalho-trabalhador-capital’.

6 4. Greve Direito de se abster de trabalhar, como meio de pressionar o empregador para a obtenção de uma reivindicação de interesse geral. É uma ruptura no relacionamento capital x trabalho. - A greve pode emergir de: Fatores Objetivos  Por melhores condições de trabalho Fatores Subjetivos  Por prejuízos causados por decisão da categoria econômica Fatores Políticos  Em busca de maior participação no ‘poder’ - Estratégias da Greve: Devem ser dinâmicas e curtas ou longas?  As grandes empresas têm maior capacidade de resistência  A opinião pública inicialmente é simpática à greve  Após certo tempo, os sindicatos dão sinal de fraqueza  A classe trabalhadora brasileira tem baixo nível de politização

7 5. Formas Ilícitas de Pressão Sindical
“Greves” que não se apoiam em deliberações da categoria e/ou não foram precedidas de negociações • Greve simbólica • Greve de advertência • Operação tartaruga (greve branca) • Operação padrão (distorção dos regulamentos internos) • Sabotagem Meios de Ação Patronal • Locaute (greve patronal) • Lista negra

8 6. Representação dos Trabalhadores na Organização
O desenvolvimento tecnológico deixou os proprietários fora do controle total da produção  Democracia Sindical  Representação de trabalhadores na administração industrial. • Representação Direta: Conselhos de Fábrica Co-gestão (acionistas e empregados com igual representatividade) Auto-gestão (o conselho administrativo eleito pelos empregados, presta conta aos trabalhadores) • Representação Sindical: Envolvimento de acionistas, trabalhadores e sindicatos

9 7. Conflitos Trabalhistas
Quando adequadamente resolvidos, conduzem a mudanças organizacionais que predispõem à inovação.  Noção de Conflito: Conflito e Cooperação - dois lados de uma mesma moeda Inerente à vida organizacional  Aspectos do Conflito: Interno: aberto, velado, latente - entre superior/subordinado Externo: entre organizações Parcialmente destrutivos Destrutivos Construtivos Métodos antigos Métodos modernos

10  Condições que predispõem ao conflito
Condições de atividades Condições desencadeantes Resultados Diferenciação de atividades Percepção da incompatibilidade de objetivos Recursos compartilhados Conflito Resultados Percepção da oportunidade de interferência Atividades interdependentes

11  Resultados do Conflito

12 Conflito Continua  Administração do Conflito
 Ganhar/perder - Uma parte atinge seus objetivos, outra se frustra  Perder/perder - Cada parte desiste de algum objetivo Conflito Continua  Ganhar/Ganhar - As partes conseguem identificar soluções bem-sucedidas para seus problemas, permitindo que ambas atinjam os objetivos desejados. O êxito, tanto no diagnóstico como na solução, faz com que ambas as partes ganhem.  As Reivindicações nos Conflitos Trabalhistas: Organização x Sindicatos  Condições Legais - Contrato de Trabalho  Condições Econômicas - Reivindicações  Condições Físicas - Conforto, ambiente  Condições Sociais - Benefícios (transporte, refeição)  Condições Representatividade - Participação nos processos decisórios

13 - Desenvolver canais de comunicação bidirecionais
 Convenção Coletiva - Um dos meios mais utilizados na solução de conflitos coletivos  Máximo de dois anos  Acordo Normativo - Dois ou mais sindicatos  Negociação Coletiva - Processo prévio entre as partes objetivando a convenção coletiva  Conceitos que permitem melhorias nas relações trabalhistas * A organização deve: - Desenvolver canais de comunicação bidirecionais - Entender que o paternalismo já acabou e substituí-lo por tratamento respeitoso e igualitário - A organização não deve considerar as posturas revolucionárias das lideranças sindicais e políticas como representativas de todos os funcionários


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