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Manutenção dos Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Manutenção dos Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Manutenção dos Recursos Humanos
A Manutenção cria condições para que as pessoas estejam motivadas a trabalhar, protegidas de possíveis riscos inerentes ao trabalho e devidamente representadas em seus anseios. 1º BIM: Compensação Benefícios 2º BIM: Higiene e segurança do trabalho Relações trabalhistas

2 30/05 – Relações trabalhistas
30/05 – Relações trabalhistas *Os capítulos 15 e 16 do livro estão disponíveis na copiadora para quem se interessar mais pela área e quiser ler mais sobre o assunto. Cap. 15 – Subsistema de Contencioso Trabalhista e Assistência Social Cap. 16 – Subsistema de Relações Trabalhistas

3 Relações Trabalhistas
Relacionamento das Organizações com os Sindicatos Baseiam-se em políticas da Organização em relação aos Sindicatos Conflito entre Capital e Trabalho

4 1. Política das Relações Trabalhistas
- Espelham a ideologia e os valores das Organizações São influenciadas pelo (a): estágio de desenvolvimento do sindicato regime político do governo conjuntura econômica - Natureza das Políticas: Paternalista Reciprocidade Autocrática Participativa

5 2. Legislação do Trabalho
- Objetivos: limitar a autonomia contratual - Consolidação das Leis do Trabalho - CLT (1943): Política do atrelamento diferentemente de outros países. A legislação criou os sindicatos e não os sindicatos exigiram que as leis os reconhecessem. - Política do atrelamento - o sindicato é o meio de expressão da categoria - Graves limitações da CLT A organização sindical baseia-se no princípio da unidade sindical Legislação ampla e detalhada - impede composição entre as partes. - Constituição de 1988 Permaneceu a unidade sindical Desapareceu o poder intervencionista do Estado Direito irrestrito à greve

6 3. Sindicalismo Curiosidade  Os sindicatos eram vistos como conspirações criminosas pela lei inglesa Atualmente  representa um processo de reivindicações por melhores condições de trabalho. É uma força política que faz parte da natural disputa do poder. Gramsci  pensador italiano marxista - organização política do período da história dominado pelo capitalismo - não pode ser instrumento da renovação radical da sociedade - sua razão está no trabalho e não na divisão de classes

7 4. Greve Direito de toda pessoa de se abster de trabalhar, como meio de pressionar o empregador para a obtenção de uma reivindicação de interesse geral. É uma ruptura no relacionamento capital x trabalho. - A greve pode emergir de: Fatores Objetivos  Por melhores condições de trabalho Fatores Subjetivos  Por prejuízos causados por decisão da categoria econômica Fatores Políticos  Em busca de maior participação de poder - Estratégias da Greve (Guerra): Devem ser dinâmicas e curtas:  As grandes empresas tem maior capacidade de resistência  A opinião pública inicialmente é simpática à greve  Após certo tempo, os sindicatos dão sinal de fraqueza  A classe trabalhadora brasileira tem baixo nível de politização

8 5. Formas Ilícitas de Pressão Sindical
 “Greves” que não se apoiam em deliberações da categoria e/ou não foram precedidas de negociações • Greve simbólica • Greve de advertência • Operação tartaruga (greve branca) • Operação padrão (distorção dos regulamentos internos) • Sabotagem  Meios de Ação Patronal • Locaute (greve patronal) • Lista negra

9 6. Representação dos Trabalhadores na Organização
 O desenvolvimento tecnológico deixou os proprietários fora do controle total da produção  Democracia Sindical  Representação de trabalhadores na administração industrial. • Representação Direta: * Conselhos de Fábrica * Co-gestão (acionistas e empregados com a mesma representatividade) * Auto-gestão (o conselho administrativo eleito pelos empregados, presta conta aos trabalhadores) • Representação Sindical: * Envolvimento de acionistas -trabalhadores e sindicatos

10 7. Conflitos Trabalhistas
 Quando adequadamente resolvidos, conduzem à mudanças organizacionais que predispõem à inovação.  Noção de Conflito: * Conflito e Cooperação - dois lados de uma mesma moeda  Inerente à vida organizacional  Aspectos do Conflito: * Interno: Aberto, velado, latente - entre superior/subordinado * Externo: Entre organizações Parcialmente destrutivos Destrutivos Construtivos Métodos antigos Métodos modernos

11  Condições que predispõem ao conflito
Condições de atividades Condições desencadeantes Resultados Diferenciação de atividades Percepção da incompatibilidade de objetivos Recursos compartilhados Conflito Resultados Percepção da oportunidade de interferência Atividades interdependentes

12  Resultados do Conflito

13 Conflito Continua  Administração do Conflito
 Ganhar/perder - Uma parte atinge seus objetivos, outra se frustra  Perder/perder - Cada parte desiste de algum objetivo Conflito Continua  Ganhar/Ganhar - As partes conseguem identificar soluções bem-sucedidas para seus problemas, permitindo que antigas atinjam os objetivos desejados. O êxito, tanto diagnóstico como na solução, faz com que ambas as partes ganhem.  As Reivindicações nos Conflitos Trabalhistas: Organização x Sindicatos  Condições Legais - Contrato de Trabalho  Condições Econômicas - Reivindicações  Condições Físicas - Conforto, ambiente  Condições Sociais - Benefícios (transporte, refeição)  Condições Representatividade - Participação nos processos decisórios

14 - Desenvolver canais de comunicação bidirecionais
 Convenção Coletiva - Um dos meios mais utilizados na solução de conflitos coletivos  Máximo de dois anos  Acordo Normativo - Dois ou mais sindicatos  Negociação Coletiva - Processo prévio entre as partes objetivando a convenção coletiva  Conceitos que permitem melhorias nas relações trabalhistas * A organização deve: - Desenvolver canais de comunicação bidirecionais - Entender que o paternalismo já acabou e substituí-lo por tratamento respeitoso e igualitário - A organização não deve considerar as posturas revolucionárias das lideranças sindicais e políticas como representativas


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