A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1 Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem

2 ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Teoria na Prática Construção flexível do processo de aprendizagem dos nossos alunos ─Itinerário formativo Aprendizado na perspectiva do desenvolvimento de competências – processos e resultados

3 ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Produção, utilização, reutilização Mobilidade dos processos pedagógicos ─Seja na construção dos cursos, seja na formação dos docentes ─Retroalimentação – constante avaliação dos processos de aprendizagem Produções disponíveis – As quatro gerações de EAD –Reutilização - Produtos adaptáveis à diferentes mídias –Programa de rádio Sintonia Sesc-Senac - Cerca de 500 programas, em 10 anos de produção –Produção sonora de séries temáticas Ex: Boas Práticas – Segurança no preparo de alimentos Novas produção –Demandas - DRs –Percepção de necessidades

4 ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Escolha dos atores Assessores Técnicos ─Consultores externos – quando necessário ─Assessores pedagógicos - Especialistas dos Eixos Tecnológicos ─Especialistas em TI Produtores de mídias digitais ─Estúdio – Som e vídeo ─Diretor de produção, Diretor de estúdio, roteirista, produtor, camera-men, editor de imagem, editor de som, sonoplasta ─Programadores visuais – ─Disponibilização – Espaço Digital - Repositórios de Objetos de Aprendizagem

5 ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Desdobramento Inclusão de novos atores a)Educomunicador b)Docentes do Sistema Senac Participação dos docentes na validação dos roteiros

6 ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac a) Educomunicador ─Assessor técnico com competências na área de Comunicação e Educação Ampliação nas interfaces de uso das ferramentas de mídia nos contextos de aprendizagem ─Podcasts, mídias sociais, web conferências, chats etc. Adequação de linguagem Facilidade no acompanhamento da produção - Knowhow “ O Campo da Educomunicação é compreendido, portanto, como um conjunto de ações que permitem que educadores e estudantes desenvolvam um novo gerenciamento, aberto e rico, dos processos comunicativos dentro do espaço educacional e de seu relacionamento com a sociedade. (...) incluiria não apenas relacionamentos de grupos (a área da comunicação interpessoal), mas também atividades ligadas ao uso de recursos de informação no ensino-aprendizagem (a área das tecnologias educacionais), bem como o contato com os meios de comunicação de massa (área da educação para os meios de comunicação) e seu uso e manejo (área de produção comunicativa).” (Ismar Soares - “Contra a violência: experiências sensoriais envolvendo luz e visão” in A criança e a mídia: imagem, educação e participação. São Paulo, Cortez, Brasília, Unesco, 2002.) “ O Campo da Educomunicação é compreendido, portanto, como um conjunto de ações que permitem que educadores e estudantes desenvolvam um novo gerenciamento, aberto e rico, dos processos comunicativos dentro do espaço educacional e de seu relacionamento com a sociedade. (...) incluiria não apenas relacionamentos de grupos (a área da comunicação interpessoal), mas também atividades ligadas ao uso de recursos de informação no ensino-aprendizagem (a área das tecnologias educacionais), bem como o contato com os meios de comunicação de massa (área da educação para os meios de comunicação) e seu uso e manejo (área de produção comunicativa).” (Ismar Soares - “Contra a violência: experiências sensoriais envolvendo luz e visão” in A criança e a mídia: imagem, educação e participação. São Paulo, Cortez, Brasília, Unesco, 2002.)

7 ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac b) Docentes do Sistema Senac ─Participação dos docentes do segmento de enfermagem na validação dos roteiros Valorização do cotidiano profissional Alinhamento de saberes – Contato direto com as experiências profissionais

8 ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Resultados 1º grande produção de ODA –Projeto “Cuidados de Enfermagem” - Curso de aperfeiçoamento para o Segmento de Saúde – Técnico em Enfermagem Modelo de Roteiro –Números: 18 Módulos temáticos – independentes - utilização em diferentes cursos e contextos de aprendizagem Subdivisão em cerca de 180 roteiros Roteiros aprovados153

9 Perspectivas Expansão para outros eixos tecnológicos Formação dos docentes para uso dos objetos de aprendizagem Produção de objetos de Aprendizagem no Senac ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA

10 OBRIGADA! Contato: valmend@senac.br Ramal: (21) 2136-5725


Carregar ppt "Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google