A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DA TERAPIA MANUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DA TERAPIA MANUAL"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DA TERAPIA MANUAL
Professoras: Maria Amélia Gonçalves, Lorena Frange Caldas Bruna Rosa dos Santos, Caroline Reveles, Aretusa Arcanjo. RECURSOS TERAPEUTICOS MANUAIS 2013 FACULDADE DE FISIOTERAPIA

2 O que é terapia manual? É a aplicação de técnicas com as mãos sobre o corpo do paciente, com o objetivo de promover o retorno da função normal de seus sistemas.

3 Fisioterapeuta especialista em terapia manual = Fisioterapeuta manual

4 Terapia manual: Parte integrante da fisioterapia
Não deve ser vista como solução para todos os problemas Deve ser mais uma ferramenta no arsenal dos recursos fisioterapêuticos Colabora com as demais modalidades da fisioterapia: seja na aplicação das técnicas ou seus princípios a outras técnicas

5 Terapia Manual Na Terapia Manual o fisioterapeuta aprende a avaliar como um todo seu paciente, avaliando a dor e disfunção, detectando anormalidades do movimento, testando tecidos estruturais anatômicos e formar um programa de tratamento relacionado diretamente com os achados da avaliação cumprindo seu objetivo.

6 Terapia Manual O sistema músculo - esquelético é dividido em 3 partes: o sistema muscular, o sistema articular e o sistema neural. Para cada sistema existe um tratamento diferente, e a terapia manual provém de ferramentas próprias para detectar cada tipo de problema.

7 Terapia Manual Para atuar sobre os tecidos que estejam em disfunção (com restrição de sua mobilidade) pode valer-se de várias técnicas com repercussões distintas sobre cada tecido: stretching (muscular); pompage (ligamentar e vascular); miotensiva (muscular); articulatória (ligamentar e muscular); inibição (muscular); pontos gatilho (muscular); técnicas funcionais (fáscias) e técnicas neuromusculares (muscular, vascular e fascial).

8 MÉTODOS OU TÉCNICAS DA T. M.
TERAPIA MIOFASCIAL MOBILIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO MASSAGEM TRANSVERSA PROFUNDA DA MEDICINA ORTOPÉDICA DE CYRIAX MANIPULAÇÃO / MOBILIZAÇÃO COM ATIVO MÉTODO MULLIGAN ETC.

9 DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ACORDO COM A ESTRUTURA COMPROMETIDA
CAUSAS DE DISFUNÇÕES DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ACORDO COM A ESTRUTURA COMPROMETIDA

10

11

12

13

14

15 Terapia Manual Princípios da Medicina Manual:
- Holismo (tratar o indivíduo e não a doença); Controle neurológico; Função circulatória; Gasto energético; Auto-regulação. Obs. Pesquisar estes termos para próxima aula

16 “Fisioterapeuta trata a disfunção, e não a doença
“Fisioterapeuta trata a disfunção, e não a doença.” “Não curamos ninguém, abrimos as portas para o equilíbrio do corpo (auto-regulação).”

17 Osteopatia Origem nos E. U. A.
É um tratamento manual que visa desenvolver a homeostasia do corpo, por meio da intervenção direta nos tecidos comprometidos.

18 4 Leis de Still ( da os limites). Osteopatia.
Estrutura governa a função Unidade do corpo Lei da artéria Auto-cura

19 ESTRUTURA GOVERNA A FUNÇÃO = fisiologia articular
Limites de tratamento Devolvemos função QUANDO A ESTRUTURA FOI DANIFICADA A FUNÇÃO FICA PREJUDICADA

20 UNIDADE DO CORPO Globalidade
O nosso corpo deve ser tratado como uma unidade inteira e não por pedaços. Globalidade

21 LEI DA ARTÉRIA Garantir aos tecidos do corpo bom suporte de sangue arterial. Para que tenhamos uma estrutura saudável e funcional, necessitamos que os tecidos recebam um bom aporte sanguíneo.

22 AUTO-CURA O corpo tem todos os meios necessários para evitar e eliminar doenças.

23 O corpo começa a desenvolver processo patológico:
Hipomobilidade: assintomática. Hipermobilidade: queixa do indivíduo, é compensatória gerada pela Hipomobilidade. A toda restrição de mobilidade haverá uma hipermobilidade compensatória nas articulações vizinhas.

24

25 Características da zona de Hipomobilidade:
espasmo muscular e aderências fixação articular; espontaneamente assintomática, porém apresenta dor à palpação; detectada por testes de mobilidade comparativos.

26 Características da zona de Hipermobilidade:
Inflamação dos tecidos periarticulares (músculos, ligamentos, cápsulas articulares) Edema Irritação das raízes nervosas Dores espontâneas

27 BONS ESTUDOS


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DA TERAPIA MANUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google