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Disciplina: Recursos Humanos I

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Apresentação em tema: "Disciplina: Recursos Humanos I"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Recursos Humanos I
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

2 Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas
Meio ambiente Estratégias genéricas Es tra gi as de GP - Planejamento de pessoal - Recrutamento, seleção e contratação - Administração de cargos e salários - Planejamento de carreira - Avaliação de desempenho - Treinamento e desenvolvimento - Clima organizacional P r i n c í p o s Gestão estratégica Processos sistêmicos Gestão de Pessoas Fonte: Tachizawa et al (2001: 18)

3 Gestão de Pessoas no Século XXI
No mundo moderno, as empresas vem percebendo que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz inteligência nos negócios e agilidade nas decisões.

4 Modernamente, a ARH cedeu lugar à Gestão de Pessoas.
As pessoas passaram a ser parceiros da organização com aspirações, destrezas e percepções singulares. A cultura organizacional passou a receber forte impacto do mundo exterior e passou a privilegiar a mudança e a inovação com foco no futuro e no destino da organização.

5 Globalização: Pensar globalmente e agir localmente.
As organizações voltadas para o futuro e preocupadas com o seu destino estão sintonizadas com os seguintes desafios e/ou tendências: Globalização: Pensar globalmente e agir localmente. Cliente: Implica na capacidade de conquistar, manter a ampliar a clientela. Produtos ou serviços: Diferenciá-los em termos de qualidade e de atendimento.

6 Pessoas: Educar, treinar, motivar e liderar as pessoas que trabalham na empresa.
De que maneira? 1º) Oferecendo uma cultura participativa com plenas oportunidades de realização pessoal. 2º) Posicionando acionistas, clientes e funcionários em um mesmo nível para se ter um ambiente acolhedor e agradável.

7 Conhecimento: O capital financeiro está cedendo lugar ao capital intelectual.
É o conhecimento e a sua adequada aplicação que possibilita o bom uso da informação antes dos concorrentes.

8 e melhoria da qualidade
Resultados: Implica em fixar objetivos e perseguir resultados, reduzindo custos e aumentando receitas. Visão do futuro, focalização de metas e melhoria da qualidade são imprescindíveis.

9 A tecnologia contribui com a eficiência potencial, mas são as PESSOAS
Tecnologia: Implica em avaliar e atualizar a organização para acompanhar e aproveitar os progressos tecnológicos. A tecnologia contribui com a eficiência potencial, mas são as PESSOAS que determinam a eficiência real e a eficácia do processo.

10 As equipes de RH proporcionam consultoria interna para que a área possa assumir atividades estratégicas de orientação global. As pessoas passam a ser consideradas parceiros que tomam decisões, que cumprem metas, que alcançam resultados e que servem ao cliente. Saber lidar com pessoas deixou de ser um desafio e passou a ser a vantagem competitiva das organizações bem-sucedidas.

11 “O dinheiro fala, mas não pensa.”
Estas tendências atuais continuarão a afetar a maneira pela qual as organizações ‘utilizam’ e administram as suas pessoas. O capital intelectual é super valorizado atualmente, mais até que o capital financeiro, pois ele é fonte de inovações. “O dinheiro fala, mas não pensa.” “As máquinas trabalham, muitas vezes melhor do que qualquer ser humano poderia trabalhar, mas não criam.”

12 Neste contexto, os novos papéis assumidos pelos profissionais de Gestão de Pessoas são múltiplos.
Eles devem desempenhar papéis operacionais e estratégicos simultaneamente. a) Administrar as estratégias de recursos humanos: como a GP pode ajudar e impulsionar a estratégia organizacional. b) Administrar a contribuição dos funcionários: como a GP pode ajudar no envolvimento e comprometimento dos funcionários.

13 c) Administrar a infra-estrutura da empresa: como a GP pode oferecer uma base de serviços para ajudar a organização a ser eficiente e eficaz. d) Administrar a transformação e a mudança: como a GP pode ajudar na criação de uma organização inovadora e renovadora.

14 Na era da informação, as mudanças que ocorrem nas empresas não são apenas estruturais, mas sobretudo culturais e comportamentais. Isso modifica o papel das pessoas nas empresas e a forma de gerenciá-las também.

15 As empresas que valorizam o seu pessoal (o talento individual) e buscam sempre administrar o seu capital intelectual estão agindo estrategicamente. Procure se engajar em empresas que oferecem uma carreira profissional, que tenham um clima favorável ao diálogo, e que respeitem as pessoas como seres humanos. Empresas onde as perspectivas são mais importantes do que o salário. Em suma, sinta orgulho do que faz.

16 A Função de Gestão de Pessoas
Órgão de Gestão de Pessoas Divisão de Recruta- mento e Seleção de Pessoal Cargos e Salários Benefícios Sociais Treina- Higiene e Segurança Pessoal Psicólogos Sociólogos Administ. Estatísticos Analístas de cargos e salários Assistentes Sociais Especialistas em benefícios Analistas de treinamento Instrutores Comunicadores Médicos Enfermeiros Engenheiros de segurança Especialistas em qualidade de vida Auxiliares de Pessoal Analistas de disciplina

17 Os Seis Processos de Gestão de Pessoas
Órgão de Gestão de Pessoas Processos de Agregar de Aplicar de Recom- pensar Desen- volver de Manter Monitorar Recrutamento Seleção Desenhos de cargos Avaliação de Desempenho Remuneração Benefícios e Serviços Treinamento Mudanças Comunicações Disciplina Higiene, Segurança e Qualidade de Vida Banco de Dados Sistemas de Informações Gerenciais

18 Pessoas: recursos ou parceiros da organização?
Pessoas como Recursos Pessoas como Parceiros Empregados isolados nos cargos Horário rigidamente estabelecido Preocupação com normas e regras Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Alienação em relação a organização Ênfase na especificação Executoras de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra Colaboradores agrupados em equipes Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados Atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e à visão Interdependência entre colegas e equipes Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Fornecedoras de atividade Ênfase no conhecimento Inteligência e talento

19 Os Parceiros da Organização
Contribuição Retorno Acionistas e investidores Capital de risco, investimentos Lucros e dividendos, valor agregado Empregados Trabalho, esforço, conhecimento e habilidade Salários, benefícios, retribuições e satisfações Fornecedores Matéria-prima, serviços, insumos básicos, tecnologia Lucros e novos negócios Clientes e Consumidores Compras e aquisições dos bens e serviços Qualidade, preço, satisfação e valor agregado

20 Objetivos da Gestão de Pessoas
Ajudar a organização a alcançar os seus objetivos e realizar a sua missão. Proporcionar competitividade à organização. Proporcionar à organização pessoal bem treinado e bem motivado. Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho. Administrar as mudanças. Manter políticas éticas e comportamento social responsável.


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