A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica."— Transcrição da apresentação:

1 MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica

2 Missão da Escola Politécnica
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada.” “O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.”

3 MAPA ESTRATÉGICO - Escola Politécnica
Perspectiva da Sociedade Baseado em um desdobramento da estratégia em três perspectivas. Para cada uma são elaborados objetivos que são mensurados por indicadores Perspectiva de Processos Internos Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

4 Perspectiva da Sociedade Perspectiva de Processos Internos Perspectiva
Com o objetivo de focalizar os clientes da poli optou-se por representar a sociedade sob quatro formas. Alunos e candidatos, órgãos governamentais, empresas e finalmente uma rede de relacionamento. Para orientar a ação e avaliação foram considerados decisivos para atender a sociedades os seguintes objetivos prioritários em processos internos: Ensino, Pesquisa, Extensão, Recursos, Gestão e, Divulgação do conhecimento. Perspectiva de Processos Internos Para sustentar e potencializar s processos internos consideraram-se -se decisivo ter objetivos claros no que se refere a infraestrutura, cultura organizacional e competências Perspectiva Aprendizado e Crescimento

5 Órgãos Governamentais Empresas Líderes Rede de Relacionamento
Perspectiva da Sociedade Alunos e Candidatos Órgãos Governamentais Empresas Líderes Rede de Relacionamento Gestão do Conhecimento Financeiro Divulgação do Conhecimento Pesquisa Ensino Extensão Perspectiva de Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento Infra-Estrutura Cultura Competências

6 Ser parceira de valor para os órgãos governamentais
Com o objetivo de focalizar os clientes da poli optou-se por representar a sociedade sob quatro formas. Alunos e candidatos, órgãos governamentais, empresas e finalmente uma rede de relacionamento. Perspectiva da Sociedade Ser reconhecida pelos Alunos e candidatos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Ser reconhecida pela sua rede de relacionamento e opinião pública por sua contribuição Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Perspectiva de Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento

7 Perspectiva da Sociedade Para orientar a ação e avaliação foram considerados decisivos para atender a sociedades os seguintes objetivos prioritários em processos internos: Ensino, Pesquisa, Extensão, Recursos, Gestão e Divulgação do conhecimento. Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Perspectiva Aprendizado e Crescimento

8 Perspectiva da Sociedade Perspectiva de Processos Internos Para sustentar e potencializar os processos internos consideraram-se decisivo ter objetivos claros no que se refere a infraestrutura, cultura organizacional e competências Infra-estrutura Cultura Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia Promover cooperação entre colaboradores Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios Desenvolver competências em professores e funcionários Competências Atrair e reter profissionais talentosos para a pesquisa extensão e ensino Perspectiva Aprendizado e Crescimento

9 POLI 2015 “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Ser reconhecida pelos Alunos e candidatos como a melhor escola de Engenharia Ser referência entre os estudantes e os candidatos, fazendo com que tenham a POLI como sua primeira opção para o ensino de Engenharia e satisfação ao término do curso Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Perspectiva de Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento

10 Ser parceira de valor para os órgãos governamentais
POLI 2015 “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuação na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Atuar junto aos órgãos governamentais através de soluções sustentáveis, de alto valor agregado e inovadoras Perspectiva de Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento

11 POLI 2015 “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser visto pelas empresas líderes (de mercado ou em tecnologia) como uma parceira no desenvolvimento de soluções de alta complexidade, inovação e também na capacitação dos melhores Engenheiros disponíveis no mercado de trabalho Perspectiva de Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento

12 POLI 2015 “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Ser reconhecida pela sua rede de relacionamento e opinião pública por sua contribuição Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Obter o reconhecimento da sociedade e da rede de relacionamento com Universidades brasileiras e no exterior, outras unidades da USP, Ex-alunos, ONGs e Associaçôes e Entidades sendo reconhecida pela pesquisa, conhecimento e contribuição gerada à sociedade. Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidade Está igual a descrição do objetivo. Buscar atributo de valor talvez no sublinhado Perspectiva de Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento

13 Gestão do Conhecimento
POLI 2015 “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada Perspectiva de Processos Internos Gestão do Conhecimento Perspectiva Aprendizado e Crescimento

14 Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Identificar oportunidades e melhores práticas em Pesquisa, Ensino e Extensão, balanceando as demandas e as ofertas das atividades desenvolvidas Perspectiva Aprendizado e Crescimento

15 Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Sistematizar o conhecimento coletado e gerado, preservando-o e permitindo a sua utilização pela organização e seus parceiros Perspectiva Aprendizado e Crescimento

16 Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Explorar as sinergias entre as três atividades, potencializando-as. Balanceamento das atividades dos docentes entre pesquisa, ensino e extensão. Perspectiva Aprendizado e Crescimento

17 Divulgação do Conhecimento
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do Conhecimento Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Perspectiva Aprendizado e Crescimento

18 “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária.
`Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Inserir a engenharia e o engenheiro no contexto da sociedade, valorizando seu papel como promotor de desenvolvimento e sua ação de engenheirar, ou seja, transformar idéias e conhecimento em resultados sustentáveis. Perspectiva Aprendizado e Crescimento

19 Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Comunicar eficazmente para a sociedade os resultados, atividades e benefícios gerados pela Poli Perspectiva Aprendizado e Crescimento

20 Financeiro POLI 2015 Perspectiva da Sociedade Gestão do conhecimento
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Financeiro Perspectiva Aprendizado e Crescimento

21 Viabilizar e gerir os recursos necessários
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Financeiro Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Viabilizar e gerir os recursos necessários Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Garantir que os recursos necessários para atingir a Visão da POLI-2015 e para satisfazer à sociedade estejam disponíveis, seja através dos recursos orçamentários ou alternativas de financiamento da escola Perspectiva Aprendizado e Crescimento Governo Empresas Órgãos de Fomento Doações

22 Pesquisa POLI 2015 Perspectiva da Sociedade Gestão do conhecimento
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Pesquisa Perspectiva Aprendizado e Crescimento

23 Fomentar cultura de patentes e publicações
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Pesquisa Fomentar cultura de patentes e publicações Participar proativamente dos fóruns e veículos nacionais e internacionais mais relevantes de disseminação de conhecimento. Perspectiva Aprendizado e Crescimento

24 Aumentar a presença da POLI no meio de pesquisa
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Pesquisa Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio de pesquisa Gerenciar (planejar, priorizar, zelar e incentivar) os esforços de pesquisa de modo a aumentar a produção de patentes. Perspectiva Aprendizado e Crescimento

25 Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes.
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Pesquisa Aumentar a exposição da POLI através de papers, seminários e congressos Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Perspectiva Aprendizado e Crescimento Congregar e articular esforços de pesquisa em torno de temas que conduzam a resultados positivamente relevantes para a Sociedade, observando-se os critérios de ganho de valor social, otimização da relação benefício x custo e democratização do acesso a tecnologia.

26 “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária.
`Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Pesquisa Aumentar a exposição da POLI através de papers, seminários e congressos Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Realizar projetos de pesquisa com temas socialmente relevantes. Perspectiva Aprendizado e Crescimento Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Aplicar consistentes esforços e recursos de Engenharia para Pesquisa de inovações e Desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços.

27 Ensino POLI 2015 Perspectiva da Sociedade Perspectiva
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Ensino Perspectiva Aprendizado e Crescimento

28 Promover educação continuada
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Ensino Promover educação continuada Perspectiva Aprendizado e Crescimento Criar e manter atualizadas estruturas e atratividade para todas as linhas de educação continuada que a Poli mantém: pós-graduação lato e stricto sensu e cursos de especialização e atualização

29 Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Ensino Promover educação continuada Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Criar e manter condições para realização de projetos, estágios (profissionais e sociais) e atividades extra-curriculares que sejam interessantes e oportunas para a complementação da formação (cultural, social, pessoal, profissional) dos alunos como orientação de carreira, visitas técnicas, workshops e vivências pessoais. Perspectiva Aprendizado e Crescimento

30 Ensinar com base em currículos flexíveis
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Projetar, desenvolver, testar e manter um sistema de ensino-aprendizagem ordenado e com adequado balanceamento entre as formas (conceitual, experimentação, modelagem, interatividade, transversalidade) e, uma organização curricular que possibilite diversos tipos de formação Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Promover gestão educacional dinâmica e flexível que reforce resultados no processo de aprendizagem Ensino Promover educação continuada Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Criar e manter flexibilidade curricular para possibilitar diversos tipos de formação, criando critérios para que a flexibilidade não resulte em desordem Ensinar com base em currículos flexíveis Perspectiva Aprendizado e Crescimento

31 Atrair e reter os melhores alunos do país
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Ensino Promover educação continuada Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Ensinar com base em currículos flexíveis Atrair e reter os melhores alunos do país Perspectiva Aprendizado e Crescimento Implementar mecanismos de atratividade, seleção e retenção dos melhores alunos que escolherem a formação em Engenharia.

32 POLI 2015 Perspectiva da Sociedade Gestão do conhecimento
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Perspectiva Aprendizado e Crescimento

33 Extensão POLI 2015 Perspectiva da Sociedade Gestão do conhecimento
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Extensão Perspectiva Aprendizado e Crescimento

34 Intensificar a prestação de serviços à comunidade
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Perspectiva Aprendizado e Crescimento Identificar, propor e Implementar benefícios direcionados a necessidades relevantes para a sociedade, desde projetos sociais a serviços de alta complexidade.

35 Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes Congregar e articular esforços de extensão em torno de temas que conduzam a resultados positivamente relevantes para a Sociedade, observando-se os critérios de ganho de valor social, otimização da relação benefício x custo e democratização do acesso a tecnologia Perspectiva Aprendizado e Crescimento

36 POLI 2015 Perspectiva da Sociedade Perspectiva de Processos Internos
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Perspectiva Aprendizado e Crescimento

37 Infra-Estrutura POLI 2015 Perspectiva da Sociedade Perspectiva
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Perspectiva Aprendizado e Crescimento Infra-Estrutura

38 Gerir a EP com ênfase em projetos e processos
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Implantar de maneira completa a gestão organizacional baseada em projetos e em modelo de processos de modo a privilegiar os fluxos de trabalho e não a estrutura departamental Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Infra-Estrutura Gerir a EP com ênfase em projetos e processos Perspectiva Aprendizado e Crescimento

39 POLI 2015 Infra-Estrutura Perspectiva da Sociedade Perspectiva
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Infra-Estrutura Perspectiva Aprendizado e Crescimento Gerir a EP com ênfase em projetos e processos

40 Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Investimento para manter atualizados toda a infraestrutura que inclui os sistemas de informação(TI), hardware, instalações prediais, salas de aula, centros de convivências e os laboratórios Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Infra-Estrutura Infra-Estrutura Perspectiva Aprendizado e Crescimento Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios

41 Cultura Promover cooperação entre colaboradores POLI 2015
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Integração dos colaboradores visando a sua cooperação mútua para efetivação da estratégia Perspectiva Aprendizado e Crescimento Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios Infra-estrutura Cultura Promover cooperação entre colaboradores

42 Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Estimular e prover meios para o engajamento dos funcionários e docentes com a visão do Poli 2015 e suas ações, promovendo a mudança de cultura para as novas metodologias de ensino, pesquisa e gestão Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Ensino Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Promover educação continuada Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Ensinar com base em currículos flexíveis Atrair e reter os melhores alunos do país Cultura Promover cooperação entre colaboradoresl Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia Perspectiva Aprendizado e Crescimento Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios Infra-estrutura Novas metodologias de Ensino, Pesquisa e Gestão

43 Competências POLI 2015 Perspectiva da Sociedade Perspectiva
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Perspectiva Aprendizado e Crescimento Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios Infra-estrutura Promover cooperação entre colaboradores Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia Novas metodologias de Ensino, Pesquisa e Gestão Cultura Competências

44 “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária.
`Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Estruturar meios para atrair e reter colaboradores talentosos que busquem o seu auto-desenvolvimento e o desenvolvimento da organização Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Competências Atrair e reter profissionais talentosos para a pesquisa, extensão e ensino Perspectiva Aprendizado e Crescimento Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios Infra-estrutura Promover cooperação entre colaboradores Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia Novas metodologias de Ensino, Pesquisa e Gestão Cultura

45 Desenvolver competências em professores e funcionários
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Liderança Gestão Profissional Visão Sistêmica Comunicação Relacionamento Gestão de Projetos Coach Criatividade Competências Desenvolver competências em professores e funcionários Atrair e reter profissionais talentosos para a pesquisa extensão e ensino Desenvolver as competências críticas de sucesso que criarão vantagens competitivas e viabilizar a implementação da estratégia Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Perspectiva Aprendizado e Crescimento Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios Infra-estrutura Promover cooperação entre colaboradores Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia Novas metodologias de Ensino, Pesquisa e Gestão Cultura

46 POLI 2015 Perspectiva da Sociedade Perspectiva de Processos Internos
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. `Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Perspectiva da Sociedade Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Ser reconhecida pelos Alunos como a melhor escola de Engenharia Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição gerada POLI 2015 Perspectiva de Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Ensino Ensinar com base em currículos flexíveis Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Perspectiva Aprendizado e Crescimento Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios Infra-estrutura Promover cooperação entre colaboradores Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia Novas metodologias de Ensino, Pesquisa e Gestão Cultura Competências Desenvolver competências em professores e funcionários Liderança Gestão Profissional Visão Sistêmica Comunicação Relacionamento Gestão de Projetos Coach Criatividade Atrair e reter profissionais talentosos para a pesquisa extensão e ensino


Carregar ppt "MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google