A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
“Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” Georges Bernanos

2 REUNIÃO DE PAIS 2015

3 ADAPTAÇÃO ESCOLAR... O início da vida escolar é um acontecimento significativo para toda a família, que terá dois grandes desafios pela frente: o ambiente desconhecido e a separação da mãe. Os pais podem e devem ajudar seus filhos neste momento tão importante.

4 A Educação Infantil é uma oportunidade que a criança tem de se desenvolver intelectual e emocionalmente, enfrentando as dificuldades sozinha, começando a lidar com outros adultos que não seus pais nem seus familiares. Por isso, ela deve sentir que o ambiente lhe oferece carinho, afeto e segurança, semelhante ao que sente em casa.

5 Não desista na primeira dificuldade
Não desista na primeira dificuldade. Muitos pais se sensibilizam com a resistência dos filhos à adaptação escolar e acabam retardando este momento. O ideal é que você esteja ao lado dele e converse muito. O que você deve ter em mente é que estará preparando seu filho para conviver em sociedade, aprendendo a compartilhar, a ter limites, além de aprender o que todos esperam: a ler e escrever não somente letras mas o MUNDO

6 Linha política-filosofia-metodológica do CApDHC
O CApDHC caracteriza-se como uma instituição de ensino experimental modelo, campo de demonstração, de estudos e pesquisas, visando a atingir padrão e excelência. Empregar-se-á uma metodologia que favoreça a construção do saber por cada aluno em especial, onde ele possa ter condições de construir, consolidar e aprofundar os conhecimentos necessários a sua formação acadêmica e consequentemente a sua inserção na vida competitiva da sociedade moderna. Como apoio metodológico utilizar-se-ão todos os recursos tecnológicos e didáticos disponíveis

7 Finalidade da proposta pedagógica
Favorecer ao desenvolvimento integral do aluno, proporcionando uma aprendizagem significativa próxima da realidade da criança.

8 PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Educação Infantil é oferecida a crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade, e tem por finalidade iniciá-las na ambientação física, social e escolar; aperfeiçoando seu desenvolvimento biopsicossocial e preparando-as para o ingresso no primeiro ano de escolaridade do Ensino Fundamental.

9 Objetivos da Educação Infantil
Construir a imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

10 Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e criança
Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e criança Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade; Conhecer algumas manifestações culturais; Saber situar-se no universo letrado, utilizando as diferentes linguagens de forma a compreender e ser compreendido; Referencial Curricular Nacional

11 PRESSUPOSTOS PARA A PRÁXIS EDUCAÇÃO INFANTIL
Brincar Conhecimento de mundo Conhecimento de si e do outro Resolução de problemas

12 MATERNAL II 2 / 3 ANOS Linguagem, socialização, brincadeiras, compartilhar e respeitar os amigos

13 MATERNAL III - 3 / 4 ANOS Conceitos básicos de esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação, aprimoramento da linguagem e socialização.

14 PRÉ-ESCOLAR I 4 / 5 ANOS LINGUAGEM MATEMÁTICA Comunicação
PSICOMOTRICIDADE LINGUAGEM Comunicação Ampliação do pensamento e vocabulário MATEMÁTICA Raciocínio lógico Problematizar

15 Coordenação motora escrita (letra script e cursiva)
PRÉ-ESCOLAR II 5 / 6 ANOS Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Universo Letrado: contato com diferentes linguagens de forma a compreender e ser compreendido Coordenação motora escrita (letra script e cursiva) Alfabeto Visamos também o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.

16 Proposta Pedagógica É tempo de explorar, descobrir o mundo...
Eixos do conhecimento Identidade e autonomia Linguagem oral e escrita Artes visuais Matemática e Natureza e Sociedade

17 Rotina Escolar Leitura do MIAP – Maiores informações no site da escola
Adaptação escolar Atividades da Educação Infantil; Horário de entrada 13h e saída 17h20m exceto 6ª feira Atendimento individual aos pais; Uso do uniforme completo; Material Escolar; Projeto Aniversário na Escola Evitar conversar com a professora no horário da entrada, procurar a coordenação para agendar atendimento;

18 Importância da carteirinha de identificação do aluno;
Identificação do lanche que irá para geladeira; Manter uma muda de roupa na mochila (fralda e lenço umedecido – para o Maternal) Dia do Brinquedo Agenda Escolar identificação do aluno, pessoas autorizadas a buscar o mesmo portando a carteira de identidade constando o registro na agenda, registro de medicamentos, registro quando a criança sair mais cedo atualização dos dados do aluno Início do material pedagógico - Após o carnaval Tarefa de casa (Maternal 3, Pré 1 e Pré 2) Cardápio do mês;

19 SUA PRESENÇA FEZ A DIFERENÇA EM NOSSA TARDE.
OBRIGADO!


Carregar ppt "Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google